O Sesc Santa Catarina é parceiro do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Instituição sediou e colaborou para o treinamento de pesquisadores catarinenses, realizado entre os dias 11 a 15 de março, nas Unidades Palhoça e Prainha, em Florianópolis.
Além de conteúdos teóricos, os 21 pesquisadores treinaram na prática as técnicas utilizadas para medir o peso e a altura, com as avaliações antropométricas de 150 alunos da Escola Sesc, entre 4 meses a 5 anos de idade. Nadya Santos, Líder de projeto do Enani, enaltece a importância da parceria com o Sesc e explica que com os dados coletados, a equipe fará o diagnóstico nutricional das crianças e devolverá os resultados ao Sesc e às famílias.
Após as capacitações, os pesquisadores estão aptos para ir a campo, apresentar a pesquisa aos domicílios, manipular os equipamentos, utilizar os aplicativos do questionário, realizar a entrevista completa, marcar uma segunda visita para a coleta de sangue e auxiliar o técnico do laboratório para esta coleta. A coleta de dados para o Enani é realizada sob a coordenação da Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica (Science), integrada por coordenadores aposentados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PESQUISA INÉDITA
O Enani é uma pesquisa científica inédita no Brasil para avaliar crianças menores de cinco anos quanto as práticas de aleitamento materno, de consumo alimentar, do estado nutricional, e as deficiências de micronutrientes. A partir dessa semana, serão visitados os domicílios de famílias de todas as classes sociais, em todas as regiões do Brasil, incluindo as zonas rural e urbana. A coleta de dados da pesquisa vai até dezembro, com a divulgação dos resultados a partir de fevereiro de 2020.
O objetivo é coletar informações de cerca de 15 mil domicílios, o que pode significar obter informações de até 17 mil crianças menores de cinco anos de idade. Os resultados do “censo de nutrição infantil” permitirão ao Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Alimentação e Nutrição, traçar o perfil nutricional das crianças brasileiras e formular políticas públicas baseadas em evidências para a faixa etária abaixo de cinco anos.
Em Santa Catarina a pesquisa será aplicada em Florianópolis, Palhoça, São José, Criciúma, Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau, nos meses de abril e maio. As famílias atendidas poderão ter acesso às conclusões do estudo referentes ao exame de sangue e ao estado nutricional de antropometria pelo correio ou pela internet. Se houver algum problema relevante, a criança será encaminhada a uma unidade básica de saúde.
CLIQUE AQUI para mais informações.
Sesc/SC colabora com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani)
18/03/2019 - Atualizado em 19/03/2019 - 671 visualizações
0 Comentários