Nhoque da Fortuna traz molho de ragú de linguiça Blumenau no Sesc-SC

Hotéis em Blumenau, Florianópolis, Lages e Sesc Brusque oferecem o prato


26/09/2024 - Atualizado em 26/09/2024 - 352 visualizações

Nhoque da Fortuna estará no cardápio no próximo domingo, 29/09

No próximo domingo, 29 de outubro, é dia de Nhoque da Fortuna no Sesc-SC. Nesta edição, o molho será de ragú de linguiça Blumenau e estará disponível nos cardápios dos restaurantes do Hotel Sesc Blumenau, Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis), Pousada Rural Sesc Lages e Sesc Brusque. Será mais uma oportunidade para seguir a tradição e saborear um prato delicioso.

O projeto Nhoque da Fortuna apresenta uma receita diferente a cada mês nos Restaurantes do Sesc. Os pratos são preparados com ingredientes frescos e supervisionados pela equipe de nutricionistas do Sesc-SC, proporcionando uma excelente oportunidade para todos, independentemente de acreditarem ou não na tradição, saborearem o prato. Acesse o botão abaixo para saber mais sobre os restaurantes do Sesc-SC.

Em setembro, o molho de ragú com linguiça Blumenau traz uma receita rica em tradição e sabor. Conheça um pouco mais sobre a história deste ingrediente e da receita do molho.

Linguiça Blumenau: uma tradição alemã não de Blumenau

A afirmação “a linguiça Blumenau não é de Blumenau” contém uma meia verdade. O embutido é produzido em Pomerode, que, desde 1959, não é mais um distrito de Blumenau, mas a fama permaneceu com a “irmã mais velha”. Sua produção remonta a mais de 100 anos, iniciando no final do século 19, quando imigrantes alemães se estabeleceram no Vale do Itajaí e adaptaram receitas de sua região de origem, a Pomerânia.

O nome se popularizou devido aos turistas que visitavam Blumenau e levavam a linguiça para cidades como São Paulo e Curitiba. Registros da década de 1970 já fazem menção à linguiça como “linguiça Blumenau”.

A linguiça Blumenau é do tipo pura: feita com paleta e pernil suínos moídos e 28% de gordura, proveniente do toucinho lombar. Seus temperos incluem apenas pimenta branca, alho e sal, utilizando tripa suína. O embutido é defumado com serragem e brasa a uma temperatura máxima de 50 graus Celsius, durante 36 horas.

Em 6 de fevereiro de 2024, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a linguiça de carne suína pura e defumada de Blumenau como a mais nova Indicação Geográfica brasileira. Com isso, o Brasil atinge a marca de 121 IGs registradas, sendo 86 Indicações de Procedência e 35 Denominações de Origem. A produção da linguiça abrange 16 municípios catarinenses do Vale do Itajaí e do Alto Vale do Itajaí, fazendo com que Santa Catarina alcance 8 IGs concedidas pelo INPI.

De acordo com a documentação apresentada pelos produtores ao INPI, o nome geográfico Blumenau passou a identificar um produto cuja origem e características estão diretamente ligadas ao processo de colonização alemã na região, resultado da adaptação de saberes trazidos pelos imigrantes, tornando-se autêntico, emblemático e típico da localidade. A linguiça Blumenau se junta a outras sete Indicações Geográficas reconhecidas no estado, fortalecendo os pequenos produtores. Além da nova IG, Santa Catarina já havia conquistado reconhecimento para o Vale da Uva Goethe, a Banana de Corupá, o Queijo Artesanal Serrano de Campos de Cima da Serra, o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense e os Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

Nhoque da Fortuna no Sesc

A lenda diz que, para ter um mês repleto de fortuna e sorte, é necessário comer sete unidades de nhoque no dia 29, colocando algum dinheiro embaixo do prato. A tradição também sugere que se deve comer cada nhoque separadamente e fazer pedidos enquanto se mastiga.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .