O Sesc Santa Catarina investe, cada vez mais, em estruturas que otimizem e tornem, mais eficiente, o consumo de água em suas Unidades em todo o estado. De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (2021), nos últimos cem anos, o consumo hídrico aumentou mais de seis vezes, enquanto a capacidade per capta de armazenamento em reservatórios construídos está diminuindo, não sendo proporcional ao crescimento da população.
O Sesc-SC participa do movimento estadual para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e adotou diversas medidas em suas unidades para redução do consumo e melhor aproveitamento do recurso.
O uso da água da chuva para irrigação de áreas verdes como hortas, estufas e jardins e ainda nas descargas dos vasos sanitários permitiram uma economia de cerca de 215 mil litros por dia. O consumo de água é um dos indicadores do Projeto Ecos de Sustentabilidade, desenvolvido nacionalmente pelo Sesc, que tem como finalidade o acompanhamento e a realização de ações para sensibilização de colaboradores e da comunidade, quanto à adoção de práticas sustentáveis como a redução do consumo e a mitigação do desperdício.
Não apenas no Dia Mundial da Água, mas ao longo de todo o ano, são desenvolvidas ações e adotados novos modelos de infraestrutura capazes de atender aos requisitos de eficiência e sustentabilidade buscados pela instituição. Além da captação e do armazenamento da água das chuvas, os principais exemplos são uso de redutores de pressão, a implantação de caixas acopladas de vasos sanitários com duplo comando e o uso de temporizadores em torneiras de pias.
Unidades e sua capacidade de armazenamento:
Sistema de irrigação do viveiro de mudas e da horta do Hotel Sesc Cacupé é abastecido com água da chuva armazenada pelo sistema de captação da unidade
Verduras fresquinhas irrigadas com os 10 mil litros de água da chuva armazenados no sistema em Florianópolis
1 Comentários
Luan Aires
22/03/2023 Muito legal a iniciativa do projeto e da divulgação. Por mais trabalhos como este!Publicado à 1 ano