Com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde sexual e reprodutiva, com ênfase na prevenção das ISTs e HIV entre jovens estudantes, o Sesc Santa Catarina realiza o projeto “Multiplicadores de Saúde”. A ação integra o Programa de Promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva do Departamento Nacional do Sesc e fomenta a participação e o protagonismo dos adolescentes.
O projeto ocorre por meio de uma formação com carga horária de 20 horas dentro da metodologia de Educação entre Pares. Como o próprio nome já sugere, educação entre pares é um processo de ensino e aprendizagem em que adolescentes atuam como facilitadores de ações e atividades com e para outros jovens, ou seja, os pares. Esse termo veio do inglês peer educator e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte.
Em 2018 foi lançado em Florianópolis como piloto e, neste ano, o projeto é realizado em escolas de seis municípios, ampliando as ações também para Brusque, Criciúma, Itajaí, Laguna e Tubarão. Nos meses de agosto, setembro e outubro, ocorreram os encontros da formação de multiplicadores de saúde. Em cada escola, formou-se um grupo interessado pelo projeto, totalizando 62 adolescentes participantes, do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, de seis escolas públicas.
As atividades foram ministradas pela equipe de Saúde do Sesc e por profissionais especialistas da área, através de roda de conversa, vídeo debate, jogos e dinâmicas. Foram abordados conteúdos sobre promoção à saúde, sexualidade, puberdade, métodos contraceptivos e prevenção as Ists/Aids, além de questões ligadas ao respeito à diversidade.
Entre os meses de outubro e novembro, estes jovens tornam-se protagonistas do processo e iniciam as ações de multiplicação, disseminando as informações aprendidas entre seus pares, incentivado a prevenção de doenças e quebra de tabus. Assim, alcançando um número maior de jovens conscientes, informados e conectados com a saúde sexual e valorização de seus direitos.
Os dados registrados sobre as infeções pelo HIV (vírus da Aids) em Santa Catarina são preocupantes. Com isso, justifica-se que o Sesc amplie e reforce as medidas de prevenção através do acesso a informação sobre esta temática através de projetos como este.
Segundo informações da Diretoria da Vigilância Epidemiológica (DIVE), no Estado de Santa Catarina a maioria das infecções acomete jovens entre 20 a 34 anos (54,5% dos casos). Somente em 2018, Santa Catarina registrou 747 novos casos de HIV.
Em 2017, foram registrados 483 óbitos no Estado em decorrência de Aids. A taxa de mortalidade é 7,2 óbitos/100 mil habitantes, ainda superior à média nacional (5,6 óbitos/100 mil habitantes).
Em resumo, o panorama do Estado de Santa Catarina em relação as infecções por HIV é crítico e coloca o estado como o segundo maior do Brasil em número de infecções por 100.000 habitantes. As relações sexuais, sejam heterossexuais ou homossexuais, são majoritariamente a forma mais comum de transmissão pelo HIV.
Como estratégia para acelerar os esforços locais para alcançar o fim da epidemia de AIDS até 2030, o governo de Santa Catarina e os 12 municípios que fazem parte da Cooperação Interfederativa para resposta à situação do HIV/AIDS assinaram a Declaração de Paris, em junho de 2018.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em contribuição com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a atuação do projeto Multiplicadores de Saúde visa contribuir para alcance das metas do ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades:
3.3 Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis
3.7 Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais.
+ https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
Colaboração: Cristiani Jacobus Vieira, analista de Programação Social - Assistência Sesc-SC
Sesc prepara jovens estudantes para serem multiplicadores de saúde
07/11/2019 - Atualizado em 07/11/2019 - 685 visualizações
0 Comentários