De que forma você entende seu amigo? Será que só podemos nos comunicar através da fala? Ou será que existem outras formas de linguagem? Essas foram as perguntas que abriram o projeto “Música, uma linguagem que permite dançar, cantar e ouvir os sons do coração”, na turma de 4 anos (matutino), da professora Jussara Zandonai, da Escola Sesc Chapecó.
Os alunos questionavam: “Professora, podemos falar com as mãos?”; “Também podemos falar cantando, as músicas falam muito!”; “É difícil falar com as mãos?”; “Se não falamos com a boca, como falamos?”. E chegaram a conclusão, que existem várias formas de linguagem e todas são importantes. As crianças também entenderam que a comunicação permite utilizar todas as partes do nosso corpo, mãos, olhos, braços, sorriso.
A partir desta rica roda de conversa, Libras foi a língua escolhida para ser trabalhada em forma de música. Para esse momento, a professora convidou a colega de trabalho Amanda, que é surda para contar para turma um pouco sobre sua vida, suas dificuldades e sobre tudo o que aprendeu!
Amanda interpretou a música de Roberto Carlos, “Como é grande meu amor por você”. As crianças ficaram fascinadas com a facilidade que ela interpretou. Que grata experiência. Agora em vários momentos, observa-se as crianças fazendo os sinais que aprenderam com a Amanda.
Colaboração: Daniele Reinke, Sesc Chapecó.
Libras: conhecendo a Língua Brasileira de Sinais
12/04/2019 - Atualizado em 15/04/2019 - 698 visualizações
0 Comentários