
Entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, Florianópolis será sede do Encontro das Américas da Organização Internacional de Turismo Social (ISTO), promovido em parceria com o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc/SC) e com o apoio de instituições de ensino nacionais e internacionais.
O evento reunirá representantes do Turismo Social do Brasil e de diversos países das Américas, promovendo a troca de conhecimentos, o fortalecimento de alianças e a valorização de práticas turísticas responsáveis, inclusivas e sustentáveis.
A programação acontecerá no Hotel Sesc Cacupé e contará com tradução simultânea em português, espanhol, inglês e libras.
Como parte da programação, estão abertas as inscrições para submissão de resumos expandidos nas Sessões Temáticas (ST) do evento:
ST 1 – Ações que Inspiram, Impactam e Transformam: Apresentação de ações, projetos ou experiências profissionais relacionadas ao Turismo Social, desenvolvidas ou executadas pelos autores.
ST 2 – Pesquisa que Inspira, Impacta e Transforma: Apresentação de pesquisas sobre Turismo Social (em andamento ou concluídas), de qualquer nível de ensino – da graduação ao doutorado.
Prazo para submissão: até 12 de maio de 2025.
Normas principais:
- Idiomas aceitos: português, espanhol e inglês
- Cada resumo pode ter até 4 autores
- O autor principal pode submeter apenas um trabalho como principal, podendo ser coautor em outros
- É necessário enviar duas versões do resumo expandido:
- Versão sem autoria (em PDF), para avaliação em sistema blind review
- Versão com autoria (em Word), com dados dos autores no rodapé: titulação máxima e instituição, atuação profissional atual e instituição, e-mail de contato
O link para submissão estará disponível na landing page do evento, onde também é possível realizar a inscrição como participante. Esta é uma oportunidade para divulgar experiências, compartilhar pesquisas e contribuir com o fortalecimento do Turismo Social nas Américas.
O que é a ISTO?
A Organização Internacional de Turismo Social (ISTO) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1963, em Bruxelas (Bélgica), que reúne atores do turismo social, solidário e sustentável em todo o mundo. Sua missão é promover iniciativas que garantam o acesso ao turismo para todos, respeitando princípios de inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.
Com a realização do Encontro das Américas em Florianópolis, o Sesc Santa Catarina reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo social e convida todos os interessados a se inscreverem e participarem deste importante evento internacional.
Turismo Social no Sesc
Pioneiro e protagonista em Turismo Social no Brasil, o Sesc oferece passeios e viagens a preços acessíveis, ampliando as possibilidades de lazer e contribuindo para o desenvolvimento econômico de várias localidades.
Do turismo ecológico ao turismo cultural, do ambiente rural às praias, há diversas opções que valorizam as tradições e culturas locais. Os diferenciais do Turismo no Sesc estão na vertente educativa das ações, na qualidade dos serviços e no compromisso com a inclusão social.
Dessa forma, a instituição proporciona experiências enriquecedoras aos viajantes, beneficia as comunidades locais e promove a valorização da cultura e do meio ambiente.
O conceito de turismo responsável permeia todas as iniciativas do Sesc, abrangendo o desenvolvimento sustentável e a solidariedade, tanto para aqueles que viajam quanto para as comunidades que os recebem.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários