Dica de outono: Pinhão, quando e quanto consumir?


24/05/2019 - Atualizado em 22/11/2021 - 4385 visualizações

Pinhão é uma semente comestível, oriunda da araucária, árvore símbolo da região Sul do país e utilizada na culinária dos mais variados pratos. Além do sabor agradável, essa semente é uma boa fonte de minerais como o zinco, nos dando energia e disposição, quercetina, um flavonoide fantástico na prevenção de doenças cardiovasculares, fibras, que contribuem para nossa saciedade, saúde gástrica e intestinal. Portanto, ele pode ser utilizado em combinação com saladas cruas, vegetais cozidos, como prato principal ou acompanhamento, recheio de pastéis e panquecas, ou compor uma refeição sozinho.

Mas comer pinhão engorda? Como todo alimento, quando consumido em demasia pode interferir nos resultados almejados, quando este envolve perda de peso. Variedade alimentar e planejamento compõem o caminho do sucesso de qualquer intervenção dietética.

Uma porção média de pinhão para se consumir em lanches, refeições pré ou pós treinos seriam em torno de 15 unidades (75 gramas). É essencial a busca por auxílio de um profissional qualificado, para que assim cada caso possa ser tratado com suas devidas particularidades. Cada ser é único e suas orientações nutricionais devem ser individualizadas. Procure um nutricionista!

Por Emeline Abreu, Nutricionista (CRN 10 4569), Sesc Estreito, Florianópolis.

Nutrição Clínica no Sesc 

A Nutrição Clínica é oferecida nas Unidades Sesc Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis (Estreito, Prainha e Ingleses), Joinville, São Miguel do Oeste e Tubarão, contribuindo com a qualidade vida e incentivando a alimentação saudável. Através de consultas e avaliações individuais, orienta os clientes sobre a importância da alimentação para a promoção, manutenção e a recuperação da saúde e do bem-estar físico e mental.

Nas consultas são realizadas medições, entrevistas, orientações, prescrições, solicitação de exames, indicação de dietas, exercícios físicos e descanso, relaxamento, controle do estresse e conscientização sobre o equilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético.

Os principais tratamentos oferecidos são relacionados a educação alimentar, desnutrição, obesidade, alimentação de gestantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, alimentação para esportistas, intolerâncias e alergias, auxiliar no tratamento de doenças crônicas como pressão alta, colesterol e diabetes.

As consultas têm duração de:

Consulta inicial: 55 minutos
Demais consultas: 30 minutos



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .