Um cientista é um profissional que executa inúmeras atividades em busca de resultados que tragam conhecimento. Para desenvolver suas experiências, esse pesquisador manipula diferentes equipamentos, como becker, erlenmeyer, balão de vidro e proveta, que são vidrarias utilizadas para diversos fins.
No Multilab na Escola Sesc em São Miguel do Oeste, os alunos do 3º ano A e B do Ensino Fundamental conheceram neste trimestre esses e outros equipamentos e suas funções. Trabalharam com a balança de precisão, termohigrômetro e lupa e observaram células sanguíneas no microscópio.
Também realizaram uma atividade, colocando em prática a discussão teórica, a qual proporcionou o manuseio da proveta graduada, funil e pipeta. O objetivo foi verificar a quantidade de água de um recipiente utilizando os mesmos materiais que um cientista pode usar para determinar a quantidade de um líquido, fornecendo resultados mais precisos que expressões como “um pouco”, “muito” ou “mais ou menos”. Os procedimentos foram repetidos até os grupos encontrarem a mesma medição em vários testes para confirmar os resultados.
O manuseio de instrumentos de laboratório proporciona novos desafios para o aprendizado, despertando o desejo de compreender o mundo. Quando potencializamos o material escolar, problematizamos as discussões teóricas, tornamos esse acervo material fonte de pesquisa e saber, deste modo o aluno sente-se atraído pelo conhecimento e o desconhecido transforma-se em impulso para novas e infinitas descobertas.
Colaboração:
Professora Talita Assumpção 3ºano matutino e vespertino
Laboratorista: Marcelí Kaefer Berwanger
Escola Sesc São Miguel do Oeste-SC.
Saiba mais
Nos laboratórios Multilab, alunos do Sesc se tornam pequenos cientistas.