Todo dia 29 tem Nhoque da SORTE no Sesc


24/10/2018 - Atualizado em 26/10/2018 - 509 visualizações

Conta a lenda que, para ter a sorte ao seu lado, é preciso comer nhoque todo dia 29. Para celebrar esta tradição italiana e atrair prosperidade, nesta data o Sesc oferece o prato em seus restaurantes no Estado, variando os formatos de preparação a cada mês.

Na próxima segunda-feira (29/10), o público poderá saborear um delicioso Nhoque com ragu de linguiça. Nos próximos meses serão servidos Nhoque ao molho de espinafre (novembro) e aos quatro queijos (dezembro).

Deu água na boca, né!
Então coloque na agenda e venha experimentar essas delícias.

CLIQUE AQUI para acessar as informações sobre nossos Restaurantes em Santa Catarina.

Dia Mundial do Nhoque:

Conta a história que em um dia 29 de dezembro do séc. IV São Pantaleão vagava por um vilarejo da Itália. Faminto e vestido como um andarilho, o santo teria batido na porta de uma das casas do local em busca de comida. Apesar de possuir pouca comida, a família que atendeu o santo permitiu sua entrada e dividiu sua refeição com ele.

Cada pessoa da mesa teve direito a apenas sete massas de nhoque. Após comer, São Pantaleão agradeceu os anfitriões e se despediu. Ao recolherem os pratos, os donos da casa se surpreenderam ao encontrar moedas de ouro em baixo de cada um deles.

Derivado da palavra italiana gnocchi, o nhoque (ou inhoque, em algumas grafias) é um dos pratos italianos mais conhecidos do mundo. Feito de batata ou farinha de trigo, a massa se tornou um grande sucesso também no Brasil.

A tradição de degustar o prato todos os dias 29 do mês tem origem incerta no país. Mistério a parte, o nhoque é considerado por alguns historiados como o prato mais antigo da Itália. Conta-se que os antigos romanos já saboreavam a massa desde o séc. X antes de Cristo.

Primeiramente conhecido como macarrão, ganharia a alcunha de “gnocchi” na Idade Média. Tradicionalmente preparado no norte da Itália, o prato ganhou fãs em todo o país e se alastrou para todo o mundo. Com a imigração italiana no início do século XIX, o nhoque tornou-se ainda mais conhecido e acumulou adeptos ao redor do globo.

Aprenda a fazer um delicioso Nhoque com ragu de linguiça

INGREDIENTES

NHOQUE

1,5kg de batatas médias
120g de farinha de trigo
2 gemas
50g de queijo parmesão ralado
Noz moscada a gosto
Sal a gosto

MOLHO

1kg de linguiça suína fresca
500g de tomate batido inteiro no liquidificador
4 dentes de alho picado
150g de cebola picada em cubinhos
150g de cenoura cortada em cubinhos
10ml de vinho tinto seco
O quanto baste de ramos de alecrim e tomilho fresco
O quanto baste de de salsinha picada

MODO DE PREPARO

NHOQUE

- Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra bem, descasque-as e passe pelo espremedor, ainda quentes. Deixe esfriar completamente.

- Depois de frio, acrescente as gemas e a farinha aos poucos. Coloque os temperos. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm. Leve ao fogo em uma panela com água fervente temperada com sal. Coloque os nhoques aos poucos na água até eles começarem a subir. Retire os já cozidos. Coloque-os em um refratário e reserve.

MOLHO

- Doure o alho, a cenoura e a cebola no azeite. Adicione a carne moída e refogue até que fique bem soltinha. Acrescente o vinho tinto, o extrato de tomate, o molho e o louro. Tempere com sal. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até que o molho encorpe. Acerte a acidez com uma pitada de açúcar. Sirva o nhoque com o molho e finalize com folhas de manjericão e parmesão ralado.

*Receita compartilhada pela equipe de Saúde / Nutrição do Sesc-SC



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .