Campanha Setembro Amarelo marca o mês de prevenção ao suicídio


12/09/2019 - Atualizado em 27/09/2019 - 860 visualizações

O Sesc Santa Catarina apoia a campanha nacional Setembro Amarelo e realiza durante este mês ações de conscientização em suas Unidades. Os dados mostram a urgência deste tema: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registrados cerca de 32 suicídios por dia no Brasil, e mais de 1 milhão no mundo. Os cinco estados com maiores taxas de mortalidade por suicídio são: Rio Grande do Sul, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. São mortes que, segundo especialistas, poderiam ser evitadas.

Com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio, a campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV). A proposta é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O Sesc integra esse rede e busca contribuir com o fortalecimento da campanha, através da promoção de ações para os públicos externo e interno, visando sensibilizar e trazer ações de esclarecimentos e de atenção para a identificação de sinais suspeitos, que levam pessoas a cometer esse ato. Trata-se de uma difícil realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências.

Você não está só, quer um abraço?

No Sesc Concórdia, por exemplo, a Comissão do Cipa realizou entre os colaboradores a ação “Valorizar a Vida”, com distribuição de abraços no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10/09. As equipes foram reunidas para um momento fotográfico cheio de mensagens: “Você não está só, quer um abraço?”; “Os melhores momentos da sua vida estão por vir”; “A sua vida é mais importante que a sua dor”; “Não se sinta sozinho, procurar ajuda é o melhor sempre! Nós estamos aqui”; entre outras mensagens de motivação.

No Sesc Palhoça, no dia 30/09, às 14h, acontece a palestra "Falando sobre prevenção do suicídio", com Carmen Lacerda, voluntária do CVV. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mesabrasilsesc@sesc-sc.com.br ou pelo whatsapp (48) 99931.1383. Para informações sobre as ações desenvolvidas, consulte a Unidade do Sesc mais próxima. 

Matéria da série "Educação Afetiva" ajuda as famílias a compreenderem melhor o assunto

O tema também foi abordado na série “Educação Afetiva”, que traz matérias especiais publicadas aqui no Blog Sesc, com conteúdos esclarecedores aos pais. No texto “É preciso romper o silêncio: suicídio na infância e na adolescência”, conversamos com a psicóloga de adolescentes Silvia Pescador, idealizadora do projeto “Te Vira na Vida” que conduziu o tema com cuidado e sensibilidade. Clique aqui para ler a reportagem!

Saiba como funciona o atendimento do centro de prevenção ao suicídio o Centro de Valorização da Vida (CVV) – é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica – fundado em 1962 e reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Informações pelo número 188.

Qual é o número do Centro de Valorização da Vida (CVV)?
Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 gratuitamente. Pode ainda utilizar o atendimento por chat e e-mail.

Quais os horários de atendimento?
Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação).

Preciso me identificar quando ligar para o CVV?
O anonimato é garantido. Não é necessário ceder dados, fotos ou qualquer tipo de informação pessoal.

Existe atendimento presencial do CVV?
Sim. Confira as localidades aqui.

Posso ligar mais de uma vez para o CVV?
Sim. Quantas vezes precisar. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional, gratuitamente, pelo telefone 188.



Ação para o público interno no Sesc Concórdia

Campanha Setembro Amarelo no Sesc Blumenau

Sesc Saúde Estreito

Dinâmica de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio com o psicólogo parceiro, no Sesc Comunidade Forquilhinha

Palestra com o tema

O Sesc Comunidade Irani e a Secretaria Municipal de Saúde, com a colaboração da Psicóloga Simara Ferri Lemos das Neves, promoveram duas rodas de conversa sobre o Setembro Amarelo, para as participantes do Grupo Irani em Dança e do Coral dos Idosos.

O Sesc Comunidade Irani e a Secretaria Municipal de Saúde, com a colaboração da Psicóloga Simara Ferri Lemos das Neves, promoveram duas rodas de conversa sobre o Setembro Amarelo, para as participantes do Grupo Irani em Dança e do Coral dos Idosos.

Os alunos do grupo de Capoeira do Sesc Comunidade Irani, a Secretaria de Saúde e a Polícia Militar promoveram no dia 25/09 um pedágio de conscientização do Setembro Amarelo

Os alunos do grupo de Capoeira do Sesc Comunidade Irani, a Secretaria de Saúde e a Polícia Militar promoveram no dia 25/09 um pedágio de conscientização do Setembro Amarelo

Os alunos do grupo de Capoeira do Sesc Comunidade Irani, a Secretaria de Saúde e a Polícia Militar promoveram no dia 25/09 um pedágio de conscientização do Setembro Amarelo

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .