Janeiro Branco: Mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional


04/01/2022 - Atualizado em 14/03/2022 - 1296 visualizações

A 9ª edição da Campanha Janeiro Branco faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede Saúde Mental. Estudos recentes, produzidos por diferentes tipos de instituições sociais em vários países do mundo, chamam a atenção para o importante desafio que a humanidade não pode mais desprezar: é urgente a criação de uma cultura da Saúde Mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participam.

A campanha foi criada em 2014, em Minas Gerais, pelo psicólogo Leonardo Abrahão e ganhou a adesão de instituições e da sociedade brasileira, neste movimento que busca incentivar as pessoas a mudarem suas vidas com equilíbrio e buscarem o que as faz felizes. Janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções para o ano.

É um período de recomeço, muitos planos e reflexões sobre os desafios e mudanças no estilo de vida. É também o momento em que pode aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou anseio de mudanças. Ou seja, uma boa hora para começar a cuidar da mente e do seu bem-estar, buscar as ferramentas para isso, e ajuda profissional, se necessário.

A cor branca representa um quadro ou página em branco. Significa o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história, um novo começo. A campanha aproveita essas simbologias para incentivar as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem em sua Saúde Mental e Emocional e daqueles que estão ao seu redor.

Com a pandemia, antigas necessidades da Saúde Mental viraram ‘emergências públicas’

Estudos e pesquisas sobre os efeitos colaterais da pandemia de Covid-19 multiplicam-se em toda parte do mundo e suas conclusões revelam um dos mais importantes desafios para a atual humanidade: cidadãos comuns, autoridades e instituições sociais devem desenvolver estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e promover a Saúde Mental das pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia.

Outro estudo, desenvolvido pelo Instituto Ipsos e encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, concluiu que 53% dos brasileiros achavam que sua Saúde Mental “tinha piorado bastante no último ano”.

Em um recente estudo realizado pela Fiocruz e outras seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e de nervosismo. Em relação às faixas etárias iniciais da vida, uma pesquisa conduzida pelo UNICEF/Gallup mostrou que 22% dos adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou têm pouco interesse em ‘fazer coisas’. 

O Sesc Santa Catarina apoia o Janeiro Branco

A saúde e do bem-estar dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes é uma prioridade no Sesc. Para continuar cuidando dos catarinenses durante a pandemia de Covid-19, a Instituição adequou a rotina das Unidades, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde, com protocolos bem definidos e seguidos à risca.

No projeto "Cuidado Terapêutico" a Instituição oferece atendimento psicológico de forma on-line e presencial, em um consultório privativo, confortável e aconchegante. O atendimento pode ser individual ou coletivo, como em casos de terapia familiar, terapia de casais, pais e filhos (que são intercaladas com sessões individuais). O processo terapêutico permite transformações profundas, contribuindo para que o paciente possa lidar melhor com situações diversas.

A massoterapia é outro serviço oferecido que beneficia o corpo e mente, ajudando no controle do estresse, das tensões, da irritabilidade e ansiedade, alívio das dores musculares e fortalecimento do sistema imunológico. Contribui também para a eliminação de resíduos metabólicos no corpo, promovendo assim o bem-estar e a qualidade de vida.

Além de outros serviços de Saúde, como acupuntura, nutrição clínica, odontologia, com valores acessíveis, aliado à excelência na prestação de serviços e segurança.

Uma ótima oportunidade para incluir mais qualidade de vida e bem-estar no seu dia a dia em 2021! A Instituição também promove atividades físicas, atividades de lazer, recreação, socialização, cursos, entre outras ações voltadas ao desenvolvimento e qualidade de vida. Clique aqui para buscar nossos serviços!

Como manter a saúde mental?

Não se isole ao enfrentar um desafio ou problema;

Reforce seus laços familiares e de amizade – estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!

Diversifique os seus interesses – que tal uma nova rotina em 2022?

Mais informações sobre a Campanha Janeiro Branco:



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .