O projeto Fábrica de Gaiteiros - Renato Borghetti foi lançado, oficialmente, nesta quarta-feira(25) em solenidade realizada no o Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, em São Bento do Sul. A oferta do curso gratuito com teoria e prática do instrumento foi viabilizada graças à parceria entre o Sesc Santa Catarina, o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música e a Fundação Cultural do município.
A iniciativa visa atender crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, com renda familiar de até três salários-mínimos, para aprenderem a tocar acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.
Na abertura, o idealizador da Fábrica de Gaiteiros, o músico Renato Borghetti, se apresentou junto dos alunos do Fábrica de Gaiteiros da cidade de Blumenau, acompanhados do professor Gustavo Almeida. Representando a direção regional do Sesc, os Diretores de Comunicação, Adriana Cadore e Financeiro, Jeison José da Mata, participaram da comemoração ao lado do vice-prefeito, Tirso Hümmelgen e da equipe do projeto no município.
"Para o Sesc, é uma honra fazer parte disso e seguir contribuindo para o bem-estar social e a qualidade de vida das pessoas, para uma sociedade justa e democrática"
O representante do executivo ressaltou a relevância do projeto para o bem-estar da comunidade. “ Precisamos desenvolver cada vez mais projetos como este, gerando benefícios na educação de nossas crianças e manter viva as nossas tradições, trazendo a esperança de um futuro próspero na área cultural e conservador de nossas raízes”.
Para se matricular, os pais ou responsáveis devem procurar o SESC de São Bento do Sul, localizado na rua Jorge Zipperer, n° 101, no Centro. Em caso de dúvidas sobre as aulas também é possível entrar em contato com o telefone 3633-0658. As aulas são ministradas pela professora Bruna Roesler Rudnick, com apoio da técnica de Educação e Cultura do SESC, Patrícia Simone Wilaczynski.
A instrutora da atividade, Bruna Roesler Rudnick, fala sobre a importância de aprender a tocar Gaita Ponto.
"Essas crianças terão a oportunidade de uma nova visão de seu futuro, aprendendo um instrumento que na nossa cidade são poucas pessoas a tocar", destaca a professora.
Público de São Bento do Sul prestigiou a apresentam do Fábrica de Gaiteiros de Blumenau acompanhados do músico e idealizador do Projeto, Renato Borghetti
Diretores e técnicos do Sesc, o idealizador do Fábrica de Gaiteiros, Renato Borghetti e a equipe da Prefeitura de São Bento do Sul comemoram o lançamento oficial do projeto
Sobre o curso
Além do conhecimento do instrumento, o curso trabalha a sonoridade e explora as habilidades musicais das crianças.
As aulas serão ministradas de maneira individual, às segundas, terças e quartas-feiras, tendo duração de 50 minutos.
Como se trata de um projeto de cunho sociocultural, os candidatos precisam atender a determinados requisitos. Para participar, o interessado precisa ter renda familiar bruta de até R$4200,00.
A gerente da Unidade do Sesc em São Bento do Sul, Sibéli Liziane Drozdek Contesini, está muito feliz com a chegada desse novo projeto e ressalta o orgulho de trazê-lo para o município.
Enquanto Sesc estamos mais uma vez cumprindo nosso papel transformador na sociedade. A cultura tem esse poder!
0 Comentários