Dentes sensíveis: dentista do Sesc explica o que fazer


25/09/2017 - Atualizado em 11/10/2017 - 737 visualizações

Muitas pessoas sentem desconforto nos dentes quando ingerem algo muito gelado, muito quente, ou muito azedo, por exemplo. É a chamada hipersensibilidade dentinária, uma condição que afeta a dentina – camada mais interna dos dentes.

No artigo a seguir, a cirurgiã dentista Cristiane Maioli Lanziotti Puhl, do Sesc em Concórdia, explica melhor o que causa e como tratar o problema.

Você já notou essa sensibilidade nos dentes? Procure nossa equipe. Informe-se no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc mais próximo sobre as possibilidades e marque a sua consulta em nossas clínicas. Mais informações clique aqui.

Hipersensibilidade dentinária: como cuidar dos dentes sensíveis?

A hipersensibilidade dentinária ou sensibilidade dental ocorre quando a dentina fica exposta a estímulos na cavidade bucal. Estes estímulos podem ser de frio, calor, substâncias ácidas, escovação, uso do fio dental ou até mesmo da mastigação. O diagnóstico da sensibilidade é feito com o auxílio da percepção do paciente em relação à dor que ele sente e também através do exame clínico feito pelo cirugião-dentista.

A exposição da dentina ocorre com o passar do tempo, devido a problemas como desgaste do esmalte pela escovação com muita força ou retração gengival. A dor típica da hipersensibilidade é curta e aguda (fisgada) e dura o tempo de aplicação do estímulo (ex: bebidas quentes e geladas, alimentos doces e azedos, ar frio).

O tratamento da hipersensibilidade é realizado após o exame clínico minucioso, para descartar outras fontes de dor, como fraturas dentais, cáries, restaurações defeituosas, trauma oclusal e patologias pulpares. O tratamento se estabelece de acordo com a gravidade do problema e pode ser realizado no consultório com aplicação de substâncias dessensibilizantes ou restaurações, e em casa pelo paciente com o uso de cremes dentais para dentes sensíveis. Nos casos muito severos pode haver necessidade de tratamento de canal.

O paciente, ao receber o diagnóstico de hipersensibilidade dentinária, deve fazer algumas mudanças na sua rotina de higiene bucal e hábitos de alimentação para evitar o agravamento do problema. Controlar a quantidade de ácidos ingeridos, assim como o intervalo entre a alimentação e a escovação previne e evita o aumento do problema. As bebidas ácidas (sucos cítricos, vinhos) são capazes de gerar e piorar os quadros de sensibilidade.

A melhor maneira de prevenir e tratar a sensibilidade dental é visitando seu dentista regularmente e na ocorrência de algum sintoma.

Cristiane Maioli Lanziotti Puhl, cirurgiã-dentista do Sesc em Concórdia




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .