Benefícios da prática regular de atividades físicas para o enfrentamento da pandemia


19/05/2021 - Atualizado em 29/06/2021 - 854 visualizações

Nunca se falou tanto em imunidade como nos últimos tempos. A chegada da pandemia do novo coronavírus em 2020 trouxe fortemente à pauta diversas estratégias possíveis de serem utilizadas para proteger nosso organismo contra infecções e diminuir as possibilidades de desenvolver sintomas mais graves da Covid-19. Dentre elas, a prática regular de atividade física, é uma ferramenta muito importante para a manutenção do nosso sistema imunológico (Denay et al 2020).

Diversos estudos têm mostrado que exercícios físicos realizados em baixa/moderada intensidade são considerados ótimos para a melhora da imunidade (Nieman & Wentz, 2019). Na tentativa de comprovar essa relação, levando em consideração o cenário pandêmico, um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, verificou uma maior taxa de sobrevivência de pacientes que foram acometidos pela Covid-19, quando os mesmos apresentavam um histórico de prática regular de atividade física (de Santos et al, 2020).

Esta informação é de extrema importância, pois estabelece uma relação direta entre a indispensabilidade da regularidade na prática de atividade física com a maior capacidade do organismo se defender frente a diversas doenças, em especial a Covid-19.

Este mesmo estudo revelou que pessoas que realizavam pelo menos 150 minutos de atividade semanal em intensidade moderada tiveram um menor tempo de hospitalização e mortes.

Mas atenção! Isso não significa que você deva sair fazendo exercício por aí de forma desorientada. Caso você deseje iniciar agora a prática de atividade física, procure um profissional de educação física capacitado para te orientar, iniciando aos poucos e com intensidades moderadas, para se beneficiar das vantagens da atividade física sem correr riscos.

E é pensando no seu bem-estar e na sua segurança, que o Sesc-SC oferece diversas possibilidades para a prática segura de atividade e um grupo de instrutores capacitados para orientar a sua prática. Em uma das nossas 36 Academias difundidas por todo Estado você pode encontrar diferentes modalidades de exercícios físicos que irão contribuir com o cuidado com sua saúde.

Nossas Academias estão totalmente preparadas para receber você da melhor e mais segura forma possível.

Para trazer toda a segurança necessária, reduzimos a capacidade que estamos atendendo, de acordo com o mapa de risco de transmissão de cada região, favorecendo o espaçamento entre as pessoas. Todos os protocolos de segurança estão sendo rigorosamente observados, com limpeza de todos os materiais e salas a cada nova turma. Também oferecemos opções aos que ainda não se sente confiante para a volta presencial na academia, temos diversas modalidades de forma on-line, como o treinamento multifuncional, ginástica e pilates solo, tudo isso podendo ser feito no conforto e segurança da sua casa.

Ainda está em dúvida entre começar ou não?!

Então clique aqui e confira 10 motivos para treinar no Sesc. 

Venha se exercitar conosco e manter sua imunidade em alta! Confira aqui todas nossas modalidades disponíveis e, nosso site, clicando aqui.

Por: Rogério Bulhões Corvino, Analista de Programação Social - Lazer, Departamento Regional do Sesc-SC

Referências

Denay, Keri L.; Breslow, Rebecca G.; Turner, Meredith N., Nieman, David C., Roberts, William O.; Best, Thomas M. Call to Action Statement: COVID-19 Considerations for Sports and Physical Activity, Current Sports Medicine Reports: August 2020 - Volume 19 - Issue 8 - p 326-328 doi: 10.1249/JSR.0000000000000739.
Disponível em: journals.lww.com

David C. Nieman, Laurel M. Wentz, The compelling link between physical activity and the body's defense system, Journal of Sport and Health Science, Volume 8, Issue 3, 2019, Pages 201-217, ISSN 2095-2546, https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.09.009. Disponível em: sciencedirect.com.

Physical Activity Decreases the Prevalence of COVID-19-associated Hospitalization: Brazil EXTRA Study. Francis Ribeiro de Souza, Daisy Motta-Santos, Douglas dos Santos Soares, Juliana Beust de Lima, Gustavo Gonçalves Cardozo, Luciano Santos Pinto Guimarães, Carlos Eduardo Negrão, Marcelo Rodrigues dos Santos. medRxiv 2020.10.14.20212704. Disponível em: medrxiv.org



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .