O Vale Europeu em Santa Catarina é um dos roteiros mais charmosos do Sul do Brasil, e atrai anualmente milhares de visitantes vindos de todos os lugares do país e do mundo. Um lugar inspirador, de gente hospitaleira e que merece ser visitado.
A região recebeu esse nome por alguns motivos. O “Vale” é porque suas cidades estão localizadas próximo ao rio Itajaí, região chamada de “Vale do Itajaí". Já o título de europeu está relacionado à colonização europeia. A região tem forte descendência alemã e italiana e as pessoas mantêm até hoje as tradições desses países, tanto na língua falada quanto na cultura e na gastronomia.
São várias as cidades turísticas que podem ser visitadas para conhecer melhor do Vale Europeu. Nesta edição da série Destinos Regionais, nossa equipe de Turismo Social apresenta a história, a cultura e passeios em três municípios da região: Blumenau, Pomerode e Timbó.
Nosso objetivo é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso. Com todo o cuidado que o momento exige, retomamos as atividades turísticas para que os clientes possam aproveitar o que temos de melhor, de forma segura. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.
Esse é o 11º post da série Destinos Regionais, que já apresentou o Caminhos dos Príncipes; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Serra Catarinense; Vale das Águas; e Caminho dos Canyons E ainda vamos destacar o Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Grande Oeste; Vale dos Imigrantes; fechando o tour de conteúdos especiais. Clique aqui para mais informações sobre as regiões turísticas de SC.
Blumenau
Blumenau é um pedacinho da Europa no Brasil, cercada por uma paisagem exuberante e de muitas áreas verdes, a cidade foi colonizada por alemães (1850) e italianos (1875).
Cidade de um povo ordeiro, trabalhador e persistente, depois de cada catástrofe arregaçam as mangas, levantam a cabeça para reconstruir. Conhecê-la é mergulhar na cultura germânica, se encantar com sua arquitetura em estilo Enxaimel e gastronomia típico colonial.
Museu da Cerveja Blumenau - Foto: Renato SoaresMTur.
É considerada a capital nacional da cerveja artesanal e conhecida internacionalmente por suas festas, a Festitália e a segunda maior festa das Américas, a Oktoberfest. A cidade é cortada pelo Rio Itajaí-açu, com a sua Av. Beira Rio (Avenida Castelo Branco) que dá um charme especial a cidade já na chegada.
No início da Rua XV de Novembro está o Centro Histórico (statdplatz) onde podemos conhecer o Museu da Família Colonial, Cemitério dos Gatos, Museu dos Hábitos e Costumes, Rua das Palmeiras de onde podemos avistar a bela colina onde foi construída a Igreja Luterana, construída no século XIX. Ainda no centro histórico temos o Centro Cultural (antiga Prefeitura), o Mausoléu da família do fundador Hermann Otto Bruno Blumenau e o Museu da Cerveja.
Em uma caminhada pela Rua XV de Novembro encontramos diversas casas tombadas pelo patrimônio histórico, a Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelo Havan (cópia da prefeitura mais antiga da Alemanha, construída em estilo Enxaimel), e o Teatro Carlos Gomes. Chegando ao final da XV de Novembro à direita avistamos a Prefeitura Municipal de Blumenau e a primeira Locomotiva da extinta estrada de ferro.
No charmoso bairro Bom Retiro há diversos exemplos de casarões e também a sede da Cia Hering, Museu da Hering e o outlet da Hering. Outra visita imperdível é o Parque Vila Germânica onde acontece a Oktoberfest e também muitas feiras importantes de nossa cidade. No parque terão a oportunidade de degustar um chopp artesanal e também a gastronomia germânica, lojas de souvenir para suas comprinhas.
Blumenau é cercada de muito verde e também diversos parques, na área central temos o Parque São Francisco, mais afastado do centro temos o Spitzkopf, Nova Rússia e Parque das Nascentes. Na bucólica Vila Itoupava tem diversas casas Enxaimel e muito verde, onde ainda encontramos muitos moradores falando alemão. Não esquecendo a tradição dos cristais, para conhecer um pouco da história do cristal temos o Glaspark e a loja da fábrica.
Quer saber mais? Então acesse: www.turismoblumenau.com.br.
Pomerode
Cidade mais germânica do Brasil, colonizada pelos alemães da região da Pomerânia.
Pomerode é uma pequena cidade, tranquila e charmosa, com paisagens bucólicas e muitas belezas naturais. Cidade Mais Alemã do Brasil é reconhecida por suas tradições e pela preservação da cultura herdada de seus colonizadores.
Casa do Imigrante Carl Weege. Foto: Renato Soares.
Saindo de Blumenau, no caminho já podemos apreciar algumas casas enxaimel com seus belos jardins, tudo feito com muito capricho. Na Rota Enxaimel encontramos a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas com esta técnica trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16km, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Em Pomerode não se pode deixar de visitar o Zoológico, grande centro de conservação da biodiversidade com 240 espécies entre animais e aves. Ao lado temos o Vila Encantada - Parque dos Dinossauros. Diversão certa para toda a família.
Também indicamos a visita aos museus: Museu Pomerano, Casa do Imigrante e Memorial da Porcelana Schmidt, junto a loja da fábrica.
A gastronomia é imperdível com seus famosos Café Colonial e para o almoço os tradicionais Marreco recheado com repolho roxo, Eisbein, Kassler, salsichas branca e vermelha com mostarda e chucrute entre outros. Não esquecendo as cervejarias artesanais, fábrica de chocolates e malharias.
Em janeiro também temos diversão com a Festa Pomerana onde se apresentam os grupos folclóricos, as brincadeiras dos antigos colonos como tiro alvo, serrador de lenha e muitos outros. E que beleza os bailes ao som das bandas típicas. (Obs: Em 2021 a festa foi cancelada devido à pandemia).
Para mais informações acesse: imprensatur.wixsite.com/vemprapomerode.
Timbó
Uma cidade aconchegante, acolhedora, segura e com qualidade de vida, que carrega em sua história a luta da imigração ítalo-germânica.
Situada às margens do Rio Benedito, Timbó é conhecida como a Capital Catarinense do Cicloturismo, qualidade de vida e inovação. Destaca-se também pelas belíssimas paisagens naturais e atividades de lazer.
Foto: Fabrizio Neitzke.
É uma cidade com diversos parques naturais, como o Jardim Botânico; o Parque Henri Paul, com uma boa estrutura para prática de esportes; Parque Ecológico Freymund Germer, mais conhecido como Morro Azul. O topo está equipado com rampa para os amantes do voo livre, com uma linda vista para as cidades vizinhas. Possui a represa do Rio Benedito construída em 1880 pelos imigrantes para acionar um moinho pela força da água.
Os espaços culturais também chamam a atenção: o Museu da Música, Museu do Imigrante e Casa do Poeta Lindolfo Bell.
Em Timbó inicia e termina a Rota Ciclística do Vale Europeu; são 300 Km todos sinalizados. Com uma média de 50 Km por dia a rota passa por nove municípios do Vale do Itajaí, sendo Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, e Rio dos Cedros. Sempre passando por belas paisagens e muito ar puro e tranquilidade.
Para mais informações, acesse: www.turismotimbo.com.br.
Colaboração: Vanine Fetter e Aline de Azevedo, analistas de Turismo Social do Sesc-SC.
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC
Vale Europeu em vídeo
Neste vídeo produzido para a série audiovisual do Sesc "Destinos Brasileiros", a Guia de Turismo Carla Elisa Kriewall conduz um passeio virtual pelo Vale Europeu. O tour passa por localidades, reservas ecológicas e parques, cortados pelo imponente Rio Itajaí, até chegar a Vila Itoupava (Blumenau), apresentando a história, a cultura, a arquitetura típica, com casas centenárias estilo enxaimel, a gastronomia e as festas tradicionais, como a famosa Oktoberfest. Evidencia também as belezas naturais, as paisagens exuberantes, e as opções de roteiros para os apreciadores de caminhadas, cavalgadas, rafting e cicloturismo.
Leia mais
Destinos Regionais: Conheça o Caminho dos Príncipes, no Planalto Norte catarinense.