Projeto Papyrus estimula o uso consciente de papel no Sesc em Joinville


14/12/2017 - Atualizado em 22/12/2017 - 621 visualizações

O projeto Papyrus desenvolvido pela Sala de Ciências em parceria com as turmas do 7º ano A e B da Escola Sesc em Joinville teve seu encerramento celebrado com êxito. As atividades foram desenvolvidas durante o período de outubro a dezembro, sob orientação do Prof. Cleberson de Lima Mendes, responsável pela disciplina de Matemática e pela Profa. Karoline Trinks, que ministra a disciplina de Ciências na Unidade, sempre acompanhados pelos estagiários da Sala de Ciências e a Técnica da Educação Complementar, Ana Cristina Rathunde.

A partir da temática sobre reciclagem e o uso consciente de papel, os alunos foram estimulados a discutir e refletir sobre importantes questões ambientais, bem como, questões sociais e políticas voltadas à conservação de recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável.

Inicialmente, os alunos participaram de uma palestra para apresentação do projeto e para que conhecessem os processos de produção e reciclagem do papel. A partir da desse momento, os estudantes sentiram-se engajados para o compromisso individual e coletivo com as ações do projeto, e divididos em grupos, personalizaram uma camiseta para criação de uma logo e nome do grupo para sua identificação nos setores.

Essas equipes escolheram um setor do Sesc para acompanhar e registrar a quantidade de papel que esses setores encaminham para reciclagem. Esse acompanhamento foi realizado durante três semanas, o papel recolhido foi armazenado na Sala de Ciências para ser reciclado ou encaminhado para destinação adequada.

Após esse período, nas aulas de matemática, os alunos elaboram uma tabela com o comparativo da quantidade de papel recolhido, calcularam o percentual de variação entre uma semana e outra, elaboraram gráficos e tabelas para interpretação dos dados. No final, produziram um informativo com papel reciclado com a finalidade de levar a cada setor as informações produzidas durante as etapas de coleta de papel, bem como, sugestões para o uso consciente desse material.

Já nas aulas de Ciências, ocorreu a produção de papel reciclado, com a pigmentação do papel por meio de extratos naturais, utilizando beterraba e couve. A atividade foi elabora de duas maneiras: i) extração dos pigmentos por meio de fervura, e após a extração, tingir o papel com o líquido colorido utilizando o pincel; e ii) na fabricação do papel reciclado incluindo as verduras no momento de bater o papel no liquidificador. No total foram recolhidos aproximadamente 15 kg de papel, que totalizaram em torno de 3000 folhas descartadas.

A culminância do projeto aconteceu em dois momentos. No primeiro, com uma oficina de papel reciclado com a participação dos pais na Mostra de Artes e Ideias, onde os alunos explicaram como funcionou o projeto e junto com sua família produziram o papel reciclado, utilizando também a técnica de extração de pigmentos, desenvolvida na oficina para a fabricação dos papeis, pigmentos de beterraba e folhas verdes. O segundo momento, contou com a presença do gerente da Unidade, Josué Rubens Kleinhempl, que ouviu dos estudantes os resultados do projeto, além de sugestões e preocupações no que tange o uso de papel pelos setores envolvidos.

Segundo a aluna Gabriela Corrêa Trisnoski, do 7 ºB, ficou evidente que o trabalho desenvolvido trouxe resultados positivos. “Eu gostei muito do projeto. Achei uma experiência muito prazerosa e única. Acho que nos próximos anos, quem passar pelo 7º ano deveria ter essa experiência, portanto o projeto deveria continuar. Foi um prazer fazer parte desse projeto. É uma sensação muito boa de ter o papel pronto e usá-lo. Espero que a gente tenha conscientizado todos os setores a não abusarem na quantidade de papel. Quando paramos para pensar, percebemos o grande erro que fazemos ao gastar tanto papel e quanto isso afeta o planeta”.

Para os professores, a prática possibilitou significar os conhecimentos trabalhos em sala de aula, tecendo uma trama de experiências com questões do cotidiano que valorizam o aprendizado. Foi possível sensibilizar os alunos para prática de hábitos e atitudes que favoreçam a conservação ambiental e valorização pela natureza, bem como, de pertencimento como agente transformador no meio em que está inserido, tornando um ser defensor do meio ambiente, além de inseri-lo como um ser crítico e social frente a sociedade em que vivemos. 

Colaboração: Ana Cristina Rathunde, Sesc em Joinville.




Projeto Papyrus estimula o uso consciente de papel no Sesc em Joinville

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