O projeto da turma de 5 anos integral da Escola Sesc em São
Miguel do Oeste, denominado "Animais Carinhosos" da professora
Juliana da Silva surgiu da grande paixão e encantamento que a turma apresenta
em relação aos dinossauros. Como de costume, ao iniciar um trimestre, cada
criança tem a oportunidade de sugerir uma temática de estudo.
Neste trimestre não foi diferente, cada um recebeu em retalho
de folha A4 e pode desenhar algo que ilustrasse seu desejo de aprender. Foi
colocado todos em uma urna e a professora fez a contabilização das sugestões, e
como era por ela esperado o assunto dinossauro dominou a “votação”. Diante
disto a professora resolveu guardar segredo e surpreendê-los.
Resolveu, então, propor uma vivência que lhes remetessem ao
cotidiano dos pesquisadores de dinossauros. Sem contar-lhes o assunto central
de nosso projeto, enterrou superficialmente, no parque da escola, dezessete
figuras de diferentes dinossauros. Em sala, propôs a turma uma inda atenta ao
parque, no qual iriam descobrir tesouros valiosos e para isso usaríamos
ferramentas mágicas, um pincel de escavação.
Combinou com a turma que com cuidado e atenção fossem usando
seu pincel e “varrendo” o terreno do parque em busca de novas descobertas. Na
chegada ao parque e à busca ao desconhecido, foi nítido o olho brilhando e a
curiosidade latente, a cada pincelada que varria as britas o suspense se
acentuava, até que então o primeiro dinossauro foi encontrado, nesse momento a
euforia se instalou de vez, empenhados e motivados pela busca do seu dinossauro
cada criança procurou determinada pelo parque e todos vibram a cada novo
dinossauro que era “desenterrado”.
Ao final das dezessete imagens encontradas, voltamos para a
sala e contextualizamos nossa vivência, discutindo sobre as dificuldades
encontradas (sol, calor, não saber exatamente onde procurar), a realização ao
atingir o objetivo e finalmente a descoberta do que iríamos aprender e
descobrir neste trimestre. Nesse mesmo momento conversamos sobre a relevância
histórica que tem o trabalho realizado pelos pesquisadores e o quanto
contribuem para a formulação de todo o conhecimento que hoje temos acesso sobre
os dinossauros.
No dia seguinte, as famílias relatavam o quanto cada criança
chegou em casa empolgada com a atividade do dia, contando-lhes a experiência
com alegria, chegando alguns a dizer que mal podiam esperar pelo próximo dia de
aula, para aprender mais coisas sobre os dinossauros. Esse foi o ponto de
partida para um trimestre recheado de descobertas e realizações, projeto este
que é trilhado em grupo, um aprendendo e ensinando com o outro.
Colaboração: Juliana da Silva,
professora do Sesc em São Miguel do Oeste.
Os Dinossauros como temática de estudo
30/10/2017 - Atualizado em 10/11/2017 - 502 visualizações
0 Comentários