No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, o assunto está em evidência. A data, celebrada em 8 de agosto, foi criada para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13,3% da população está com o colesterol elevado. Santa Catarina está em quarto lugar, com um percentual acima da média nacional, que aponta essa situação presente em 12,5% dos brasileiros.
O colesterol é produzido pelo nosso organismo e desempenha funções essenciais como a produção de hormônio. Porém, se estiver em desequilíbrio, pode criar um acúmulo de placas de gorduras nas artérias impedindo a passagem do sangue e podendo causar problemas cardíacos, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Em adultos, geralmente o excesso de colesterol no sangue está associado à obesidade, alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Além desses fatores, a hereditariedade também pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas de hábitos saudáveis, como confirma o Ministério da Saúde. Como os sintomas deste desequilíbrio são muito discretos e muitas vezes inexistentes, a única maneira de sabermos se o nível de nosso colesterol está adequado é por meio de exames/testes.
O Sesc em Santa Catarina desenvolve o projeto Sesc Saúde, que objetiva a promoção da saúde por meio de ações educativas e da realização de serviços. Entre as ações, estão encontros que oferecem testes/exames de colesterol, triglicerídeos e glicemia, aferição da pressão arterial, medidas antropométricas (peso, altura, cálculo do IMC), teste de acuidade visual, massoterapia, degustações orientadas de receitas saudáveis, entre outros serviços. Este projeto é gratuito e aberto a toda população. Para saber mais sobre as ações e serviços de saúde oferecidos no Sesc mais próximo de você, acesse https://www.sescsc.com.br/site/agenda/sesc-saude.
No Sesc Prainha, em Florianópolis, os encontros acontecem sempre na última segunda-feira do mês das 9h às 13h, com entrega de senhas até às 12h45. Não há necessidade de inscrição, e as senhas são distribuídas por ordem de chegada. Sempre abrimos o evento com uma Roda de Conversa abordando temas de promoção à saúde como: cuidados com nossa saúde, bem estar, alimentação, câncer de mama, sexualidade, saúde mental entre outros. Em seguida, iniciamos os serviços e orientações individuais, que mudam de acordo com a programação.
Os participantes, que variam de 60 a 100 pessoas por evento, recebem uma caderneta onde são registrados todos os resultados dos serviços oferecidos além dos mesmos ficarem disponíveis no site do Sesc para consulta.
Conhecer nosso estado de saúde é fundamental para criarmos uma rotina personalizada que atenda as nossas necessidades.
Por Juliana do Santos, Técnica de Atividades - Educação em Saúde, do Sesc Prainha, em Florianópolis.
Sesc Saúde - Dia Nacional de Combate ao Colesterol
16/08/2019 - Atualizado em 16/08/2019 - 505 visualizações
0 Comentários