Destinos Regionais: passeios para fazer ao ar livre na Grande Florianópolis


09/07/2021 - Atualizado em 20/08/2021 - 1296 visualizações

Florianópolis, Floripa para os íntimos. A capital dos catarinenses é uma das maiores belezas brasileiras que atrai turistas de todas as faixas etárias e nacionalidades. Com praias exuberantes, dunas, lagoas e muita área verde convivem em harmonia com a infraestrutura moderna e a cultura açoriana, deixada por colonizadores portugueses. Neste sexto post da série “Destinos Regionais”, a equipe do Turismo Social Sesc-SC apresenta um roteiro para curtir Floripa no inverno, quando as águas estão geladas demais para o banho, confira nossas dicas de passeios imperdíveis para conhecer a cidade além das praias.

Nosso objetivo é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso. Aos poucos e com todo o cuidado que o momento exige, também retomamos algumas atividades turísticas para que os clientes possam aproveitar o que temos de melhor, de forma segura. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.

Até o final desta série, vamos percorrer as 13 regiões turísticas, reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons; Caminho dos Príncipes; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Serra Catarinense; Vale das Águas; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu.

Norte da Ilha

Santo Antônio de Lisboa
Foto: iStock 

Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais antigos de Florianópolis e ainda conserva muito da cultura açoriana através de sua arquitetura e gastronomia.

Santo Antônio de Lisboa
Foto: Raphael de Carvalho Palma Filho

Santo Antônio de Lisboa
Foto: Raphael de Carvalho Palma Filho

Santo Antônio de Lisboa
Foto: Raphael de Carvalho Palma Filho

Santo Antônio de Lisboa
Foto: Raphael de Carvalho Palma Filho

O passeio neste bairro pode ser feito a pé por suas ruas estreitas entre a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades e os casarios antigos que foram transformados em ateliês, lojas de artesanato e restaurantes. Estes locais também servem como lindos cenários para fotografias. Um dos principais atrativos de Santo Antônio de Lisboa é a gastronomia, pois é possível encontrar muitas opções de restaurantes especializados em frutos do mar, que vão desde um ambiente mais simples e familiar até restaurantes mais requintados de alto padrão. Para o passeio ficar ainda mais completo não deixe de contemplar o pôr do sol de Santo Antônio de Lisboa na praia ou em um dos restaurantes em sua orla, que com certeza é um dos mais bonitos da região.

Leste da Ilha

Barra da Lagoa e Projeto Tamar
Foto: Projeto Tamar

O bairro da Barra da Lagoa atrai muitos turistas que lotam suas ruas estreitas no verão e procuram a praia tanto pelas ótimas ondas para surf à esquerda, na praia do Moçambique, quanto pelas águas mais tranquilas à direita, próximo ao canal.

Entretanto seus atrativos não se limitam só à praia e é possível fazer um agradável passeio pelo bairro o ano inteiro. Com uma tradicional comunidade pesqueira, a partir de maio ocorre a pesca de arrasto da tainha. Aproveite uma manhã para presenciar o movimento das redes de arrasto e comprar peixe fresco ou almoçar uma tainha na brasa nos restaurantes da região. Para quem está no bairro outra ótima opção para todas as idades é a visita ao Projeto Tamar, onde é possível ver tartarugas gigantescas e entender um pouco melhor esse animal tão presente na nossa costa.

+Inf.: https://www.tamar.org.br/

Costa da Lagoa
Foto: Natália Brandalise

A Costa da Lagoa é um local que surpreende pela sua tranquilidade e natureza ainda tão intocada. O acesso até lá é através de barco ou trilha, o que torna este passeio ainda mais especial.

O embarque de barco é na Lagoa da Conceição e leva em torno de 40 minutos até a Costa enquanto que a trilha que sai do Canto dos Araçás leva em torno de 2 horas. A trilha é considerada leve.

Ao chegar na Costa da Lagoa é possível desfrutar de momentos bem agradáveis junto da natureza, aproveitar um banho de cachoeira, ou então só relaxar em dos restaurantes com deck na lagoa que oferecem pratos deliciosos da região, principalmente o peixe Carapeva.

Clique aqui e aproveite para ver um dos nossos vídeos da série Destinos Brasileiros e conheça um pouco mais sobre esse cantinho escondido da ilha. 

Sul da Ilha

Parque Municipal da Lagoa do Peri
Foto: Portal Municipal de Turismo de Florianópolis

No Sul da Ilha de Florianópolis além das lindas praias, podemos encontrar a Lagoa do Peri que é um excelente espaço de lazer para quem gosta de estar em contato com a natureza. 

O parque oferece uma boa infraestrutura com banheiros, lanchonete, parque infantil e uma grande área arborizada, podendo ser visitado em qualquer época do ano. Para os mais aventureiros é possível explorar as trilhas que rodeiam a lagoa, como Caminho da Guarita, Caminho do Saquinho e Caminho da Restinga. Estas trilhas deverão ser sempre acompanhadas por um guia ou alguém que conheça bem a região.

+Inf.: https://turismo.pmf.sc.gov.br/o-que-fazer/item/parque-municipal-lagoa-do-peri

Projeto Lontra
Foto: Projeto Lontra

Outro atrativo pouco conhecido no sul da ilha, é a base do Projeto Lontra, próximo à Lagoa do Peri. 

O espaço é aberto à visitação com monitoria e ocorre em horários específicos. Esse centro de estudos recebe pesquisadores do mundo inteiro que se hospedam no local e auxiliam no cuidado diário dos animais de forma voluntária. Uma oportunidade única de conhecer melhor essa espécie e todo o trabalho de preservação.

+Inf.: https://www.projetolontra.com/

Centro

Ponte Hercílio Luz e passeio de bicicleta pela Beira Mar
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom - Governo do Estado de SC 

A Ponte Hercílio Luz durante muitos anos era apenas um lindo cartão postal da cidade. 

Após a sua reinauguração em 2019, se tornou um atrativo onde as pessoas se divertem atravessando a pé ou de bike, principalmente nos finais de semana, quando normalmente está fechado para travessia de transportes. Outros motivos que têm atraído as pessoas na cabeceira da ponte são as feirinhas de comida e de artesanato, além do belo pôr do sol.

Para quem gosta de se exercitar um pouco, uma dica é fazer uma caminhada ou dar uma pedalada tanto na Beira Mar Norte quanto na Beira Mar Continental, que estão próximas a ponte e dispõem de ciclovias. Também é possível alugar bikes por algumas horas na Beira Mar Norte. Não deixe de conhecer este cartão postal de Florianópolis desfrutando de ótimos momentos ao ar livre!


Colaboração: Raquel Souza da Silva Scofano e Natália Brandalise, técnicas de Turismo Sesc Florianópolis (Prainha)
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC

+ Destinos Regionais Turismo Social Sesc-SC



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .