
Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre escola, estudantes e famílias, a Escola Sesc Araranguá realizou, no dia 30 de junho, um encontro formativo com a participação de representantes da Polícia Civil de Santa Catarina.
Os delegados Diego e Eliane e a psicóloga Karol conduziram uma palestra sobre bullying e cyberbullying, trazendo informações, reflexões e orientações importantes para a comunidade escolar.
A ação integra o Projeto Ágora, coordenado pela professora Cheila Rafael, e reafirma o compromisso da unidade com a promoção de relações saudáveis, da escuta ativa e do respeito mútuo no ambiente escolar.
A programação do encontro foi dividida em dois momentos principais. No período da manhã, os alunos do Ensino Fundamental II e do projeto Criar participaram de uma roda de conversa com os representantes da Polícia Civil, tendo a oportunidade de tirar dúvidas, refletir sobre suas atitudes e entender melhor o impacto de comportamentos violentos ou discriminatórios nas relações de convivência. À noite, foi a vez das famílias.
Em um encontro marcado por falas contundentes e acolhedoras, os convidados compartilharam a realidade enfrentada pela corporação em casos de bullying e destacaram a importância da parceria entre escola e responsáveis no enfrentamento desse tipo de situação.
A mãe Cinara, responsável pela estudante Luiza, do 3º ano, deixou seu agradecimento:
“Agradeço à escola e aos delegados pela valiosa palestra.
Foi um aprendizado, reforçando a importância de estarmos atentos, pois nossos filhos podem ser vítimas ou até vítimadores. Não é fácil, mas temos a obrigação de tentar, todos os dias, construir um ambiente respeitoso e amoroso para nossas crianças. Obrigada pelo cuidado que faz toda a diferença na formação dos nossos filhos!”
O Projeto Ágora promove ações mensais com foco na escuta qualificada e na mediação de conflitos, oferecendo espaços reais de participação para os estudantes e fortalecendo vínculos entre todos os envolvidos no processo educativo.
A Escola Sesc Araranguá agradece à Polícia Civil de Santa Catarina pela parceria e à professora Cheila Rafael pela dedicação na condução do projeto. Mais do que formar estudantes, a escola se dedica diariamente à formação de cidadãos conscientes, solidários e preparados para viver em sociedade.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários