Assista ao debate: "Turismo de Base Comunitária em Santa Catarina: desafios e oportunidades em meio ao novo cenário"


09/07/2020 - Atualizado em 09/07/2020 - 701 visualizações

O momento atual tem exigido grande reflexão acerca da sustentabilidade, do consumo consciente, da busca pela natureza e por experiências com significado. Acreditamos que tais valores possam gerar a construção de um “novo turismo” a partir de um “novo turista”. O assunto foi debatido em uma live no Facebook/SescSC, na manhã desta quinta-feira (09/07), por três profissionais que atuam em projetos de TBC em Santa Catarina: Acolhida na Colônia (Grande Florianópolis), Rota Caminhos e Sabores da Colônia (região Sul) e Rota dos Cânions (região Oeste).

Ementa:

Segundo o ICMBio, Turismo de Base Comunitária é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações, bem como a utilização sustentável, para fins recreativos e educativos, dos recursos da Unidade de Conservação (ICMBio, 2018). O TBC pressupõe, portanto, o resgate da cultura local possibilitando ao turista uma imersão autêntica e genuína naquela determinada comunidade, gerando troca e benefícios a todos os envolvidos. Além disso estimula o protagonismo da comunidade no planejamento, organização e execução das atividades desenvolvidas. Consiste, assim, em uma importante possibilidade de diversificar a economia regional por meio da geração de novas oportunidades de trabalho e renda para as famílias. No momento atual, de reflexão e debate acerca do novo turismo, da busca pela natureza e por experiências em ambientes rurais, convidamos três especialistas em Turismo de Base comunitária, com sólida experiência no desenvolvimento da atividade para um bate papo sobre as tendências, desafios e oportunidades para o TBC em nosso estado.

Convidados:

Thaise Costa Guzzatti
Engenheira agrônoma e doutora em Geografia; Professora do Departamento de Educação do Campo; Cofundadora da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia.

Jerusa Rodrigues Pereira
Extensionista Social da Epagri do município de Treze de Maio. Formação: Técnica em Saneamento, pedagoga e designer de interiores.

Anderson Angelo Cavasin
Idealizador da Ar Livre Ecoturismo, empresa pioneira em atividade de aventura, ecoturismo e turismo rural no extremo oeste de Santa Catarina.

Mediação
Andreia Calian - Turismo Social Sesc-SC.

O vídeo está disponível para quem quiser acompanhar o bate-papo! 



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .