Ensino Médio e Técnico Sesc e Senac: Jovens criativos e tecnológicos se preparam para o mercado de trabalho


09/10/2018 - Atualizado em 26/10/2018 - 877 visualizações

Jonatas Lacerda, Isabela Alborgheti, Gustavo (Ash) Soares das Chagas e Manuela Francisco são adolescentes criativos, nascidos no século 21, que gostam de tecnologia e de novos desafios. Eles são colegas na primeira turma do Ensino Médio Sesc e Senac, integrado ao Ensino Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça e estão entusiasmados em poder estudar em uma escola que acompanha os seus interesses.

"Mercado com grande potencial"

“Fiquei muito feliz quando soube deste curso, pois sempre quis trabalhar com criação de jogos. É um mercado que tem um grande potencial. No início estava um pouco preocupado com a carga horária elevada, mas é tão legal que nem vejo o tempo passar”, conta Jonatas, de 17 anos, destacando que sobra disposição até mesmo para fazer academia no Sesc, no final do dia, com alguns colegas.

Assim como Jonatas, os 24 alunos na turma do 1º Ano, estão no momento de pensar a carreira que pretendem seguir e querem estar preparados para o mercado de trabalho. Para eles, o conhecimento em tecnologia atrelado às diversas áreas de atuação e o desenvolvimento de habilidades criativas são grandes diferenciais. Por isso escolheram uma escola com conteúdo robusto e criatividade, com professores qualificados, aprendizagem que utiliza metodologias ativas, preocupada com as questões socioemocionais e aberta ao diálogo.

"Minha vida tomou um novo rumo"

Isabela, 15 anos, está descobrindo esse novo mundo repleto de possibilidades dentro da escola. “No dia em que eu resolvi vir para cá, a minha vida mudou totalmente, tomou um outro rumo. Se não tivesse feito essa escolha, provavelmente iria para uma profissão cotidiana, seria professora ou advogada. Nunca pensei que poderia trabalhar com TI, ou ser animadora, conseguir programar, até porque tinha pouco conhecimento em informática. O Ensino Médio do Sesc e Senac me abriu um leque de oportunidades”, celebra. A estudante salienta também a autonomia e liberdade que adquiriu nesses meses. “Estava na hora de ser um pouco mais independente. Eu pego o ônibus de manhã cedo e volto para a casa só a noite. Essa é uma experiência nova para mim, é uma rotina bem mais pesada do que a que tinha antes, mas muito mais interessante, que no final vai valer a pena”.

A proposta pedagógica do curso prevê, além da formação básica, uma carga horária maior nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês (que tem o dobro de horas de um curso comum). As atividades acontecem nos períodos matutino e vespertino, somando 30 aulas por semana com disciplinas do Ensino Médio e 15 aulas do Curso Técnico.

"Superou minhas expectativas"

Gustavo (Ash), 15 anos, seguiu os antigos colegas nesse novo desafio e não se arrependeu. Hoje é um dos líderes da turma. “O curso superou as minhas expectativas. É muito melhor do que tudo que já tinha feito. Os professores são ótimos, consigo conversar com todo mundo e a interação entre o grupo é muito bacana”, celebra. Gustavo (Ash) tem uma ligação forte com tecnologia e jogos e encontrou na escola a possibilidade de ampliar o repertório, com outras atividades oferecidas voltadas à arte, como oficinas de audiovisual, fotografia, pintura, escultura e desenho realista. “Estou aprendendo uma gama de coisas que estão me ajudando aprimorar o meu trabalho, além de complementar alguns conhecimentos em design, programação, roteiro e edição de vídeo, que podem me levar para vários caminhos diferentes”.

Os alunos têm acesso a laboratório de informática, jogos digitais e aprendizado. Além disso,o curso prioriza a realização de projetos pessoais e temas como pesquisa, empreendedorismo e competências socioemocionais. Outro diferencial é a avaliação dos alunos, que se dá pela metodologia de competências, ou seja, é analisada sua capacidade de resolver problemas, tomar decisões e utilizar os conhecimentos adquiridos.

"Paixão pela arte e games"

“É totalmente diferente das outras escolas de Ensino Médio, a metodologia, a liberdade, o material didático utilizado, que facilita bastante a vida. A avaliação por conceito ao meu ver é muito mais humana. Os professores sempre nos dão feedbacks, destacam o que está bom e o que podemos melhorar”, conta Manuela Francisco, 15 anos e confessa “Não fui eu que escolhi vir para cá, mas no final acabei gostando bastante”. No futuro, a jovem quer trabalhar com design gráfico ou ilustração voltada para o jogo. “Gosto de jogar desde criança e também de desenhar. Aqui, consegui unir minha paixão pela arte e pelos games”.

Além da programação de jogos para computador, console e dispositivos móveis, os alunos são capacitados a pensar soluções inovadoras por meio da tecnologia. No futuro, poderão atuar em qualquer área que exija raciocínio lógico, inovação, solução de problemas, desenvolvimento de softwares e novos campos como gamificação e startups. .

Desafio do ano: grupos desenvolvem jogos digitais educativos 

Um dos trabalhos em destaque neste ano, o Projeto Integrador está propiciando aos alunos desenvolverem um jogo digital com caráter educativo, que relacione as unidades curriculares do Ensino Médio e proponha alguma solução para a sociedade. A atividade é realizada em grupos de 5 ou 6 alunos, cada um responsável por alguma etapa do processo, entre elas a elaboração do roteiro, design, cenários, personagens, sonoplastia, programação, mecânica e animação.

Jonatas e Isabela são integrante da “Equipe Up”, nome escolhido pelo grupo, e estão criando um jogo de perguntas e respostas sobre as disciplinas estudadas em sala de aula. A trama apresenta um garoto que estava indo mal na escola, mas à medida que vai estudando evolui. “É um jogo de ação em 2D, tipo o Super Mario, onde os personagens voam conseguem entrar nos portais. É didático, mas é envolvente”, explica Jonatas. “Nós trabalhamos juntos e tomamos as decisões importantes por votação, em uma relação harmoniosa”, reforça Isabela.

Gustavo (Ash) e Manuela atuam na equipe LamLan (iniciais dos nomes dos integrantes) e trabalham no jogo intitulado "Dom Miss the Quiz". “Somos super comerciais”, brincam os estudantes. No jogo, o personagem principal é transferido de escola e se depara com colegas ‘diferentões’. O plano é ajudá-los mostrando que merecem respeito”. São 12 fases, uma por disciplina, e cada personagem é o estereótipo de uma matéria. “Neste momento, estamos focados no roteiro, em criar diálogos dinâmicos e dar vida aos personagens. Está sendo divertido, mas ainda tem bastante coisa pela frente”, conta Ash. “Fico feliz em saber que este trabalho pode ajudar outros estudantes a aprenderem os conteúdos do Ensino Médio”, salienta Manuela.

Laboratório de Jogos Digitais

Laboratório de Jogos Digitais

Multilab

  

Biblioteca Sesc

  

Matrículas Abertas 

O Sesc e o Senac em Santa Catarina ofertam o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, na cidade de Palhoça. As duas instituições trabalham com Ensino Médio a partir da experiência consolidada nas suas áreas de atuação – Educação Básica (Sesc) e Profissional (Senac). O objetivo desta proposta integrada é formar profissionais técnicos com habilidades criativas, preparados para o mercado de trabalho, e que possam agregar o conhecimento em tecnologia nas diversas áreas de atuação. As aulas buscam desenvolver no o aluno o raciocínio lógico adequado para encontrar soluções aos problemas do cotidiano.

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DIFERENCIAIS DO CURSO

  • O aluno sai do Ensino Médio já com uma profissão reconhecida e de grande aderência ao mercado de trabalho da região;
  • Alinhamento ao novo Ensino Médio Nacional;
  • Carga Horária elevada de Inglês, Matemática e Português;
  • Metodologia ativa (ambiente de aprendizagem personalizado, por projeto, habilidade para a vida real, estimulando o empreendedorismo).
  • Metodologia por competência.
  • Material didático: Pueri Domus/Conexia

A coleção Pueri Domus/Conexia tem como foco a aprovação dos alunos nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e apresenta atividades contextualizadas, para a completa formação do estudante. Oferece atividades e exercícios para que o aluno possa se aprimorar e testar-se no vestibular de sua escolha.

ONDE ESTE JOVEM PODERÁ ATUAR AO FINAL DO CURSO?
  • Cursar Ensino Superior;
  • Mercado de Trabalho;
  • Gamificação de Processos (treinamentos e simulações);
  • Criação de softwares;
  • Consultoria em resolução de problemas;
  • Startups de inovação;
  • Governo e suas verticais.

INFRAESTRUTURA
  • Realização das aulas nas dependências do Senac;
  • Utilização dos laboratórios do Senac/Sesc;
  • Educação Física na quadra do Sesc;
  • Laboratório de Informática atualizado;
  • Laboratório de Jogos Digitais;
  • Laboratório de Aprendizagem.

ALIMENTAÇÃO
Restaurante Sesc Palhoça
Serviço de refeição com desconto de 50%.

CRONOGRAMA
Ensino Médio: 30 tempos/aulas por semana
- 2ª a 6ª manhã (5 aulas/dia)
- 2ª a 5ª tarde (5 aulas/dia)
Horário: 07h30 às 11h55 e das 13h às 17h10

Início das aulas: 13/02/2019
Término do ano letivo: 18/12/2019
Recesso Escolar: 22/07 a 02/08/2019

CERTIFICAÇÃO
Certificado com toda a carga horária e com a assinatura do Sesc e do Senac.



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