Curiosidades sobre a Grécia para entrar em clima de Sabores do Brasil


25/01/2019 - Atualizado em 25/01/2019 - 4069 visualizações

A Culinária Grega é a homenageada na primeira edição do Sabores do Brasil em 2019, dia 27/01. O festival traz um cardápio internacional sempre no último do mês nos Restaurantes do Sesc em Santa Catarina, para celebrar a miscigenação da gastronomia brasileira.

Os pratos gregos utilizam muitos ingredientes frescos do Mediterrâneo e são famosos por seu preparo à base de legumes, verduras, grãos e bastante azeite. Um dos mais clássicos é a Moussaka, a base de berinjela e carne, que você poderá conhecer nos Restaurantes do Sesc (confira as unidades participantes).

A posição geográfica e sua rica cultura influenciam as características da culinária grega. O que mais você conhece sobre esse impressionante país?

Reunimos a seguir 11 fatos marcantes sobre a Grécia, para você entrar no clima do festival Sabores do Brasil. 

  1. A Grécia é conhecida desde a antiguidade como Hellas. O nome oficial do país é República Helênica.
  2. Com 11 milhões de habitantes, o país possui praticamente a mesma população da cidade de São Paulo.
  3. O litoral grego é pontilhado de ilhas. São cerca de 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico, sendo que apenas 227 são habitadas.
  4. A capital e maior cidade da Grécia é Atenas (Athína, em grego). Fundada há mais de 6 mil anos, é uma das poucas cidades antigas do mundo ainda habitadas.
  5. A Grécia é o maior consumidor per capita de azeite do mundo. Enquanto italianos e espanhóis consomem 16 quilos anuais, os gregos consomem 21 quilos.
  6. Antes das refeições ou para acompanhar bebidas, os gregos costumam consumir os mezédes, antepastos de patê de berinjela ou queijo picante, ou molho à base de iogurte e pepino etc.
  7. O pão é considerado para os gregos como um dom de Deus. Passeando por lá você poderá encontrar pessoas mais velhas fazendo uma cruz antes de cortar para benzê-lo.
  8. O grego influenciou o latim mais ou menos como hoje em dia o inglês tem influenciado o português. O grego era uma língua possuidora de notável literatura, e assim os escritores latinos foram buscar lá inúmeras palavras. Ainda hoje a ciência internacional cria termos utilizando elementos gregos, como telefone, telegrafia, elétron, etc.
  9. Muitas palavras utilizadas na medicina têm origem grega, como: alergia, anatomia, bronquite, hipoglicemia, cirurgião, crônico, asma.
  10. Maçãs para o seu grande amor: Na Grécia Antiga, jogar maçãs nas pessoas era uma maneira de declarar seu amor. Se o outro apanhasse a fruta, significava que estava aceitando o galanteio. As maçãs eram consideradas frutas sagradas para Afrodite, a deusa do amor na Grécia Antiga.
  11. O conceito de beleza surgiu na Grécia antiga. Era uma qualidade do corpo masculino mais especialmente do homem rico, másculo e grego. Naquela sociedade, somente o homem tinha direito à cidadania, isto é, à vida política. E isso fazia parte da atribuição do belo.

Fontes: sites Mais Curiosidade, Blasting News, Loucos por Férias, Ensinar História - Joelza Ester Domingues e Ciberdúvidas




1 Comentários

JESUS

06/03/2024 GOSTEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Publicado à 37 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .