Educação entre pares: Sesc prepara jovens estudantes de Florianópolis para serem multiplicadores de saúde


05/09/2018 - Atualizado em 05/09/2018 - 635 visualizações

Os dados são alarmantes. O número de casos de infeções pelo HIV, o vírus da Aids, especialmente entre jovens e adultos só cresce em Santa Catarina. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), desde 2014, quando a notificação passou a ser obrigatória, o número de casos entre pessoas de 20 a 34 anos saltou de 757 para 1.051, em 2015, e para 1.080, em 2016. Em Florianópolis o número dobrou em dois anos, de 284 novos casos registrados em 2014 passou para 517 em 2016.

Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da epidemia de HIV entre os jovens, o Sesc em Santa Catarina deu a largada para um projeto inovador: o “Multiplicadores de Saúde – Educação entre Pares”. A ação integra o Programa de Promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva do Departamento Nacional do Sesc e fomenta a participação e o protagonismo dos adolescentes. Como o próprio nome já sugere, educação entre pares é um processo de ensino e aprendizagem em que adolescentes atuam como facilitadores de ações e atividades com e para outros jovens, ou seja, os pares. Esse termo veio do inglês peer educator e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte.

O projeto iniciou em Florianópolis, como piloto, e conta com a participação de nove adolescentes entre 13 e 16 anos que querem ajudar a transformar essa realidade. Eles são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação (IEE) e se interessaram pela proposta do Sesc, durante apresentação na Escola. Nas entrevistas de seleção, acompanhados pelos pais ou responsáveis, manifestaram a vontade de ajudar os amigos e conhecidos, de incentivá-los a prevenir doenças, de mudar o pensamento e o futuro das pessoas, de ver o mundo melhor, e também de quebrar tabus.

“Acreditamos que o adolescente aprende mais com outro adolescente. Em todo o Brasil, já são diversas as iniciativas que abrem espaço para que suas vozes ecoem. Com este projeto, estabelecemos novos parâmetros para a formação destes jovens, no campo da sexualidade e da prevenção, ampliando o debate sobre promoção da saúde, gênero, diversidade sexual, entre outros temas, por meio de ações integradas entre os setores saúde e educação”, declara a gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina, Jéssica da Luz Pereira Pucci.

Os encontros dos grupos acontecem nas tardes de terça-feira, no Sesc Prainha e são ministrados pela equipe de Saúde do Sesc e por profissionais especialistas da área, como a professora Graziela Raupp Pereira, PhD em Educação, com doutorado e dois pós-doutorados na área, e o presidente do Grupos de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA), Alexandre Cunha dos Santos. Entre os assuntos tratados estão anatomia dos órgãos sexuais e seu processo de desenvolvimento em conjunto com os aspectos fisiológicos (endócrinos), focando no que seria normal e alterações; Questões patológicas em função de situações de risco para as ISTs; temas da prevenção combinada; Sexualidade e HIV-AIDS; além de questões ligadas a valores, ao respeito à diversidade e aos diferentes tipos de família.

Para a professora Graziela, a grande dificuldade da inserção da educação sexual nas instituições de ensino está relacionada a falta de esclarecimento e informações do que é sexo e o que é sexualidade. “A família deveria ser a primeira educadora sexual de uma criança, mas acaba não cumprindo esse papel e delegando à escola, que por sua vez não tem gestores, professores e comunidade educativa preparada para atuar com o tema. Então formar jovens multiplicadores de seus pares é um dos melhores caminhos. Os adolescentes que estão aqui fazem a diferença e vão fazer ainda mais com seus colegas”..

Ser curioso, saber ouvir, saber conviver com as diferenças, trabalhar em grupo, ter criatividade, entusiasmo e comprometimentos são alguns dos pré-requisitos para ser um bom Multiplicador. Confira abaixo aluns depoimentos dos participantes.


Larissa Cardozo
14 anos

Larissa está animada com a atividade, pois considera diferente da escola. “Estou aprendendo muito aqui, de forma descontraída, divertida, e junto com os meus amigos”, conta..

Cauã W. Rodrigues
15 anos

O aluno considera este um tema urgente e está preparado para ser um multiplicador. “Sou participativo e extrovertido o que vai facilitar a comunicação na hora de repassar os conhecimentos que estou adquirindo”.

Thiago de Moraes
16 anos 

O Thiago está superando sua timidez para encarar esse desafio. “Tirei muitas dúvidas que tinha até agora, que acredito que meus colegas também tenham”, conta. 

Multiplicadores de Saúde

O projeto Multiplicadores de Saúde prevê cinco encontros de quatro horas com um grupo. A primeira etapa do projeto acontece até 18 de setembro. Após, os alunos participantes realizarão ações de multiplicação com os colegas do 8º ano do IEE, usando recursos criativos. A partir deste momento eles estarão formados como “Multiplicadores de Saúde” e preparados para esta grande missão de disseminar os conhecimentos entre seus pares. Em 2019, o Sesc realizará o projeto em sete cidades: Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Laguna e Tubarão.


Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

Encontro do grupo Multiplicadores de Saúde

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