Alerta e conscientização: quando você se vacina ajuda a proteger todos à sua volta


31/10/2019 - Atualizado em 31/10/2019 - 764 visualizações

Em função do surto de sarampo que atinge 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina, o Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios realiza campanha nacional de vacinação contra a doença, com aplicação nos postos de saúde. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), o Estado registra desde julho 42 casos distribuídos geograficamente nos municípios de Florianópolis (23), Joinville (4), Barra velha (3), Palhoça (3), São Jose (2), Guaramirim (1), Balneário Camboriú (1), Schroeder (1), Guabiruba, (1), São João Batista (1), Imbituba (1) e Concórdia (1).

CLIQUE AQUI para informações sobre a vacinação em Santa Catarina.

Sesc realiza campanha de conscientização

O Sesc apoia e conscientiza sobre a importância da vacinação com a campanha "Eu tô vacinado. Você tá vacinado. Todo mundo vacinado", promovida pelo Departamento Nacional da Instituição. O objetivo é disseminar a necessidade da vacinação entre os frequentadores das Unidades em todo o país, alunos das Escolas Sesc e público das redes sociais. As peças de conscientização abordam dois pontos: a necessidade de todos se vacinarem para garantia da saúde, tendo em vista que as vacinas salvaram dezenas de milhões de vidas no último século; e o controle das doenças. No último século, a imunização ajudou a reduzir drasticamente o impacto de doenças.

A vacinação é a melhor maneira de ajudar a diminuir a circulação de doenças. Vai além de um ato individual de proteção, pois também atua no coletivo. Quando um número representativo de pessoas é imunizada, obtém-se o chamado efeito rebanho, ou imunidade coletiva. Representa que as doenças não podem se espalhar facilmente de pessoa para pessoa porque a maioria está imune. Isso proporciona uma camada de proteção, mesmo para aqueles que não podem ser vacinados.

No entanto, movimentos de resistência às vacinas vêm crescendo nos últimos tempos. Além das correntes antivacinação, a difusão de informações controversas na internet tem resultado no aumento da desconfiança de parcela do público em se submeter à vacinação. O resultado é o ressurgimento de doenças já controladas, como o sarampo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a questão tão preocupante que a listou como uma das dez maiores ameaças à saúde global em 2019.


Todo mundo vacinado!

A vacinação é a melhor maneira de se proteger e diminuir a circulação de doenças. Quando você se vacina, ajuda a proteger seus familiares, vizinhos, amigos e todos a sua volta. Procure uma unidade de saúde e mantenha a caderneta de vacinação atualizada. ⠀ Eu to vacinado. Você tá vacinado. Todo mundo vacinado!

Publicado por Sesc em Santa Catarina em Quarta-feira, 4 de setembro de 2019


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .