30 ideias de brincadeiras educativas e de atividades para as crianças


20/03/2020 - Atualizado em 12/07/2024 - 20000 visualizações

Na área de Educação, nossa equipe compartilha sugestões de brincadeiras educativas e atividades para as crianças. Confira!

Para crianças da Educação Infantil e Fundamental I

  • 01: Desenho e pintura usando diferentes suportes (papel craft, cartolina, tela, folhas secas, pedras, jornal, revista, isopor, caixas de papelão) e elementos gráficos (pincel, dedo, esponja, rolha, giz de cera, lápis de cor, canetinha).
  • 02: Mistura de elementos para observação e como experiência motora: água, terra, areia, tinta, cola, folhas secas. Dá para usar essas misturas para pintar, desenhar ou simplesmente explorar suas sensações e observar seus efeitos.
  • 03: Escrever a rotina do dia e fazer um calendário para ajuda na organização temporal.
  • 04: Construir cenários com as crianças, usando objetos como lençol, caixas de papelão, sucata, roupas e acessórios dos adultos, esteira de praia etc. Ideias de cenário: cabaninha, praia, barco, cômodos de casa, castelo, utensílios domésticos (fogão, pia etc.).
  • 05: Brincar de faz de conta.
  • 06: Imitar animais.
  • 07: Fazer som do vento, da chuva, do trovão, do carro, do avião etc.
  • 08: Fazer caretas na frente do espelho.
  • 09: Explorar os barulhos que o corpo ou objetos podem fazer.

Para crianças de todas as idades

  • 01: Encenar histórias.
  • 02: Ajudar a cozinhar.
  • 03: Ajudar na organização e limpeza da casa.
  • 04: Jogo da forca.
  • 05: Dançar.
  • 06: Cantar músicas lentamente, rapidamente, no ritmo normal.
  • 07: Brincadeira de estátua.
  • 08: Brincadeira de telefone sem fio.
  • 09: Ler livros, poemas, parlendas.
  • 10: Piquenique (na sala mesmo!).
  • 11: Plantar; cuidar das plantas.
  • 12: Mímica.
  • 13: Trava-língua.
  • 14: Adivinhas.
  • 15: Ver fotos antigas.
  • 16: Fazer desenhos de observação de pessoas, animais, natureza, alimentos etc.
  • 17: Fazer desenhos sobre uma história.
  • 18: Escrever: listas, poemas, cartas, livros, sobre seus sentimentos, histórias em quadrinhos etc. Quando a criança não tem domínio sobre o sistema de escrita, o adulto pode ser o escriba.
  • 19: Investigar e pesquisar sobre curiosidades das crianças e adolescentes (sobre animais, natureza, história etc.).
  • 20: Fazer uma planta de casa e/ ou uma maquete, usando sucata, caixas, tecidos etc.
  • 21: Medir os ambientes da casa, pessoas ou objetos, usando instrumentos convencionais (régua, trena etc.) ou não convencionais (palmas, passos etc.).

Colaboração: Fernanda Mello de Moura, técnica de Educação Sesc Santa Catarina – Departamento Regional


1 Comentários

gabriela

15/02/2023 tenho 10 ano mais gostei.

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .