
Intercâmbio de saberes
O Sesc Santa Catarina deu início à edição 2025 do "Identidade Brasilis – Etnicidades", projeto que valoriza e preserva as memórias dos diferentes grupos sociais e étnicos formadores da sociedade brasileira, em especial os povos indígenas e afro-brasileiros.
A programação começou no Sesc Itajaí e está prevista para acontecer também no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc, em Lages e nas unidades Sesc Araranguá, Chapecó, Criciúma e Ingleses, em Florianópolis, com ações formativas, intercâmbios, incentivo artístico-cultural e o fomento de práticas de salvaguarda e de educação patrimonial voltada aos saberes das comunidades tradicionais.
O trabalho artístico-educativo do Projeto Identidade Brasilis é direcionado a crianças, jovens e adultos de comunidades e instituições que recebem suporte educacional, cultural, social e econômico. Ao engajar esses grupos, o projeto busca contribuir para o fortalecimento das bases culturais catarinenses, aprofundando o entendimento sobre as tradições que formam o patrimônio simbólico e cultural do estado..
Oficina de Samba
A primeira ação realizada no âmbito do projeto foi uma Oficina de Samba, conduzida por Pâmela Cândido, que aconteceu entre os dias 07 e 11 de abril, no Sesc Itajaí. Pâmela, uma referência no mundo do samba e do carnaval, começou sua trajetória aos 6 anos, desfilando à frente da bateria de uma escola de samba junto com seu pai, o Mestre Paulinho. Aos 14 anos, conquistou o título de rainha de bateria da Escola de Samba Imperador e, aos 17, foi consagrada passista de ouro. Ela mantém até hoje o título de única passista de ouro da região e, em 2023, foi coroada rainha do carnaval de Navegantes.
Por meio de ações como a Oficina de Samba, o Projeto Identidade Brasilis proporciona um espaço de valorização das manifestações culturais e uma oportunidade para o público vivenciar e aprender mais sobre as tradições que fazem parte da identidade cultural catarinense. O Sesc Santa Catarina reafirma seu compromisso com a preservação e promoção do patrimônio cultural, assegurando que as próximas gerações possam conhecer e se conectar com as histórias e tradições que formam o estado e o país..

Grupo participante da Oficina de Samba
Próximas atividades do projeto na agenda do Sesc Itajaí:
Oficina de Contação de História, com Dengo Produções.
Dengo é uma palavra de origem africana banto, da língua Quicongo. Ela carrega em seu significado ancestral um pedido de aconchego no outro em meio ao duro cotidiano. Foi pensando nesse acalento que as atrizes e produtoras culturais Natele Peter e Taly Lima criaram uma pesquisa voltada para o teatro destinado a pessoas negras: o Laboratório de Pesquisa e Formação em Teatro Negro, intitulado Dengo, em Blumenau.
Data: 16/05/25 (sexta)
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Música - 4º andar
Classificação: Público adulto, professores etc.
Oficina de Teatro, com o Dengo Produções.
Dengo é uma palavra de origem africana banto, da língua Quicongo. Ela carrega em seu significado ancestral um pedido de aconchego no outro em meio ao duro cotidiano. Foi pensando nesse acalento que as atrizes e produtoras culturais Natele Peter e Taly Lima criaram uma pesquisa voltada para o teatro destinado a pessoas negras: o Laboratório de Pesquisa e Formação em Teatro Negro, intitulado Dengo, em Blumenau.
Data: 17/05/25 (sábado)
Horário: 08h às 12h
Local: Teatro Sesc Itajaí - 3º andar | R. Almirante Tamandaré, 259 - Centro, Itajaí - SC
Classificação: A partir de 12 anos.
Oficina de Percussão "O Tambor te Pegou" com Chico Preto.
Chico Preto, natural de Itajaí (SC), é músico, compositor, professor, produtor musical e cultural, e atualmente Diretor do Teatro Municipal de Itajaí. Iniciou sua carreira musical em 1994, participando de bandas de samba e pagode, e depois de outros estilos como chorinho, MPB e música regional. É um dos fundadores da banda Tribuzana, com a qual gravou três álbuns. Também tem dois álbuns solo. Além disso, produziu trilhas sonoras para documentários e peças teatrais, como "Crônicas de uma batalha extinta” (2006) e "É isto e aquilo” (2024). Como instrumentista, já acompanhou artistas renomados e participou de eventos importantes, incluindo o Festival de Música de Itajaí e uma turnê com Giana Cervi por Portugal.
Data: 19, 21 e 23 de maio
Horário: Segunda: 14h às 15h | Quarta e Sexta: 14h às 16h
Local: Sala de Música - 4º andar
As inscrições devem ser feitas via WhatsApp: (47) 3249-3881.
O projeto também será realizado no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc, em Lages e nas unidades Sesc Araranguá, Chapecó, Criciúma e Ingleses, em Florianópolis. As programações serão divulgadas previamente na agenda do site Sesc-SC.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários