A música vem sendo relacionada como parte do currículo escolar há muito tempo em nosso país. É natural quando uma criança ouve uma canção, sair pulando, dançando e expressando-se. Dessa maneira é inevitável e imprescindível o trabalho pedagógico integrado ao eixo da musicalização. Em sala de aula é comum o trabalho com músicas para acalmar, dançar, cantar, dramatizar, em atividades rotineiras, sempre com intuito pedagógico. A música oportuniza muitos conhecimentos, viagens a lugares (imaginários), aprendizagem sobre culturas, expressão corporal e linguagens.
Nessa perspectiva a turma de 2 e 3 anos da professora Patrícia, do Sesc em São Bento do Sul, desenvolve um projeto sobre “histórias cantadas”. Uma das atividades desenvolvidas foi a visita da professora, violinista, Lidiane Tascheck, que conversou e deslumbrou o universo musical. Lidiane explorou com os alunos uma linda história envolvendo o personagem da “mosca”, nessa história cantada mostrou o violino, seus sons e mostrou a estrutura do instrumento musical.
As crianças maravilhadas com as melodias apresentadas, cantaram, dançaram e envolveram-se de maneira significativa na atividade. A professora Lidiane oportunizou que as demais turmas da Educação Infantil participassem do momento e, assim, a aluna Antônia, de 5 anos, mostrou suas habilidades com o violino. Houve também o momento de manipulação de instrumentos sonoros (tambores, pratos, chocalhos...) em que se formou uma bandinha seguindo ritmos orientados, assim como a execução de várias cantigas. Foi uma tarde maravilhosa, de muitas aprendizagens e enriquecimento musical para as crianças.
Contribuição: Patrícia Simone Wilaczynski, professora de Educação Infantil do Sesc em São Bento do Sul.
0 Comentários