O ensino bilíngue na Educação Infantil tem como objetivo aproximar a língua inglesa do aluno, viabilizando não somente o desenvolvimento das habilidades linguísticas da criança, mas também sua apropriação da cultura global, que será abordada na escola através do idioma estrangeiro. Nas 22 Escolas Sesc em Santa Catarina isso acontece através do “Momento Bilíngue”. Todos os dias, os alunos das turmas de 2 a 5 anos têm 30 minutos de pura imersão na língua inglesa (duas horas e meia por semana), em um ambiente lúdico e repleto de possibilidades.
Na Escola Sesc Curitibanos, as atividades seguem uma rotina diária, o que é muito importante, pois torna as crianças mais calmas e confiantes. Desta forma, elas sabem o que esperar e como agir diante de cada proposta.
Os encontros iniciam com a música “Hello, Good morning, Good afternoon”, cantada por todos. Logo depois, falamos sobre o clima e vem a hora da saudação. As atividades são desenvolvidas em uma roda, para estimular a interação do grupo, o pensamento das crianças, enriquecer suas competências sociais e expandir sua atenção.
As aulas anteriores sempre são revisadas pois os alunos precisam de prática constante de novos vocabulários, através das músicas, jogos e brincadeiras. As crianças também são envolvidas nas contações de histórias, podendo interpretar falas ou ações dos personagens, prevendo assim, o que vai acontecer. As atividades manuais também são trabalhadas como artes e projetos relacionados ao foco de linguagem.
Os encontros são encerrados com uma canção de despedida “Goodbye song”. É muito importante, dizer o “até logo” para as crianças, elogiando-as pela participação no momento bilíngue.
Por Aline Beber, professora do Momento Bilíngue na Escola Sesc Curitibanos.
A rotina diária do Momento Bilíngue na Escola Sesc Curitibanos
23/04/2019 - Atualizado em 23/04/2019 - 893 visualizações
Saiba mais
Bilíngue, um momento lúdico e de aprendizagem na Educação Infantil do Sesc.