Viajar sem sair de casa: 8 museus do mundo com visitação virtual


23/03/2020 - Atualizado em 26/03/2020 - 611 visualizações

Você sabia que é possível fazer uma viagem cultural sem sair de casa? Diversos museus e galerias em todo o mundo oferecem visitas online gratuitas, com acesso às principais obras de arte. Em tempos de quarentena para reduzir a disseminação do Coronavírus, essa é uma boa alternativa para conhecer novos lugares.

Para você apreciar obras de renomados artistas e conhecer suas histórias, a nossa equipe de Turismo Social compartilha 8 dicas de destinos virtuais. Além das indicações, lembramos que o Google Arts & Culture reúne dezenas de museus e galerias ao redor do mundo, que utilizam a tecnologia do street view para proporcionar tours online.

Embarque nessa com a gente!

1. Museu da Casa Portinari – Brodowski (SP)

Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível. Por lá é possível conferir obras do artista, objetos e móveis que foram usados por ele.

Clique aqui para visitação.

2. Museu do Louvre – Paris (França)

O Museu do Louvre (Musée du Louvre) é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Formado a partir das coleções da monarquia francesa e das espoliações realizadas durante o Império Napoleônico, abriu as suas portas em 1793 mostrando um novo modelo de museu, que passava das mãos das classes dirigentes ao desfrute do público geral.

A coleção do Louvre compreende cerca de 300.000 obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35.000. A imensa coleção está organizada de forma temática em diferentes áreas: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, romanas e etruscas, história do Louvre e o Louvre medieval, pintura, escultura, objetos de arte, artes gráficas e arte do Islã.

Clique aqui para visitação.

3. Museu Britânico – Londres (Inglaterra)

O Museu Britânico (British Museum), na área de Bloomsbury, em Londres, é um dos museus mais antigos do mundo, com uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades que existem. Foi criado em 1753 e abriu definitivamente ao público no dia 15 de janeiro de 1759.

Sua coleção permanente de cerca de oito milhões de obras está entre as maiores e mais abrangentes da existência, tendo sido amplamente obtida durante a era do Império Britânico. Ele documenta a história da cultura humana desde o início até o presente. O acervo inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas.

Clique aqui para visitação.

4. Teatro-Museu Dalí – Figueres (Catalunha, Espanha)

Teatro-Museu Dalí é um museu especialmente dedicado a Salvador Dalí, localizado em sua cidade natal, Figueres, Catalunha. O atual museu era um antigo teatro da cidade de Dalí quando criança, e onde suas primeiras exibições públicas foram realizadas. O antigo teatro foi bombardeado na Guerra Civil Espanhola e permaneceu em estado de ruína por décadas até Dalí e o prefeito de Figueres decidirem reconstruí-lo, em 1960. O museu foi aberto e 1974 e continuou em expansão até 1980. Abriga a maior e mais diversificada coleção de obras de Salvador Dalí, incluindo esculturas, colagens, mobiliário e outras curiosidades produzidas por ele. Por meio da visita online, é possível fazer um passeio pelas salas do museu e ver algumas obras e objetos exibidos por meio de fotos panorâmicas.

Clique aqui para visitação.

5. Museu Americano de História Natural – Nova York (EUA)

O Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History) é especialmente reconhecido pela sua vasta coleção de fósseis, incluindo de espécies de Dinossauros. As crianças costumam adorar, especialmente pelos animais enormes em ambientes 3D, dinossauros, história da Terra e muitas outras curiosidades imperdíveis. O local serviu de cenário para a gravação do filme “Uma Noite no Museu”.

A visitação virtual permite que os visitantes façam passeios autoguiados, sala por sala, de exposições e áreas selecionadas dentro do museu. Os internautas também podem acessar algumas coleções e áreas de pesquisa nas estações de suporte e pesquisa por satélite, bem como exposições anteriores que não estão mais em exibição.

Clique aqui para visitação.

6. Galeria Nacional de Arte – Washington (EUA)

A Galeria de Arte Nacional (National Gallery of Art), localizada em Washington, Estados Unidos, conta com um dos mais interessantes acervos de belas artes do mundo. Possui coleções de pinturas e esculturas, quadros americanos e europeus, gravuras, fotos e arte decorativa. É um lugar perfeito para conhecer obras de nomes como Van Gogh, Leonardo da Vinci, Matisse e Monet.

Clique aqui para visitação.

7. Museu Van Gogh – Amsterdã (Holanda)

O Museu Van Gogh em Amsterdã contém a maior coleção de pinturas de Vincent van Gogh no mundo, além de obras de seus contemporâneos. Ele oferece a oportunidade de acompanhar a evolução do artista, ou comparar suas pinturas às obras de outros artistas do século XIX na coleção. O museu também oferece uma vasta oferta de exposições sobre vários assuntos do século XIX e história da arte. A coleção permanente do museu inclui mais de 200 pinturas de Van Gogh e muitos desenhos e cartas.

Clique aqui para visitação.

8. Museus do Vaticano – Roma (Itália)

Os Museus Vaticanos (Musei Vaticani) constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, em Roma, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. O acervo é composto por obras famosíssimas, de valor inquestionável e que contam a história do mundo. Além disso, é num dos edifícios do conjunto de museus que fica a mítica Capela Sistina, cujo teto foi pintado por Michelangelo e onde os cardeais se reúnem na hora de escolher um novo papa.

Clique aqui para visitação.

Com a colaboração de Vanine Fetter, técnica de Turismo Social Sesc-SC e informações do Wikipedia
Edição: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .