Sesc inicia série de debates virtuais sobre a cultura e arte educação


30/06/2022 - Atualizado em 30/06/2022 - 761 visualizações

Como, de que maneira e por quais caminhos a cultura pode colaborar com a aprendizagem da arte na escola?

De 30 de junho a 30 de julho, o Sesc em todo o país promove uma série de debates sobre a aprendizagem da arte na escola, tendo como fio condutor a diversidade cultural do Brasil. O objetivo é estimular uma educação por inteiro e discutir o impacto das áreas da Dança, Teatro, Artes Visuais e Música no ensino. A reflexão terá a cultura como base, já que é por meio dessa dimensão social que pessoas e grupos se expressam, se identificam e se afirmam.

O Sesc Santa Catarina participa do projeto com a realização da LiveDança Educação: percursos do corpo na arte” na próxima terça-feira, 5/7, às 16h, pelo YouTube do Sesc Brasil. O encontro virtual trará as experiências mediadoras de dois artistas catarinenses, Ida Mara Freire (Florianópolis/SC) e Jessé Cruz (Joinville/SC), com a intencionalidade de promover as discussões e reflexões no âmbito da arte educação nos espaços escolares, tendo o tema delineador, a dança educação como processo vivido pelo corpo por meio das experiências criativas, artísticas e educativas.

A curadoria é da técnica de Cultura do Sesc Blumenau, Desiree Silveira e do analista de Cultura do Departamento Regional do Sesc-SC, Rogaciano Rodrigues.

Nas mediações arte educação, os artistas trazem para o encontro formativo a dança educativa, memória corporal, a escuta do sensível e o movimento corporal como forma de tecer a existência. Bem como, as vozes do silêncio, a experiência do sensível, as danças populares, a dimensões expressivas do corpo afro-brasileiro e a ancestralidade nos territórios educacionais.


Confira a programação completa:

30/6 – Quinta-feira – Departamento Nacional do Sesc – Como, de que maneira e por quais caminhos a cultura pode colaborar com a aprendizagem da arte na escola?, com Cynthia Rodrigues e Marcos Rego.

1/7 – Sexta-feira – Polo Socioambiental – A casa como território da expressão, com Amália Barrio Rodrigues e Natália Alves de Oliveira.

2/7 – Sábado – Mato Grosso – O corpo em movimento para salvaguardar as expressões culturais cuiabanas, com Grupo Flor de Atalaia e Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso – AMFMT.

4/7 – Segunda-feira – Roraima – As interrelações entre a arte, a educação e a cultura como processo criativo na escola, com Christianne Farias dos Santos e Orlando Marinho Cerqueira Júnior.

5/7 – Terça-feira, às 16h – Santa Catarina – Dança Educação: percursos do corpo na arte, com Ida Mara Freire e Jessé Cruz.

6/7 – Quarta-feira – Pernambuco – O corpo como dispositivo educador: experiências em sala de aula, com Rafael FX e Orum Santana.

7/7 – Quinta-feira – Acre – Pensando processos de ensino e aprendizagem em Dança: transversalidade entre o ensino formal e não formal, com Valeska Ribeiro Alvim e Paulo Felipe Barbosa da Silva.

8/7 – Quinta-feira – Polo Educacional – Corpos dissidentes – A experiência de implantação da Escola Sesc de Artes Dramáticas, com Patrícia Zampirolli.

9/7 – Sábado – Goiás – A dança e suas possibilidades de formação cultural no contexto escolar, com Cristiane Santos e Ludmila Rocha.

11/7 – Segunda-feira – Rio de Janeiro – A arte na/da educação – práticas pedagógicas e poéticas na sala de aula, com Aldo Victório Filho e Mariana Guimarães.

12/7 – Terça-feira – Pará – O desenvolvimento da subjetividade por meio da imagem e o ensino das artes visuais na criação de novos mundos na Amazônia paraense: escuta, vivencias e questões ambientais, com Breno Filo e Nélia Fonseca.

13/7 – Quarta-feira – Piauí – A Construção de Imagens – O Audiovisual, como Ferramenta de Reconstruções Educativas com Cássia Moura e Áurea Pinheiro.

14/7 – Quinta-feira – Sergipe – O ensino de arte a partir de elementos da cultura popular e abordagens inter e transdisciplinares, com Arlan Clécio e Wécio Grilo.

15/7 – Sexta-feira – Ceará – Arte Indígena e as suas perspectivas em Arte Educação: protagonismo de novas juventudes, com Janaina Jenipapo e Iago Barreto.

16/7 – Sábado – Rio Grande do Norte – Arte e Vida: caminhos de sensibilização, imaginação e interação na escola por meio da arte educação, com Regina Johas e João Pedro Tavares.

18/7 – Segunda-feira – Paraná – Batucada de gerações: a cultura popular que atravessa a cidade, com Mestre Candiero e Dona Cida.

19/7 – Terça-feira – Polo Sociocultural – A importância da arte na vivência escolar quilombola – a interdisciplinaridade que amplia o conhecimento, com Janaína Siqueira.

20/7 – Quarta-feira – Alagoas – Práticas musicais afrocentradas em diferentes espaços da educação, com Manu Preta e Wilson Santos.

21/7 – Quinta-feira – Amapá – História construída do coletivo Cangapé, com Alice Araújo e Washington Silva.

22/7 – Sexta-feira – Rondônia – A música reverbera no corpo, da “bera” ao interior, com Paulo Santos e Hagner Malon.

23/7 – Sábado – Maranhão – Sonoridades, sustentabilidade e meio ambiente, com Ricardo Wayland.

25/7 – Segunda-feira – Distrito Federal – Mediação em grandes festivais. O projeto educativo do Festival do Teatro Brasileiro, com Glauber Coradesqui e Sérgio Bacelar.

26/7 – Terça-feira – Rio Grande do Sul – Teatro Educação no RS: reflexões sobre a docência em teatro, com Dedy Ricardo e Diego Ferreira.

27/7 – Quarta-feira – Tocantins – Corpo-brinca: o jogo como metodologia de ensino da dança na escola, com Liu Moreira e Fernando Faleiro.

28/7 – Quinta-feira – Minas Gerais – O ensino do teatro na escola – corpos e modos de ver e estar em diferentes contextos escolares, com Eneida Baraúna e Ana Régis.

29/7 – Sexta-feira – Bahia – Da Capoeira ao funk: corpo e ancestralidade em ambientes escolares, com Patrícia Mascarenhas e Thawan Dias.

30/7 – Sábado – São Paulo – O chão da escola não é feito de espuma: performance e corpo na arte educação, com T. Angel e Denise Rachel.

Fonte: www.sesc.com.br/noticias/cultura/arte-educacao/sesc-inicia-serie-de-debates-sobre-a-cultura-e-arte-educacao/

Sobre os participantes do Mediações SC:

Ida Mara Freire: é artista da dança, da escrita, das artes, das culturas e da educadora. Foi professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Centro de Ciências da Educação. Formada em Pedagogia, com especialização em dança. Pesquisadora do corpo no contexto da fenomenologia, da dança e da corpografia. Em seu mestrado pesquisou a interação mão-criança e no doutorado trouxe o tema da dança no corpo de quem não vê, entrelaçado aos processos de educação e formação de professores, processo deu continuidade em seu primeiro pós-doutorado na Inglaterra. Em seu segundo pós-doutorado, na África do Sul, em um profundo trabalho de imersão na cultura sul-africana retoma os temas do corpo, da dança, da diferença, do perdão e da educação do ser. Atualmente, dedicasse às práticas da dança e da escrita. Desenvolve oficinas, cursos e experiências que visam encorajar pessoas e profissionais das artes e da educação em seus processos de dançar a vida e à escrita. Fomentas atividades de dança, de escrita criativa e atividade pautadas no corpografia e na memória. É diretora do Potlach Editora e Atêlie de Arte Contemplativa.

Jesse Cruz: é artista arte-educador, licenciado em Arte, pela Universidade Uirapuru – Sorocaba/SP; mestre estre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB) e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR). Atua na função de professor substituto nos cursos de Produção Cênica e Produção Cultural na UFPR e no Departamento de Artes da FURB, em Blumenau/SC, sendo coordenadora da Graduação Licenciatura em Dança. Membro da linha de pesquisa LICORES (Linguagem, Corpo e Estética na Educação), pesquisador do grupo de pesquisa RIZOMA e membro do conselho científica da ANDA (Associação Nacional da Dança-UFPR). Artistas e educador com foco nos estudos do corpo negro na dança. Idealizador do Congresso Brasileiro de Dança Educacional. Coordenador nas Especializações do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação nos cursos de Artes Cênicas e Dança Educacional e da Graduação em Licenciatura em Dança (FURB - 2021 - atual) e membro do Núcleo de Estudo Afro Brasileiro (NEAB NACIONAL).



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