Santa Catarina é dividida em 13 regiões turísticas, reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons; Caminho dos Príncipes; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Serra Catarinense; Vale das Águas; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu. Clique aqui para acessar o Mapa do Turismo Brasileiro.
Para dar visibilidade às muitas opções de passeios no Estado, as equipes do Turismo Social Sesc-SC apresentam os principais atrativos de cada região. Com uma diversidade de paisagens e uma cultura riquíssima, nosso Estado conta com lugares lindos e ainda pouco explorados, para conhecer e viver novas experiências. São destinos próximos, em contato com a natureza, que podem ser visitados em um final de semana e não demandam um investimento alto.
Aos poucos e com todo o cuidado que o momento exige, também retomamos algumas atividades turísticas para que os clientes possam aproveitar o que nosso Estado tem de melhor, de forma segura. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.
Com esses posts especiais que serão publicados periodicamente, pretendemos ajudar você a planejar a sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso.
Nosso primeiro destino integra a região turística "Caminho dos Príncipes", no Planalto Norte. Vamos desbravar as cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, pequenos municípios que vêm investindo no turismo rural, aliando história, cultura, a belas paisagens bucólicas e variadas opções de programações. Uma ótima opção para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura.
O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes. A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.
São Bento do Sul
Colonizada por imigrantes alemães, austríacos, tchecos e poloneses, São Bento do Sul cultiva suas tradições em diversas festas típicas e em ofícios como a marcenaria.
Clique aqui para acessar o portal de turismo municipal com mais informações.
Região rica em belezas naturais, também se destaca como destino ecoturístico. A Estrada Dona Francisca é uma atração que merece ser visitada. Entre os destaques estão os roteiros de cicloturismo em meio à Mata Atlântica; Rota das Cachoeiras (Corupá), com uma sequência de 14 quedas em menos de 3 km; e o Morro da Igreja, com um dos maiores paredões de pedra do Brasil para prática de rapel.
Rio Negrinho
Rio Negrinho é uma cidade pequena e acolhedora, perfeita para quem procura curtir momentos de paz, tranquilidade e descanso.
Clique aqui para acessar o portal de turismo municipal com mais informações.
Cachoeiras, cavernas, matas, águas límpidas, animais nos pastos. Esses são os itens que fazem parte de um cenário que espera por aventureiros dispostos a desvendar seus encantos, com alternativas para todos os gostos e fôlegos, oferece lugares ideais para o descanso, para a prática de esportes radicais, ou uma boa pescaria.
Um dos roteiros em destaque em Rio Negrinho, é o passeio de Maria Fumaça pela Serra do Mar, realizado mensalmente em um trem do século passado que percorre o trajeto mais longo de serra no Brasil, tracionado por uma locomotiva à vapor, em 60km de pura emoção. O passeio desbrava a natureza exuberante, com a vista espetacular do Morro da Igreja, passando por cinco túneis, pontes, viadutos e acompanhando as corredeiras do Rio Hansa Humboldt. Clique aqui para mais informações.
Campo Alegre
Campo Alegre é uma charmosa cidadezinha que fica em meio às campinas e aos vales do norte de Santa Catarina, ao longo da formosa e histórica estrada Dona Francisca, que foi construída durante o período imperial.
Clique aqui para acessar o portal de turismo municipal com mais informações.
Esse verdadeiro Paraíso da Serra também é o destino certo para os amantes da natureza e apreciadores de esportes de aventura. Campo Alegre surpreende com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas, o cenário perfeito para a prática de esportes radicais, off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre e diversos atrativos de tirar o fôlego.
Acolhida na Colônia: Vivencie a vida no campo
Campo Alegre conta com três propriedades da Acolhida na Colônia, que recebem hóspedes e visitantes: Refúgio Monte Olimpo, Sítio Paulo Lampert e Recanto Santa Helena. Uma oportunidade de experimentar o modo de vida de um agricultor familiar. Conviver, sentar-se à mesa para uma boa prosa, colher as verduras na horta para preparar as refeições, tirar o leite da vaca para o café da manhã, fazer trilhas na mata, descansar na rede, estar perto da natureza e degustar a culinária colonial.
Refúgio Monte Olimpo
Sítio Paulo Lampert
Com a colaboração de: Vanine Fetter, Analista de Programação Social Turismo Social, e Rochele Spode Mahlke, Técnica de Turismo Social Sesc São Bento do Sul e Mafra.
0 Comentários