O tapete confortável e as almofadas passam a ser o tatame. O companheiro de treino agora é uma cadeira ou um cabo de vassoura. Com o judogi vestido e o obi na cintura os judocas aguardam a sensei para mais uma aula de judô, mas agora atrás de uma telinha de celular.
Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid 19), as aulas presenciais do Judô permanecem suspensas na unidade do Sesc em Joaçaba, mas a aprendizagem da modalidade continua de forma remota, estabelecendo novas formas de interação entre a professora e os alunos, desafiados por um novo repertório de estratégias e recursos para o desenvolvimento da aula e demonstrando que o aprendizado pode ser adaptado e efetivado de forma virtual.
Nesse momento de pandemia, as crianças e adolescentes permanecem grande parte do tempo em casa, atarefados com as atividades escolares e um pouco limitados no que diz respeito ao movimento corporal, por isso a importância de mantermos a modalidade de judô ativa, estimulando a vivência das capacidades motoras, a parte técnica da modalidade, bem como o incentivo do aprendizado do vocabulário, filosofia e valores do judô.
Os alunos demonstram muita facilidade de adaptação e utilização das tecnologias no formato da aula on-line. Muitos conteúdos trabalhados nas aulas presenciais precisam ser adaptados para a aula on-line, mas acreditamos que podemos explorar novas ferramentas, acompanhar de perto a evolução dos nossos alunos e matar a saudade, cientes de que em breve estaremos juntos novamente.
Confira os depoimentos:
Luiza Giumbelli, aluna de judô
Eu estou gostando bastante das aulas à distância. Nas aulas presenciais a gente pode fazer algumas coisas que em casa não dá, mas da mesma forma é legal e conseguimos aprender, fazer as atividades que são possíveis. Não é a mesma coisa de estar com os colegas e a professora, mas é muito divertido.Amanda Giumbelli, aluna de judô
Por mais que não seja a mesma coisa, porque é muito mais divertido estar com os colegas fazendo as brincadeiras, eu estou gostando muito de fazer os exercícios. Por que a gente já se exercita pouco nessa quarentena né? Adoro os exercícios, conseguimos ver os colegas, conversar e matar a saudade da professora e dos colegas.Miguel Bettiol, aluno de judô
Eu gosto das aulas on-line de judô no Sesc, porque eu não tenho nessa época de isolamento social a educação física na escola. Então essa é uma forma de me exercitar.Colaboração: Sensei Danieli Schaly, instrutora de Judô do Sesc Joaçaba.
Gisele Bettiol, mãe de Miguel Bettiol, aluno matutino de judô
Devido ao confinamento dos nossos pequenos em casa, o judô on-line está sendo uma ótima alternativa como atividade física. Meu filho se exercita, se diverte com a professora e ainda consegue matar a saudade dos amigos.