Como podemos ter uma condição bucal saudável desde a infância?


12/04/2017 - Atualizado em 20/04/2017 - 402 visualizações

Para uma vida plena e saudável, os cuidados com a saúde devem começar logo na infância, ou ainda nos primeiros anos de vida da criança. E nesses cuidados está inclusa a saúde bucal, por meio de um trabalho multidisciplinar, que envolve o pediatra, o odontopediatra e os pais ou responsáveis.

Leia o artigo da cirurgiã dentista, Cristiane Maioli Lanziotti Puhl, do Sesc em Concórdia e saiba mais sobre o assunto. Conheça as instalações e os serviços de Saúde do Sesc. Informe-se no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc mais próximo sobre as possibilidades e marque a sua consulta em nossas clínicas. Mais informações clique aqui.
:: GALERIA DE FOTOS ::
:: GALERIA DE FOTOS ::

Como podemos ter uma condição bucal saudável desde a infância?

Para uma condição bucal saudável, os cuidados devem iniciar ainda na infância. O momento mais oportuno para iniciá-los é ainda durante a gestação. Nesse período, a gestante será orientada sobre a importância da higiene bucal do bebê, mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos. Nessa fase, a mãe encontra-se receptiva a assimilar as informações referentes ao aleitamento materno, uso da chupeta e mamadeira, entre outras e ainda receber orientações a respeito de quando agendar a primeira consulta do bebê no odontopediatra.

Todas essas medidas são importantes para a criação de bons hábitos, que auxiliam na manutenção da sua saúde bucal e controle dos problemas bucais que podem ocorrer na gravidez. A criança que desde o nascimento recebe cuidados bucais tem mais facilidade para adquirir os hábitos de higiene bucal, menos chance de desenvolver cáries e gengivite e um comportamento positivo durante as consultas odontológicas, sejam elas de rotina ou em casos emergenciais.

O atendimento infantil no consultório odontológico tem como objetivo a promoção de saúde e a prevenção dos problemas bucais. Os ensinamentos de escovação dental e utilização do fio dental desde a infância, o diagnóstico correto e a adesão ao tratamento proposto pelo cirurgião dentista, juntamente com a participação dos pais, ou responsáveis em todo o processo, criam hábitos e atitudes preventivas nas crianças.

As experiências vividas na primeira infância, período entre o nascimento até os seis anos de idade, são levadas para o resto da vida. É nessa fase que a criança irá incorporar os hábitos diários, inclusive os de higiene bucal. Estudos apontam que as crianças tendem a repetir os hábitos dos adultos em seu convívio, portanto, os pais devem sempre agir como exemplo, também cuidando da sua saúde bucal, realizando visitas frequentes ao dentista e seguindo com atenção as orientações repassadas para prevenção e manutenção de sua saúde bucal. E por falar nisso, quando foi sua última visita ao dentista?

Cristiane Maioli Lanziotti Puhl, cirurgiã dentista do Sesc em Concórdia.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .