Projeto Saber Cuidar promove ações preventivas sobre o tema Violência Sexual contra Crianças

As atividades foram realizadas na Escola Sesc Araranguá e fizeram parte da campanha Maio Laranja. Confira!


10/07/2024 - Atualizado em 10/07/2024 - 451 visualizações

Saber Cuidar

A Escola Sesc de Araranguá promoveu atividades alusivas ao Maio Laranja, "Faça Bonito", que aborda a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa fez parte da programação do Projeto Saber Cuidar, uma estratégia de formação continuada que visa o fortalecimento da promoção dos direitos da criança e do adolescente e a qualificação dos encaminhamentos intersetoriais por meio de encontros mensais. 

O Projeto Saber Cuidar conta com o apoio de uma rede de profissionais, incluindo psicólogos, conselheiros tutelares e profissionais das escolas. Com a importância do processo formativo, os profissionais de educação tornam-se agentes de referência nos procedimentos de acolhida, orientação e encaminhamento das situações de violação de direitos identificadas pela escola. 

Ações Maio Laranja 

As atividades do Maio Laranja foram mediadas pela educadora Cheila de Souza: "Criamos um painel para a conscientização dos alunos e de todo o corpo docente. Realizamos encontros com os alunos por meio de uma dinâmica em sala de aula, com o tema: 'Eu me vejo assim!', com o objetivo de trabalhar sobre a construção da identidade, acolhimento e compreensão de cada aluno presente no contexto escolar e social," explica. 

Em um primeiro momento, exibimos um vídeo do YouTube intitulado "Corrida por 100$ feita de privilégios e desigualdade". Após o vídeo, refletimos sobre nossas escolhas, atitudes e decisões.  Em uma roda de conversa, o professor mediador responsável pelo Projeto Saber Cuidar iniciou com a pergunta: "Como eu me vejo?".

Vários alunos mencionaram que "não se enxergavam como pessoas", "não sabiam quem eram" e "se sentiam perdidos", entre outras respostas que indicam a dificuldade em formar a própria identidade. 

Neste momento, a professora mediadora refletiu sobre o impacto negativo de apelidos pejorativos como "macaco", "beiçudo", "espinhento", "feia" e "insuportável".  Depois, foi colocado um espelho diante de cada aluno com as frases: "Eu vou conquistar os meus sonhos, porque... sou forte, sou corajoso, sou dedicado, sou amado, porque eu me amo, etc." O objetivo era que cada aluno olhasse para si mesmo e se validasse como pessoa, reconhecendo a própria identidade. 

Muitos se viam como os colegas os classificavam, muitas vezes com palavras negativas que, se não abordadas, podem causar problemas emocionais como baixo rendimento escolar, desânimo, isolamento, baixa autoestima e até ansiedade e depressão. 

Finalizamos o encontro com um abraço coletivo, pedidos de desculpas e uma frase em voz alta e clara: "Eu te valido!"  Diante dessa evidência, as decisões curriculares, os programas de trabalho anuais e as dinâmicas cotidianas das unidades educativas devem considerar a necessidade de superar as desigualdades, promovendo um ambiente escolar acolhedor e inclusivo. 

Depoimentos 

Cristieli Porto - Professora de Matemática Unidade: Escola Sesc - Araranguá/SC: "E mais uma vez pude fazer parte de um momento do projeto Ágora e Saber Cuidar. Nesse dia em especial, fui pega de surpresa com a pergunta: 'Como você se vê?' Uma pergunta profunda e bem complexa para alguém que passou por traumas ao longo da vida. Em milésimos de segundos, passou por mim um turbilhão de emoções e experiências do passado.

E, assim como no vídeo apresentado, pude ver quantas vezes fui deixada para trás e então entendi o motivo de algumas coisas parecerem impossíveis para mim. Resiliente! Essa foi a resposta e também um pequeno relato da minha vida, compartilhado não para vitimização nem tampouco para dizer que entendo a situação em que alguns vivem, mas sim para mostrar que não somos definidos por traumas, mas sim pela capacidade de nos reerguermos e seguirmos adiante com dignidade e esperança. No momento final da dinâmica do projeto Ágora, me olhar ao espelho e recitar palavras incentivadoras me fez ver uma alma curada, uma sobrevivente, alguém que escolheu abraçar a luz." 

Jocilene Scaini - Professora de Português Unidade: Escola Sesc - Araranguá/SC: "O Projeto Saber Cuidar foi criado para acolher os alunos que, nesta fase da adolescência, enfrentam diversos desafios. A aplicação da dinâmica 'do espelho' na sala de aula foi carregada de emoções intensas e proporcionou aos alunos a oportunidade de expressarem seus sentimentos e angústias. Além disso, eles se sentiram acolhidos pelos colegas e pelos professores."  

Encerramos este ciclo com a certeza de que cada passo dado, cada reflexão compartilhada e cada abraço ofertado contribuem para a construção de um ambiente escolar mais humano, acolhedor e transformador. Que cada aluno possa encontrar em si mesmo a força para superar desafios e seguir adiante com esperança e dignidade, pois uma educação que acolhe é a chave para transformar vidas e construir um futuro mais justo e humano. 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .