Evento tradicional do calendário cultural da cidade, o festival Jaraguá em Dança este ano teve um total de 15 sessões e voltou a contar com a participação de público, restrito a 30% da capacidade do local, o que correspondeu a 280 pessoas por sessão. A medida seguiu as orientações dos decretos sanitários de enfrentamento à pandemia de Coronavírus, que também incluiu uso de máscaras e distanciamento social nas dependências do teatro.
Com a participação de 33 entidades, 1.225 bailarinos e 55 coreógrafos, o Sesc é claro, não ficou de fora desta celebração e participou do evento com cinco coreografias das turmas de Ballet, Jazz, Danças Urbanas e Dança Livre, todas sob a orientação do instrutor Sérgio de Almeida. No primeiro final de semana do festival, se apresentaram no sábado as turmas de Dança Livre, com a coreografia “A Banana é Minha!” e o Jazz Adolescente, com a coreografia “Quando a Paixão Acontece”.
No domingo, nossa turma de Ballet 1º ano apresentou a coreografia “Baile das Princesas”. No segundo final de semana foi a vez das turmas de Danças Urbanas se apresentarem com a coreografia “As Guardas do Castelo” e a turma de Ballet Preparatório, que encerrou a nossa participação no evento, com a coreografia “Baile das Princesinhas”.
“Faz parte do conteúdo programático dos cursos do Sesc a experiência de palco, o contato com o público e a exposição dos processos de criação e trabalhos finalizados, porém neste ano pisar em um palco teve um sentido maior, já que a pandemia causou um tumulto não só nas aulas como na vida de todos nós, então voltar a se apresentar em um evento de grande porte, com público presencial, simbolizou uma vitória do grupo - bailarinas, familiares e profissionais da Instituição -, que mantiveram a esperança e a motivação necessária para que isso acontecesse”, destacou o técnico de Cultura do Sesc Jaraguá do Sul, Paulo Zwolinski.
De acordo com o instrutor de Dança do Sesc Jaraguá e coreógrafo, Sérgio de Almeida “neste momento, principalmente, é maravilhoso poder ver as nossas pequenas bailarinas no palco, e proporcionar essa experiência para elas, depois de quase dois anos longe dos palcos. É sempre um estímulo a mais para as alunas, que voltam e se integrar com o todo do movimento da dança na cidade, dando essa sensação de pertencimento e noção do coletivo. Para as bailarinas das nossas turmas, em todos os gêneros de Dança, é adentrar no mundo mágico do espetáculo. E também um desafio, encarando luz, palco, público (ainda que reduzido) e todos os processos de organização até o momento da apresentação. E as nossas alunas foram maravilhosas em suas participações, deixando toda a equipe muito orgulhosa. Mas, principalmente - e o mais importante -, elas saíram felizes e realizadas desta experiência, o que nos deixa, também, ainda mais felizes.”
Já Fabíola Riegel Vegini, mãe da aluna de Dança Livre Luana Riegel Vegini, diz que “foi um misto de emoções a Luana subir no palco novamente! Foi especial, do jeitinho dela, cada passo contadinho, tudo perfeito. Ela se cobra e ainda puxa todo mundo junto, não se importa se o público foi menor, porque o mais grandioso foi estar no palco, onde a luz chega a tocar a nossa alma e cada passo foi sentido nas batidas dos nossos corações. Ao final, quando o calor dos aplausos chegou e o sonho se tornou real, caiu uma lágrima dela lá e uma minha aqui! Ela dança para a vida, a vida, toda vida! Obrigado ao professor Sérgio pela dedicação e carinho com minha pequena.”
Para a gerente da Unidade Sesc Jaraguá do Sul, Sandra Helena Eleutério da Silva, “o retorno aos palcos após um longo período de incertezas, se traduz em emoção e felicidade, principalmente pelo retorno das apresentações presenciais acontecer no Festival Jaraguá em Dança, um evento de grande relevância em nossa cidade e no estado. Agradecemos a confiança de cada bailarina e suas famílias por acreditar conosco que era possível, com toda as medidas de segurança, retornar as apresentações e manter viva a arte da dança".
Para quem quiser conferir o resultado do nosso trabalho, todas as apresentações do 27º Jaraguá em Dança estão disponíveis no canal do YouTube da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Jaraguá do Sul.
Colaboração: Paulo Lissa Zwolinski, técnico de Cultura Sesc Jaraguá do Sul.
Turmas de Dança do Sesc Jaraguá do Sul participam do 27º Jaraguá em Dança
06/10/2021 - Atualizado em 06/10/2021 - 850 visualizações
0 Comentários