Lançamento do livro "A Voz dos Meus Olhos", vencedor do Prêmio Literário Sesc Criança

Presidente da Fecomércio, Diretora Regional do Sesc e Secretário de Educação de Florianópolis e chefe da Divisão de Bibliotecas participam do evento no Sesc Prainha


19/04/2023 - Atualizado em 03/05/2023 - 1878 visualizações

Na data em que se comemora o Dia do Livro Infantil, o Sesc-SC lançou o livro "A Voz dos Meus Olhos", vencedor da segunda edição do Prêmio Literário Sesc Criança. 

O evento realizado na Biblioteca do Sesc Prainha, teve a presença da escritora Cynthia Valente e do ilustrador Fernando Zenshô que, acompanhados dos filhos, responderam às perguntas dos pequenos leitores da Escola Sesc, do Instituto Estadual de Educação e da Creche Celso Ramos.

A abertura da programação foi feita pelo Presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni; pela Diretora Regional interina do Sesc, Simone Karla Rocha Batista; pelo Secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira e pela chefe Divisão de Bibliotecas das Escolas Municipais, Waleska Franceschi.

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, explica que o livro foi distribuído aos membros do Conselho da entidade e às bibliotecas do Sesc em todo Brasil, além de instituições e escolas municipais. 

O presidente da Fecomércio destacou a importância de iniciativas como o Prêmio Literário Sesc Criança para estimular a revelação de escritores catarinenses e  a promoção da literatura infantil no estado. Ele recebeu um exemplar autografado pelos autores e informou que o título está sendo distribuído para bibliotecas municipais, instituições e para Unidades do Sesc em todo Brasil.

A bibliotecária do Sesc Prainha, Verônica Rocha, narrou a história e apresentou as ilustrações para o público formado por frequentadores da biblioteca, estudantes, escritores e aspirantes a escritores, equipe da Secretaria Municipal de Educação e convidados especiais dos autores do título, entre familiares e amigos.

Presença especial

A troca entre os olhares da mãe, Cynthia Valente, com o filho, Caiano, explica como nasceu a narrativa vencedora do Prêmio Literário Sesc Criança.  A linguagem estabelecida entre os dois é tão forte, que supera qualquer vocalização. Embora não se expresse verbalmente, Caiano diz muito.  

E ele mostrou isso no evento de lançamento do livro, diante de todo o público do Sesc Prainha. Agradeceu as palmas, cheio de orgulho da mãe, com muitos sorrisos, mostrando que, mais que lirismo, as frases do livro descrevem, na verdade, o cotidiano dele com a mãe solo e o irmão Ian. 

A voz narrativa no livro é do próprio Caiano. Ele solta as palavras que só os corações mais sensíveis podem ouvir. Cynthia é professora de literatura da Universidade Federal de Santa Catarina e tem outros livros publicados como "Juca na Bicicleta". 

"A Voz dos Meus Olhos" foi inspirado na relação dela com o filho Caiano, de 13 anos, que tem paralisia cerebral. Ele emite sons, mas não fala. Pelo menos não da forma convencional.

"Para você perceber o que ele quer você tem que prestar atenção no que ele olha e como ele responde sorrindo, ou deixando de sorrir. Ele é extremamente expressivo e se comunica assim na escola, com os amigos, é uma criança muito carismática, vive rodeado de crianças".

Na busca pela autonomia de Caiano, para que mais pessoas possam ouvir tudo o que ele tem a dizer, Cynthia está em busca de uma solução tecnológica, capaz de intermediar essa leitura. A ideia do livro surgiu exatamente após um longo dia de investigação e busca nesse sentido. Quando parou para ver o celular, se deparou com a notícia do Prêmio Literário Sesc Criança.

"Olhei para o Caiano que já estava dormindo e escrevi o texto... O texto surgiu do que ele estava me dizendo, é como se eles tivesse narrando para mim".

"A Voz dos Meus Olhos" é mais sobre escutar do que sobre falar. Sobre a importância de estar atento e aberto para entender a criança além das palavras. Muitas pessoas falantes não conseguem se comunicar com quem amam, não conseguem dizer o que realmente sente.

Esse não é o caso do Caiano. Ele sabe falar muito bem para quem está pronto para escutar a voz dos seus olhos.

Narrativa visual

A ilustração foi feita manualmente em aquarela. Após várias conversas do ilustrador Fernando Zenshô com a escritora Cynthia Valente, vídeos com o filho Caiano, que inspirou a obra e observação de detalhes do cotidiano da criança, Zenshô capturou elementos e detalhes que enriqueceram (ainda mais) a poética do livro. 

A gatinha Serena, a música, o All Star vermelho, os brinquedos que fazem Caiano abrir seu largo sorriso, conduzem o leitor ao seu universo particular.

O trabalho do ilustrador considerou todo o contexto, indo além do texto, inserindo novas informações sobre a história que vão sendo reveladas, aos poucos, pelos desenhos. Trabalhar o universo imagético e interior do menino somou à obra e transformou o livro nesse primor que merece ser lido e relido muitas vezes.

O Fernando conseguiu captar a profundidade da relação entre nós dois e fez essa maravilha, essa beleza. Foi pescando alguns detalhes do meu cotidiano a partir de fotos e conversas e pegou elementos fundamentais como a gatinha, o quartinho dele, um pouco dessa solidão, mas com alegria, com poesia. Para mim extrapolou a expectativa.

Todo o trabalho foi feito manualmente em aquarela. A técnica foi escolhida por ser o primeiro contato que geralmente as crianças tem quando começam a se aventurar nas artes visuais. A mistura da tinta com a água cria formas e cores únicas que conseguiram dar um efeito meio mágico, assim como o universo de Caiano. Após várias conversas com Cynthia, Fernando Zenshô conseguiu transformar, em imagem, a história de amor entre mãe e filho. 

A maneira como ela falou do Caiano era de um transbordamento de afeto, é lógico que tem os desafios de cuidar de uma criança especial, mas ela colocou toda alegria, o amor. E tem o universo do Caiano, poético. Tem que ser uma ilustração muito rica, colorida, o mundo dele é assim, pensei justamente em não revelar, só deixar para o final, porque todo universo dele é mais importante do que contar que ele é especial: a música, a praia, o irmão...

Caiano, 13 anos


"JÁ OUVI DIZER QUE NADA É FÁCIL PARA MIM.

NÃO É BEM ASSIM, SORRIR É MUITO FÁCIL,

E FICA AINDA MAIS FÁCIL

QUANDO ENCONTRO ALGUÉM

QUE SABE CONVERSAR

COM A VOZ DOS MEUS OLHOS."


Semana Municipal do livro Infantil

O lançamento do livro A Voz dos Meus Olhos fez parte da programação da Semana Municipal do Livro Infantil. Membros da equipe da Divisão de Bibliotecas Municipais participaram do evento, inclusive escritores de literatura infanto juvenil catarinenses.

A escritora, Adriana Sgarbosa, apresentou às crianças da biblioteca do Sesc Prainha o livro "O Ursinho que Pulava Colorido" inspirado no neto sapeca que adora pular.

"Entre a Ilha e as Montanhas", de Michel Soares Santos, conta as aventuras na trilha do Morro da Cambirela, em Palhoça na Grande Florianópolis chamando atenção para a importância do cuidado com a natureza.

"Araponga e Gralha Azul" , de Thiago Silva conta a história de duas aves surdas e super inteligentes. Ele fala sobre o pássaro símbolo da região em uma história em quadrinhos.

Todos conversaram com as crianças e tiveram a oportunidade de transformar o Dia Nacional do Livro Infantil em memórias que vão render muita história para contar.


Escute na edição especial do Página Sonora, a narrativa "A Voz dos Meus Olhos", gravada pela autora Cynthia Valente. 

Depoimentos das crianças no evento

Muito inspirador... 

Ana Luisa dos Santos Pereira, 11 anos, aluna do Instituto Estadual de Educação

Achei muito interessante, quero muito ler!

Benjamin Teodoro, 13 anos, aluno do Instituto Estadual de Educação

Sesc Brusque

Biblioteca Sesc Chapecó

Biblioteca Sesc Canoinhas

Biblioteca Sesc Brusque

Biblioteca Sesc Criciúma

Biblioteca Sesc Itajaí

Biblioteca Sesc Prainha

Biblioteca Sesc Jaraguá do Sul

Biblioteca Sesc São Bento do Sul

Biblioteca Sesc Mafra

Biblioteca Sesc Tijucas

Centro Cultural Vidal Ramos - Lages

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .