Descubra Santa Catarina com Turismo Social Sesc e conheça lugares incríveis para visitar, bem perto de você. Neste segundo post da série “Destinos Regionais”, a nossa equipe segue na região turística “Caminho dos Príncipes” e desbrava a Estrada Bonita, na zona rural de Joinville.
Como o próprio nome sugere, a localidade encanta por suas belezas naturais, pela preservação da cultura local e gastronomia típica alemã.
Clique e confira o post anterior, que destaca a região de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, pequenos municípios que vêm investindo no turismo rural e de aventura.
Com esses conteúdos especiais publicados periodicamente, pretendemos ajudar você a planejar a sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso. Aos poucos e com todo o cuidado que o momento exige, também retomamos algumas atividades turísticas de forma segura. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.
Nosso objetivo é destacar o que tem de melhor para fazer em cada uma das 13 regiões turísticas do nosso Estado, reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons; Caminho dos Príncipes; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Serra Catarinense; Vale das Águas; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu. Clique aqui para acessar o Mapa do Turismo Brasileiro.
Estrada Bonita faz jus ao nome
A Estrada Bonita foi fundada em 1885 por imigrantes alemães pioneiros que trabalharam na construção da estrada de ferro de Paranaguá e vieram para a região para instalar linhas de telégrafo. Até hoje os descendentes destes imigrantes preservam a cultura.
Situada no distrito de Pirabeiraba, às margens da rodovia BR-101, a Estrada Bonita conta com cinco quilômetros repletos de puro encanto, onde os moradores comercializam produtos coloniais, pode-se visitar algumas propriedades e também é possível tomar banho nas águas limpas e geladas que descem da montanha. Inicialmente a estrada é asfaltada e seus demais quilômetros são de terra. Ao longo da extensão, há pequenas e bem cuidadas propriedades de moradores basicamente descendentes de alemães que hoje se dividem entre as atividades agrícolas e o turismo receptivo.
Atrativos do passeio rural:
No roteiro estão incluídos encantos de lazer, como lagos para pescaria, trilhas e riachos, passeios de trator, além de hospedagem, locais para a realização de evento, além da rica gastronomia típica local nos restaurantes ao longo da estrada e nos cafés coloniais. Nas propriedades, os moradores comercializam artesanato, produtos coloniais e caseiros, como pães, cucas, biscoitos, geleias, melado, queijos, embutidos, defumados e cachaça.
Confira alguns destaques indicados pelo técnico de Turismo Social do Sesc Joinville, André Luís Raimondi.
Colaboração:
- André Luís Raimondi, Técnico de Turismo Social do Sesc Joinville
- Manuela Corrêa Candemil da Gama, Analista de Programação Social - Lazer - Turismo Social, Departamento Regional do Sesc-SC
0 Comentários