A culinária chinesa é a homenageada deste mês no Sabores do Brasil do Sesc em Santa Catarina.
A cada edição, o festival celebra as tendências e a influência dos temperos e sabores do mundo na gastronomia brasileira. O cardápio especial será oferecido nos restaurantes do Sesc participantes neste domingo, 25/03 das 11h30 às 15h.
O princípio da culinária chinesa tem relação com o taoismo e o equilíbrio (yin e yang): os opostos que se complementam. Por isso, a culinária é caracterizada pela mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios.
No festival Sabores do Brasil do Sesc, o público poderá saborear pratos como: Salada de Bifum; Lombo suíno agridoce com abacaxi; Frango xadrez; Almôndegas ao molho chinês de gengibre e gergelim; Yakissoba de legumes; Arroz chop suey; e como sobremesa Rolinho primavera de banana com chocolate.
Este populoso país oriental tem culturas e tradições muito
diferentes das nossas, que vivemos no ocidente. Muitas dessas peculiaridades acabam
influenciando a sua gastronomia. Confira a seguir 9 curiosidades sobre a China,
para você entrar em clima de Sabores do Brasil.
- A China é o país com maior população mundial. O país possui 1,3 bilhão de habitantes (quase 1/5 dos habitantes do Planeta);
- O território chinês abrange quatro fusos horários, mas o governo não se importa muito com isso e todo o país adota a hora de Pequim. Isso faz com que o sol nasça às 4 da manhã no leste do país, às 9 da manhã no oeste.
- O conceito do yin-yang é associado aos alimentos e suas propriedades curativas. O Yin está relacionada com os alimentos frios, o yang com os quentes e existe uma terceira denominação que os complementa, a comida neutra (cenouras, cerejas, rã, amendoim, molho de soja, etc). O objetivo é equilibrar todos estes alimentos para alcançar a harmonia e ordem.
- A escrita chinesa é ideográfica, ou seja, utiliza símbolos gráficos para representar palavras e conceitos abstratos. Os chineses são muito supersticiosos: como o símbolo do número 4 é muito parecido com o da morte, muitos prédios não possuem os andares 4, 14 e 24, e celulares terminados em 4 são muito mais baratos.
- Já o número oito é símbolo de prosperidade. Esta foi a motivação para as Olimpíadas sediadas na China terem começado em 08/08/08 às 08h08 da noite.
- A gastronomia chinesa é, digamos, exótica. Lá existe um ditado curioso: “se tem quatro pés e não é mesa, então é comida!”. Isso significa que os chineses comem vários animais exóticos, como veremos no próximo item.
- No banquete do ano-novo chinês, os mais ricos incluem iguarias como ovos podres cozidos e sopa de ninho de andorinha. Nas províncias do sul come-se de tudo: gafanhotos, escorpiões, ratos selvagens, gatos, cachorros, estrelas-do-mar, cobras e até casulos de bicho-da-seda.
- A culinária chinesa é dividida em quatro grupos regionais, cada um com mais de dois mil pratos típicos. O primeiro grupo é o do Norte, representado por Pequim; o Leste, representado por Shanghai; o Oeste, representados por Sichuan; e o Sul, por Guangdong.
- A maioria dos pratos que conhecemos vêm do norte e do sul da China. A principal diferença entre eles é o sabor: no norte, é comum o uso de mais óleo e vinagre, como no talharim, pão no vapor e a carne; no sul, o arroz é mais presente e há sabores mais adocicados.
Saiba mais:
Culinária chinesa neste domingo (25) no Festival Sabores do Brasil