No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11), o Sesc Brasil lança o documentário "Negros em Desterro - histórias de resistência" no seu canal do YouTube. Com roteiro e apresentação de Rodrigo Stüpp, o Guia Manezinho, com produção executiva da Contexto Filmes. O vídeo é uma realização do Sesc-SC e conta com tradução em Libras.
O curta-metragem abre a websérie “Vivências” do Sesc Brasil, que que vai levar ao público roteiros patrimoniais de diversas regiões do país, repletos de história e cultura. O projeto integra uma programação nacional sobre Memória Social e Patrimônio Cultural e tem o objetivo de promover um olhar crítico e reflexivo sobre a nossa sociedade e fomentar o exercício da cidadania a partir do conhecimento dos processos de formação e apropriação da memória e do patrimônio cultural brasileiro..
"Negros em Desterro - histórias de resistência" convida para uma caminhada histórica a partir do olhar dos africanos e seus descendentes pela história dos negros em Florianópolis, que é pouco contada e acaba oprimida pela colonização açoriana (portuguesa). Parte do vídeo foi gravado no novo Museu de Florianópolis, mais precisamente da sala expositiva “Fluxos e Atravessamentos”, que destaca a diversidade que marca a trajetória da cidade, e traz fatos relevantes, como os negros serem 35% da população da Capital em determinado período do século 18.
O documentário também será exibido nos primeiros dia de visitação gratuita do Museu de Florianópolis, que será inaugurado pelo Sesc-SC e Prefeitura Municipal na próxima terça-feira, dia 23/11 e abre as portas ao público no dia 24/11. Clique aqui para mais informações sobre a abertura deste espaço de preservação da memória da cidade e reflexão sobre sua contemporaneidade.
Sesc lança o documentário "Negros em Desterro - histórias de resistência" no YouTube
18/11/2021 - Atualizado em 19/11/2021 - 1091 visualizações
0 Comentários