Escola para adultos: Sesc Ler transforma vidas pelo ensino


28/11/2018 - Atualizado em 28/11/2018 - 1603 visualizações

A educação é uma das principais formas de mudar a vida das pessoas. Fazer isso com jovens e adultos que não tiveram contato com livros por falta de oportunidade é uma maneira de garantir a cidadania e ajudá-los a se livrarem de um estigma. Com o objetivo de elevar a escolaridade dos trabalhadores, o Sesc atua ao longo de sua trajetória com Educação de Jovens e Adultos, no intuito de atender as necessidades de uma clientela que por diferentes motivos não conseguiu completar o ensino regular em idade estabelecida por lei. A EJA é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), garantindo a inclusão social.

Santa Catarina possui três Unidades do Sesc Ler: em Caçador, Canoinhas e Tijucas. O projeto, criado em 1998, nasceu da necessidade de contribuir para a diminuição dos índices de analfabetismo, levando para jovens e adultos não-alfabetizados ou que deixaram a escola muito cedo o mundo das letras, números e palavras. Atualmente, o programa conta com 69 Centros Educacionais, em 18 estados brasileiros, com foco nos municípios com maiores índices de analfabetismo e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

"Me sinto uma menina novamente

Quando criança, a dona Vergínia Franca Castanheira, de 78 anos, estudou até o segundo ano do primário, como era chamado o Ensino Fundamental na época. Mas como morava em um sítio, longe da escola, acabou tendo que abandonar os estudos e ajudar família na roça. Os anos passaram, ela casou, criou quatro filhos, mudou do campo para a cidade de Caçador, onde trabalhou por 23 anos na área de serviços gerais do Hospital Jonas Campos.

A vontade de aprender a ler e escrever ficou guardada no coração, até conhecer o Sesc Ler Caçador. Já aposentada, surgiu a grande oportunidade de voltar a estudar. “Meus filhos que incentivaram, pois eu já estava me achando velha, que seria difícil, que não conseguiria. Hoje, tudo mudou, escrevo cartas para minha filha que mora longe, me comunico melhor com meus netos. Vejo o quanto a minha vida melhorou, o quanto estudar me faz feliz. Me sinto uma menina novamente".

"Realizei o maior sonho da minha vida"

O seu Luiz Pacheco, 61 anos, passou por muitos lugares até aportar em Caçador, por uma oportunidade de trabalho. Ele saiu da casa dos pais, no interior da Bahia, ainda menino e “ganhou o mundo”. Com 10 anos “já era dono do se nariz”, como ele conta, mas os estudos tiveram que ficar de lado. Para se manter e criar os quatro filhos, o trabalho na lavoura foi o caminho e deixou como marcas o prazer de mexer com a terra. A coragem nunca lhe faltou, nem mesmo quando decidiu aprender a ler e escrever no Sesc Ler Caçador.

“Realizei o maior sonho da minha vida, graças ao Sesc. Agradeço muito o carinho e paciência dos nossos queridos professores. Comparado ao que eu sabia antes, posso dizer que agora sou doutor", brinca o estudante que se destaca pelo carisma e esforço. "Antigamente, quando eu precisava pegar um avião no aeroporto e não conseguia ler as placas, era um transtorno”, relembra sem saudade. E como a vida é repleta de desafios, o seu Luiz também participa de algumas oficinas empreendedoras no Sesc, que ensinam a usar o smartphone e aplicativos como o whatsapp. “Assim vou poder me reaproximar dos filhos que estão longe”, conta.

Sesc Ler: alfabetização que incentiva a vontade de aprender

O Sesc Ler oferece a alfabetização e escolarização do 1º segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a todos que tiverem interesse de iniciar ou retornar seus estudos. Oferece também aos alunos ações de saúde, cultura e lazer complementando o desenvolvimento integral do indivíduo. O trabalho desenvolvido é norteado pela busca de uma alfabetização que incentive a criatividade, o raciocínio, a vontade de aprender e mais que isto, a responsabilidade com o autodesenvolvimento dos alunos e com o desenvolvimento social.

“A preocupação do programa é garantir que os conteúdos ganhem significado a partir das experiências vivenciadas, sendo um meio para ampliação do universo dos alunos. Mais que o domínio básico da língua oral e escrita, do cálculo e das representações numéricas, o aluno desenvolve a consciência crítica em cima de sua própria realidade”, declara Valdemir Klamt, gerente de Educação do Sesc em Santa Catarina.

No Estado catarinense, o Sesc também oferece EJA na modalidade Ensino Médio, na Unidade Sesc em Florianópolis (Prainha) e atende por ano letivo cerca de 300 alunos, com idade que varia entre 18 e 74 anos. As ações educacionais desenvolvidas valorizam o aluno em sua potencialidade e atribuem ao currículo escolar eixos de trabalho voltados ao respeito e ao aprendizado colaborativo. A proposta de trabalho com o EJA procura resgatar a natureza social e humanista da educação no sentido de incluir uma clientela evadida do ambiente escolar e transformá-los em alunos capazes de protagonizar histórias e escrever na linha do conhecimento suas experiências vividas no âmbito cultural e social proporcionados. Nos últimos quatro anos, mais de 2.000 alunos estudaram nas quatro Unidades da EJA em Santa Catarina.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de analfabetismo no país vem caindo consideravelmente nos últimos 15 anos. No entanto, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015 mostrou que 13 milhões de brasileiros com mais de 15 anos ainda não sabem ler ou escrever. O Sesc trabalha fortemente para mudar esse cenário.

“A Educação de Jovens e adultos tem como finalidade o compromisso de ir além da certificação de seus alunos, transformando-os em cidadãos conscientes de que a educação é um ato que se constrói no cotidiano. A produção do conhecimento e a partilha de saberes são ações que não se encerram na sala de aula, mas, ao passar por ela, devem sofrer uma dinamização impulsionadora”, enfatiza Valdemir Klamt. Nos próximos anos, o plano do Sesc é ampliar a capacidade de atuação da EJA em Santa Catarina. Almeja-se também realizar um estudo de implantação do Ensino Fundamental II nas Unidades do Sesc Ler e de Ensino Médio Concomitante.

Conteúdos ganham significado a partir das experiências vivenciadas

  

O aluno desenvolve a consciência crítica em cima de sua própria realidade

  

Rede de Escolas Sesc 

Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.

Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019

Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/. Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista. As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .