Projeto Mãe Terra: Sustentabilidade discutida na Educação


18/12/2018 - Atualizado em 21/12/2018 - 945 visualizações

Uma das novidades da Educação do Sesc neste ano foi a realização do projeto Mãe Terra, que nasceu da necessidade de se discutir a sustentabilidade de forma crítica em sua integralidade. “Quando se pensa em sustentabilidade normalmente associa-se a questão ambiental, porém a sustentabilidade está abarcada também em questões sociais, econômicas e nas interações entre estas três bases que são indissociáveis”, explica a técnica de Educação Complementar Samantha Fillipon.

O projeto, desenvolvido no Ensino Fundamental das Escolas Sesc e escolas públicas parceiras, é embasado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos pela Organização das Nações Unidades (ONU), com a finalidade de resgatar as realidades locais relacionadas à temática ambiental de forma realista, aprofundada e crítica. Para isso foram utilizados recursos ligados à arte contemporânea, como fotografias e vídeos para captação de imagens, além de pesquisas, visitas técnicas e discussão de textos, onde os envolvidos puderam conhecer mais e discutir a fundo o que é e o que significa ser sustentável. Os conteúdos produzidos pelos estudantes foram expostos em mostras fotográficas e festivais de documentários. Confira abaixo como o projeto foi implementado e ações realizadas.

Primeira Etapa: capacitação das equipes

A primeira etapa do projeto contou com a formação dos professores de ciências do Ensino Fundamental II e de técnicos da Educação Complementar do Sesc/SC, com assessoria do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Alexandre Siminski e da fotógrafa Lilian Barbon. As atividades foram realizadas em uma semana de imersão na Pousada Rural Sesc Lages, quando a equipe foi conduzida à luz da sustentabilidade.

A arte contemporânea, reproduzida a partir de técnicas da fotografia orgânica, proporcionou retomar os valores e a expressividade numa representação gráfica, seja de componentes naturais ou não naturais do ambiente. A fotógrafa Lilian Bardon enfatizou a responsabilidade socioambiental envolvida desde a escolha da imagem e captura, até sua utilização e exposição. Aproveitando esse sinergismo, o professor Alexandre Siminski explicitou o conhecimento científico no meio da natureza, em aula prática. A equipe teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da fauna e da flora local e sua relação com a agrobiodiversidade. Em meio a tantos desafios ambientais enfrentados pela sociedade, as práticas sustentáveis vêm com o intuito de fortalecer o tripé social – ambiental – econômico, e as práticas educativas voltadas à sustentabilidade conduzem ao equilíbrio homem-natureza.

Segunda etapa: trabalho com estudantes do Ensino Fundamental

A etapa seguinte consistiu no desenvolvimento do trabalho com os alunos do Ensino Fundamental das Escolas Sesc e em escolas públicas, atingindo 4.528 estudantes, em 22 cidades catarinenses. Foram utilizadas técnicas como cianotipia, impressão com sumo de agrião, câmara escura e tecnologias como o celular e aplicativos gratuitos para captar fotos e produzir pequenos documentários. O resultado foi conferido por mais de 5 mil pessoas em festivais de documentários e em exposições fotográficas abertas ao público nas Unidades Sesc participantes, com envolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, do Projeto Habilidades de Estudo e turmas oferecidas em contraturno.  Além disso, algumas Unidades promoveram oficinas, palestras, visitas e curso, com a participação de 1.530 clientes.

Para divulgar o projeto, foram realizadas ações que propiciaram momentos de reflexão sobre o tema. Entre elas, os estudantes foram convidados a criar um cartaz em grupo com o tema sustentabilidade. No total foram confeccionados 737 peças gráficas, com materiais alternativos. Cada escola selecionou um cartaz e enviou para o Departamento Regional do Sesc onde uma equipe da área selecionou dois destaques por votação. Ao todo foram enviadas 37 artes, todas muito criativas, ilustrativas da temática e com o uso de diversos materiais. O resultado com todos os trabalhos poderá ser apreciado em uma exposição que circulará pelas Unidades do Sesc/SC em 2019.

A turma do 7º ano da Escola Sesc Itajaí se destacou com o cartaz mais votado. O segundo colocado foi o 8ª ano da Escola Municipal de Educação Básica Arino Bressan, de Tubarão. As duas turmas ganharam brindes do projeto. A turma vencedora foi contemplada ainda com um kit de livros sobre meio ambiente e sustentabilidade para ser compartilhado pela turma em sistema de trocas. Ganhou ainda um passeio ao Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis, realizado no dia 05 de dezembro, onde a turma se divertiu e aproveitou o lindo dia de sol.

Colaboração: Samantha Fillipon, Analista de Educação Complementar Departamento Regional Sesc/SC



A turma do 7º ano da Escola Sesc Itajaí se destacou com o cartaz mais votado

O segundo colocado foi o 8ª ano da Escola Municipal de Educação Básica Arino Bressan, de Tubarão

A turma vencedora ganhou um passeio ao Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis.

Também foi contemplada com um kit de livros sobre meio ambiente e sustentabilidade para ser compartilhado pela turma em sistema de trocas.

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