Mês da Mulher: Protagonismo feminino no Sesc-SC


08/03/2023 - Atualizado em 10/03/2023 - 930 visualizações

A igualdade de gênero é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com inúmeros desafios para alcance dos indicadores, sobretudo nos aspectos relacionados ao acesso à renda, ao emprego e a condições iguais de direitos e oportunidades. 

Enquanto no mercado, regra geral, os mais altos postos de trabalho ainda sejam ocupados predominantemente por homens, no Sesc, 60% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, que representam 74.68% da força total de trabalho.

A Gerente de Recursos Humanos do Sesc, Fernanda Pierry, destaca os critérios de igualdade nos processos de seleção de pessoas. "O Sesc Santa Catarina possui processos bem definidos e atua em consonância com os seus valores institucionais desde a contratação das pessoas. A avaliação dos candidatos é pautada nos requisitos de escolaridade e de experiência exigidos pelo cargo para o qual a pessoa se candidatou e pela avaliação de competências técnicas e comportamentais fundamentais para o exercício da atividade. Dessa forma, há equidade independentemente da cor, gênero, crença, idade, condição social, grupos minoritários, nacionalidade, deficiência, dentre outros".

O maior cargo da instituição no estado também é ocupado por uma mulher, a Diretora Regional Simone Karla da Rocha Batista. As trabalhadoras têm, em sua liderança, a força inspiradora e motivadora para os desafios de conciliar os muitos papeis na profissão e na vida pessoal.

Mulheres que inspiram

A Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista, trabalha há 28 anos na entidade que é responsável por levar mais Saúde, Educação, Lazer, Cultura e Assistência a todos os catarinenses. Ela destaca a importância da equidade como valor institucional. "Somos uma instituição que trata todos de forma igual, sem diferença de sexo, ou salarial entre homens e mulheres no mesmo cargo e função. Chegar lá exigiu muito estudo, dedicação, trabalho, conhecimento de cada área da instituição e confiança no propósito institucional. 

 

Simone Karla, Diretora Regional do Sesc-SC

Iniciei no Sesc no dia 02/02/95 na área de desenvolvimento de pessoas, quando o RH era um setor que pertencia à assessoria técnica. Na época, fazíamos processo seletivo, organizávamos e realizávamos as capacitações. Depois, ao concluir o Mestrado em Qualidade e Planejamento, fui convidada a assumir uma nova área: a Assessoria de Planejamento. As oportunidades foram surgindo: direção de RH, de Departamento de Programação Social, de Departamento Financeiro, de Planejamento, Direção Administrativa e até mesmo assessoria de comunicação. Agora o maior desafio é a oportunidade de Direção Regional do Sesc-SC. Estar à frente desta instituição é motivo de orgulho, pois quando paramos e olhamos o impacto de nossos serviços na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades, é algo transformador. Falar para as pessoas o que realizamos, para minhas filhas, principalmente, é afirmar que trabalho e contribuo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Sesc é a oportunidade de muitas crianças e adolescentes de transformar e melhorar sua condição de vida. Isso é o que me motiva estar aqui", afirma.

Adriana Cadore, Diretora de Comunicação do Sesc-SC

A Diretora de Comunicação, Adriana Cadore, reconhece que o lugar ocupado hoje pelas mulheres é uma evolução das que vieram antes:  “Toda mulher traz consigo a história de tantas outras. Devemos reconhecer isso, a exemplo de nossas mães e avós que no passado enfrentaram grandes desafios. Mesmo sem muitas oportunidades, elas desempenhavam papeis fundamentais na vida familiar, profissional e na sociedade. Além das colegas que nos antecederam nessa trajetória de 76 anos do Sesc, que abriram as portas para que chegássemos aonde estamos. Seguimos em frente, com muita coragem e determinação, em busca de equilíbrio e protagonismo, nos diversos papeis que desempenhamos”, destaca.



Danieli Fell Fernandes da Silva, Técnica de Educação Complementar Sesc Joaçaba

"Ser mulher e trabalhar no Sesc, me possibilita diariamente me aperfeiçoar, autoconhecer e me realizar pessoalmente e profissionalmente"

Maiana Aschi, Analista de Planejamento DR/SC

"Neste dia dedicado para comemorar o dia da Mulher, data marcada pelos protestos de mulheres por melhores condições de trabalho e vida em 1917, tenho imensa gratidão em exercer minha profissão em uma Instituição que valoriza, proporciona qualidade de vida, respeita e trata todos com igualdade. Nós, mulheres, somos a maioria no Sesc/SC!!!"

Vanderléa da Silva, Gerente Sesc Chapecó

Ocupar um cargo de gestão é superar diversos desafios no dia-dia, sobretudo quanto aos questionamentos quanto à capacidade de resolução de conflitos e de equilíbrio de forças. Mas a maior luta é contra crenças que são disseminadas culturalmente ao longo de décadas quanto ao papel da mulher.  “Um dos primeiros desafios foi o da autoconfiança, acreditar que eu era capaz de liderar uma equipe multiprofissional, evitando ciclos de auto sabotagem. O livro “Síndrome da Impostora” dentre tantos outros me ajudaram superar essa questão” ensina. Construir uma rede de relacionamentos muito além da zona de conforto, foi outro aspecto com o qual ela teve de lidar.  "Como meu perfil é mais reservado, levo um certo tempo para estabelecer diálogos e afinidades e, de repente, eu estava na função gerencial e precisava abrir caminhos, e ainda o mais difícil foi fato de que a maioria dos empresários são homens, ou pelo menos, dos que participam em eventos”, conta a gestora. Conciliar a gestão de uma empresa com mais de 100 colaboradores com família e lar foi um dos maiores desafios para Vanderléa, algo que só foi possível graças a uma forte rede de apoio. "Tenho a sorte de ter um parceiro que sempre esteve presente na criação na nossa filha e isso ajudou muito. Também pude contar com rede de apoio família/amigos para os momentos de necessidade, então apesar de difícil, sempre foi possível", conclui.

Karina Berghahn, Gerente Joaçaba

 

 "Pra mim é uma honra fazer parte dessa instituição há tantos anos, me enche de orgulho e gratidão"

Sinto-me uma mulher de sorte, amada e respeitada física e emocionalmente.

 Patrícia Cardozo Faustino - Instrutora de DFE Sesc Tubarão

Eu me sinto uma mulher realizada, foi algo que almejei e que eu conquistei. Uma grande realização fazer parte deste time.  

Susana Vicente de O. Martins - Professora de Educação Infantil Sesc Laguna

Me sinto muito feliz trabalhando no Sesc, pois é uma empresa maravilhosa. Uma gratidão imensa em trabalhar em um setor que eu gosto tanto.   

 Maristela da Rosa – Auxiliar de Cozinha. Sesc Laguna

Selma Junkes, Gerente do Sesc Prainha e Museu

Selma Junkes (ao centro da foto, de verde) está à frente da maior Unidade do Sesc no estado. Ela é responsável por gerenciar 251 pessoas e um público cliente e frequentador das atividades oferecidas pelo Sesc Prainha e pelo Museu de Florianópolis de cerca de 4200 pessoas por dia. “Ocupar um cargo de liderança no Sesc, não foi algo planejado, aconteceu por várias circunstâncias, mas não há dúvida de que é resultado de muito trabalho, estudo, responsabilidade e postura profissional, que sempre adotei. Não há dúvida de que muito ainda precisa avançar para que a mulher ocupe seu lugar da forma que deve ser pelo mundo afora. Claro que os desafios continuam. É preciso muito empoderamento e força feminina para as mulheres ganharem mais espaço no mercado de trabalho, principalmente no Brasil. Que seja da forma devida, pelo reconhecimento do seu trabalho, sua capacidade, suas intervenções e contribuições. Para se manter no mercado, tem que gostar de gente, do trabalho em equipe, de se reinventar constantemente, da busca pelo conhecimento e principalmente, saber que ninguém lidera sozinho”, argumenta a Gerente.   Sobre preconceito em relação às mulheres em posição de liderança ela acredita que é um processo histórico, ainda em evolução, mesmo com tanta luta. “Em grandes postos, nas mais variadas áreas e em eventos oficiais, a presença do número de homens em cargos de líderes, ainda se sobrepõe e muito sobre as mulheres”, reconhece. 

Stella Comicholi, Gerente Criciúma

A Gerente Stella Comicholi vive um momento particularmente especial: está grávida pela primeira vez e tem o desafio de viver a maternidade à frente da gestão de mais de 100 colaboradores em três Unidades do Sesc. “Fico particularmente muito feliz em ver o crescimento da representatividade feminina nos papéis de liderança no mercado de trabalho e ainda mais orgulhosa em fazer parte de uma instituição em que grande parte do corpo diretivo, gerencial e de gestão técnica está em mãos femininas”, afirma.  Por vir de uma atuação na área de recursos humanos, ao longo de toda sua trajetória profissional Stella viu empresas que evitavam a contratação de mulheres por acreditarem que elas não dariam conta de conciliar as demandas pessoais e da carreira. “Comecei no Sesc como analista há pouco mais de 6 anos e hoje estou em cargo de gerente, o que demonstra que, além de acreditar na mulher no mercado de trabalho, as oportunidades de crescimento de carreira estão ao nosso alcance dentro da empresa.  Entendo ser uma grande oportunidade para inspirar outras mulheres a explorarem o seu potencial e mostrar que aqui podemos mais, que somos realmente fortes em muitos aspectos e que, se assim desejarmos, todos os papéis nos cabem (como mães, esposas, líderes... o que quisermos)!

"Me sinto uma mulher empoderada por estar em uma empresa que valoriza o ser humano independente do sexo" 

Janete Prestes Dias - Cozinheira Escolar Sesc Concórdia

"Me sinto uma mulher privilegiada e valorizada. Ser mulher e atender diretamente mulheres é ter troca de experiências que formam nosso Ser. Nosso Eu."

 Simoni Chiotti - Enfermeira Unidade Móvel Saúde Mulher 2

"Sesc, uma empresa que reconhece e valoriza cada mulher conforme o seu jeito de Ser. Juntas transformarmos nosso trabalho para o melhor atendimento à nossa comunidade e clientes." 

 Ângela da Silva Rosário - Auxiliar de Classe Concórdia

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .