Jogos de Integração Máster
De 9 a 12 de setembro, foi realizada a etapa de Florianópolis dos Jogos de Integração Máster 2024, com as competições ocorrendo no Hotel Sesc Cacupé. A 10ª edição do evento foi a maior já realizada, contando com 254 participantes, incluindo 17 instrutores e 237 atletas.
Participaram 19 equipes, representando 10 cidades: Criciúma, Chapecó, Itajaí, Joinville, Lages, Florianópolis (Prainha), Rio do Sul, Tijucas, além das convidadas de Minas Gerais, Uberaba e Poços de Caldas. As equipes foram formadas por atletas com idades entre 55 e 90 anos.
O evento destacou-se por sua programação esportiva e recreativa, com ênfase no torneio de Vôlei Câmbio, uma adaptação do voleibol tradicional.
O JIM fomenta a prática saudável do esporte, priorizando a participação em vez da competição.
Máxima Luiza de Andrade Barão, 83 anos, de Florianópolis.
Com caráter inclusivo e recreativo, o objetivo maior é a melhoria da qualidade de vida.
Além das quadras, a programação incluiu compromissos sociais, passeios e atividades de interação, fundamentais para a saúde mental e um envelhecimento saudável.
Máxima Luiza de Andrade Barão, 83 anos, de Florianópolis, relatou que, além das competições esportivas, os Jogos Integração Máster promovem laços afetivos:
"Participo de todas as edições do JIM. Neste ano, chegamos à final, foi uma competição difícil. Aqui também fazemos muitas amizades, são como irmãos. Para nós, é muito importante ter esse contato."
Marcilio de Morais Vieira, 67 anos, de Chapecó, que jogava futebol na juventude e voltou à prática esportiva incentivado pela esposa, compartilhou sua experiência:
"Participo do JIM desde as primeiras edições. Este ano, participei da edição em Lages. Foi bem diferente e produtivo.
Nesta edição, não estamos indo muito bem, mas é muito bom ver o crescimento dos outros times. O JIM está mais competitivo, e as equipes estão cada vez mais qualificadas."
A longevidade com qualidade de vida é uma das missões do JIM, exemplificada por Maria da Glória Ruiz, 90 anos, integrante da equipe de Itajaí, que participou pela primeira vez do evento:
"É o meu primeiro ano praticando Vôlei Câmbio. Conheci muita gente, uma experiência muito legal. Ano que vem, se Deus quiser, vou continuar competindo."
Marcilio de Morais Vieira, 67 anos, de Chapecó.
Júlia Albino Sardá, Analista de Programação Social do Departamento Regional do Sesc-SC e parte da comissão organizadora do evento, reforçou a importância do JIM:
"É um dos eventos mais especiais do Sesc. Impactamos diretamente na qualidade de vida dos atletas.
Nesta edição, contamos com 237 pessoas com mais de 55 anos competindo. Foram ao menos seis meses de preparativos, desde a reserva do hotel, a mobilização da equipe de recreação do Sesc, até a noite de abertura, preparada pela unidade Sesc Prainha. Ver o sorriso no rosto de todos, as amizades formadas, traz muita satisfação."
Os Jogos Integração Máster fazem parte do calendário recreativo do Sesc-SC. Para 2025, os atletas já podem se preparar para as edições que ocorrerão em abril, na Pousada Rural Sesc Lages, e em setembro, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.
Parte da comissão organizadora do JIM: Mayara Lopes Mello, Assistente de Lazer do Sesc Prainha, Luiz Augusto da Silva Rodrigues Junior, Técnico de DFE do Sesc Prainha, e Júlia Albino Sardá, Analista de Programação Social do Departamento Regional do Sesc-SC.
Classificação final
1º Ville – Joinville
2º Vento Sul – Florianópolis
3º Ação Esportiva – Chapecó
4º Amigos do Câmbio – Chapecó
5º Índios do Oeste – Chapecó
6º Cidade das Bicicletas – Joinville
7º Carvoeira – Criciúma
8º Grupo da Amizade – Uberaba
9º Orgulho Serrano – Lages
10º Tijucas – Tijucas
11º Tijucanos – Tijucas
12º Manezinhos da Ilha – Florianópolis
13º Verdes Mares A – Itajaí
14º Cidade da Dança – Joinville
15º Tigres de Bengala – Criciúma
16º Vulcão Mais Vida – Poços de Caldas
17º Ilha da Magia – Florianópolis
18º Verdes Mares B – Itajaí
19º Cidade do Idoso – Rio do Sul
Premiações especiais
Troféu Atleta Destaque: Maria da Glória Ruiz, do Sesc Itajaí, com 90 anos, inspirou a todos com sua energia e vitalidade, pontuando em todos os jogos e levantando a torcida.
Troféu Fair Play: Equipe Cidade do Idoso, de Rio do Sul, reconhecida pelo espírito de camaradagem e respeito, exemplificando como o Sesc impacta positivamente a vida das pessoas. A equipe surgiu de uma parceria entre o Sesc Rio do Sul e a prefeitura, incentivando a prática regular de atividades físicas de qualidade, que já gerou visíveis melhorias na qualidade de vida dos participantes.
10 anos de JIM
Realizado desde 2014, os Jogos de Integração Máster do Sesc têm como objetivo promover a qualidade de vida de pessoas com mais de 55 anos por meio de atividades físicas e recreativas, com caráter participativo e inclusivo. O evento tem se consolidado como um sucesso crescente, com aumento do público participante e da oferta de turmas sistematizadas nas unidades do Sesc.
O JIM enfatiza a participação acima da competição, com uma programação que inclui compromissos sociais e atividades de interação, essenciais para o bem-estar mental e físico. O evento incentiva a prática esportiva entre aqueles que desejam aprender novas modalidades, promovendo integração, qualidade de vida e empoderamento.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
2 Comentários
Luiz Vieira
16/09/2024 Boa tarde. Fiquei feliz mais uma vez participar do Jim de 2024. Agradeço a organização pelos jogos. Esperamos Lages e Floripa Cacupé 2025.Publicado à 9 semanas
Edson
16/09/2024 O JIM é tudo de bom na vida de um atleta acima de 55 anos. Além de retardar o envelhecimento, proporciona convivência e integração entre os participantes. Parabéns ao SESC por oferecer um evento de qualidade como o que acabamos de participar.Publicado à 9 semanas