Passeio à Encosta da Serra Catarinense integra Unidades Sesc Criciúma e Araranguá


23/09/2019 - Atualizado em 23/09/2019 - 507 visualizações

O Sesc Criciúma e o Sesc Araranguá realizaram no dia 08/09 (domingo) um passeio integrado à Encosta da Serra Catarinense: Orleans e Grão Pará, pelo Turismo Social Sesc, com a participação de 33 pessoas, entre adultos e crianças. Por meio do programa de Turismo Social, o Sesc elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, para que as pessoas possam conhecer novos lugares e culturas, mas principalmente que possam aprender e se desenvolver por meio das experiências de viagem e convívio com outras realidades. 

Confira abaixo o relato da técnica de turismo, Gabriela Mariane do Santos Carmo, sobre como foi a atividade.

Neste passeio tivemos a oportunidade de conhecer a história da cidade de Orleans (SC). O município foi um dos presentes de casamento do imperador Dom Pedro II à sua filha, a Princesa Isabel, na ocasião de seu casamento com o Conde d’Eu, príncipe francês de nascimento, e brasileiro naturalizado após o casamento.

Fomos ao Museu ao Ar Livre, fundado em 1980 pelo padre João Leonir Dall’Alba, primeiro do gênero na América Latina. Instalado numa área de 20 mil metros quadrados de terra, o museu é tombado pelo Estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural brasileiro. O espaço resguarda as construções, de características tradicionais, abrangendo capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, oficinas artesanais, marcenaria, atafona, balsa, ferraria, monjolo e Centro de Vivências.

A passagem pela cidade rendeu boas lembranças de tempos e costumes que outrora fizeram parte do cotidiano dos participantes, bem como o interesse para os mais novos que não compartilharam dessas vivências. Seguindo o roteiro, partimos para a cidade de Grão Pará, literalmente nos pés da Serra Catarinense (Urubici). No município paramos na Fazenda Caminho das Pitayas que faz parte do roteiro de agroturismo da região. O Caminho das Pitayas possui um grande campo de plantação da fruta, com diversidade de espécies. O casal de proprietários se empenha diariamente no cultivo da pitaya que inicia sua floração em novembro, com produção, aproximadamente, até maio. Na fazenda foi possível conhecer os tipos de pitayas, as produções e mais curiosidades sobre a fruta.

Os participantes puderam degustar geleias, bolos e quitutes feitos da fruta durante o café colonial. O roteiro proporcionou diversas experiências, sensações e sentimentos de felicidade, integração e conhecimento entre os participantes. Além disso, é uma forma de incentivar o desenvolvimento das comunidades de agroturismo na região Sul de Santa Catarina.
.

Pacotes de viagem

Muitos outros roteiros maravilhosos estão disponíveis para quem gosta de conhecer novos lugares. Pelo Turismo Social Sesc, a Instituição oferece pacotes de viagens nacionais e internacionais para destinos diversos. Por ano são mais de 400 passeios e excursões, com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina, que promovem o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.
Navegue no site https://www.sesc-sc.com.br/viagem e garanta uma experiência incrível.



Encosta da Serra - Orleans e Grão Para

Encosta da Serra - Orleans e Grão Para

Encosta da Serra - Orleans e Grão Para

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .