4 passos para a comunicação não violenta


10/11/2017 - Atualizado em 17/11/2017 - 939 visualizações

Pode parecer óbvio, mas a forma como nos comunicamos com os outros tem muitos impactos nos resultados do nosso trabalho. Não tão óbvias assim são as estratégias para diminuir esses ruídos de comunicação. É aí que entram as técnicas da comunicação não violenta.

“Quando se fala em comunicação não violenta, as pessoas associam à agressão verbal. Mas vai muito além disso: quando não conseguimos nos expressar corretamente, acabamos nos violentando ou violentando a relação com o outro”, explica a psicóloga e master coach Vanusa Cardoso, que apresentou palestra na última edição do Sesc Reúne – Encontro de Líderes no Sesc em Florianópolis (Prainha).

O evento, realizado no dia 7 de novembro, reuniu 106 empresários e gestores de recursos humanos de empresas do comércio de bens e serviços da região, e contou com a mediação da jornalista e colunista do Diário Catarinense Estela BenettiVanusa apresentou algumas técnicas que podem ajudar a tornar as relações mais assertivas. “Comunicação assertiva é a capacidade de se expressar de maneira franca e sincera sem negar os direitos dos outros”, explicou.


4 passos para a comunicação não violenta

1. Reconhecer os mecanismos de comunicação

Segundo Vanusa Cardoso, o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais assertiva é reconhecer o seu mecanismo de comunicação: passivo, agressivo, passivo-agressivo ou assertivo.

2.Saber o que quer e falar por si mesmo

Usando frases com os verbos: “eu compreendo”, “eu percebo”, eu sinto”, “eu quero resolver”, “eu observo”, “eu sinto”, “eu vejo”.

3.Não ter medo de dizer “não”

Utilize frases que demonstrem como você se sente, sem se sentir obrigado a justificar sempre, nem pedir desculpas.

4. Agir com amor e verdade

Evite a mentira e o desamor, tenha coragem de expressar o que sente com franqueza e gentileza.

Vanusa ressalta que um líder muito agressivo pode despertar o pior do outro, fazendo com que sua equipe sabote o trabalho, fale por trás, reaja sem produtividade, entre outros comportamentos desagregadores. Já a comunicação não violenta o ajudará a envolver a equipe de maneira positiva.

“Apenas 7% da nossa comunicação é verbal. Ser assertivo inclui a comunicação não verbal, é ser coerente entre o sentir, o pensar e o agir”, completa a psicóloga.

“Um maior número de respostas assertivas vai tornar as relações mais sustentáveis”, garante a palestrante. Quando um líder consegue se comunicar de forma assertiva com sua equipe, ela reforça, ele conseguirá o respeito que precisa para que juntos alcancem os resultados esperados.

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