Contação de histórias, circo, música, teatro, dança, performance e atividades formativas integram a programação de setembro do Sesc em Florianópolis (Prainha). As apresentações são gratuitas e os ingressos distribuídos uma hora antes de cada evento no Teatro Sesc Prainha. A Unidade está localizada na Travessa Syriaco Atherino, 100, no centro da capital catarinense.
Em turnê estadual pelo projeto Baú de Histórias, o espetáculo “Bichos, Cantos e Encantos”, de Toni Edson (Maceió/AL), terá duas apresentações. No dia 07/09, às 14h, no Teatro Sesc Prainha e em 09/09, às 14h, no Centro de Florianópolis. Outro espetáculo em circulação pelo Estado, o circense "Silêncio Total - vem chegando um palhaço" será apresentado no dia 08/09, às 17h, no Largo da Catedral. Na peça, o Palhaço Xuxu, interpretado pelo ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos, realiza mágicas, números musicais e de equilíbrio, todos como pretexto para revelar a natureza humana e risível.
No dia 11/09, às 20h, o Teatro Sesc Prainha recebe o espetáculo “Mierda Bonita”, com Experiência Subterrânea. Trata-se de uma comédia ácida, contemporânea e despreocupada, uma tentativa de entender a sexualidade atual, suas caixas, suas possibilidades, suas possibilidades tornando-se caixas e voltando a tornarem-se possibilidades. A classificação etária é 16 anos.
Na agenda musical, o paranaense João Triska apresenta o show “Iguassul”, no dia 23/09, às 20h. A apresentação integra os universos da música pop, MPB, folk e regional, com repertório recheado de clássicos da música popular brasileira e sul-americana mescladas às canções de João Triska, passeando por grandes nomes, como Almir Sater, Renato Teixeira, Luiz Gonzaga, Jorge Drexler e Paulinho Moska.
Na programação formativa, o Sesc oferece um Curso de Fotografia, com Charles Steuck, nos dias 16/09 e 17/09, às 10h às 17h e palestra “Mediação Cultural”, com Mara Pereira, no dia 24/09, às 19h30. As inscrições estão abertas no espaço Relacionamento com Clientes da Unidade e os valores podem ser consultados no site do Sesc/SC.
A edição de setembro do projeto Diálogos Urgentes, que busca fomentar a reflexão através de documentários contemporâneos, acontece no dia 27/09 (quarta), às 19h, com sessão do webdocumentário “Pop Trans”. O filme conta com a participação de pessoas transexuais e travestis que vivem em Brasília, Goiânia e Porto Alegre e que relatam suas experiências com o Sistema Único de Saúde – SUS, o enfrentamento ao preconceito e seu cotidiano, a reinserção na sociedade com o nome social, entre outras situações. Após a exibição haverá um debate sobre os temas relacionados, com convidados ligados ao assunto.
A Mostra EmCenaCatarina fecha o mês, com apresentações gratuitas dos espetáculos selecionados para o projeto de circulação estadual. A peça teatral “A Luva e a Pedra” do Teatro em Trâmite, o espetáculo de dança contemporânea “Recluso”, de Elke Siedler e Diogo Vaz Franco, e a performance em dança “O pior de mim”, de Monica Siedler com o artista visual Bruno Bez. Em formato de mostra, com três dias consecutivos de apresentações seguidas por bate-papo com os artistas, a programação acontece nos dias 28, 29 e 30/09, às 20h, no Teatro Sesc em Florianópolis (Prainha).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SESC EM FLORIANÓPOLIS (PRAINHA) /SETEMBRO 2017:
Sujeita a alteração
Apresentações gratuitas
07/09 (qui), às 14h, no Teatro Sesc Prainha e 09/09 (sáb), 14h, no Centro de Florianópolis - Miramar: Baú de Histórias – Espetáculo “Bichos, Cantos e Encantos”, com Toni Edson
Sinopse: Os bichos guardam mistérios que revelam muito sobre nós mesmos... E guardam num canto tão bonito de nosso coração, que só podemos nos encantar com seus falares, sons, movimentos e... cantos. E sem contar com gente que vira bicho, bicho que parece gente!
Classificação: Livre
08/09 (sex), às 17h, no Largo do Catedral: “Silêncio Total - vem chegando um palhaço”, com Palhaço Xuxu – Luiz Carlos Vasconcelos (PB)
Sinopse: O Palhaço Xuxu vem da rua pela plateia e estabelece relações pessoais. Essas relações determinarão todo o espetáculo onde são realizadas mágicas, números musicais e de equilíbrio, todos como pretexto para revelar a natureza humana e risível do velho Xuxu.
Classificação: Livre
11/09 (seg), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo “Mierda Bonita”, com Experiência Subterrânea
Sinopse: Mierda Bonita é uma comédia ácida, contemporânea e despreocupada, uma tentativa de entender a sexualidade atual, suas caixas, suas possibilidades, suas possibilidades tornando-se caixas e voltando a tornarem-se possibilidades.
Classificação: 16 anos
16/09 e 17/09 (sáb e dom), às 10h às 17h, no Teatro Sesc Prainha: Curso de Fotografia, com Charles Steuck
Sinopse: Com abordagens teóricas e exercícios práticos os participantes se desenvolvem de forma técnica e artística na arte fotográfica, aprimorando a captura de imagens. Inscrições no espaço de Relacionamento com Clientes. Valores: R$85,00 (Comerciários) e R$170,00 (Usuários).
23/09 (sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show “Iguassul”, com João Triska (PR)
Sinopse: O show “Iguassul” integra os universos da música pop, mpb, folk e regional, com repertório recheado de clássicos da música popular brasileira e sul-americana mescladas às cancões de João Triska, passeando por grandes nomes de nossa música como Almir Sater, Renato Teixeira, Luiz Gonzaga, Jorge Drexler e Paulinho Moska.
Classificação: Livre
24/09 (dom), às 19h30, no Teatro Sesc Prainha: Palestra “Mediação Cultural”, com Mara Pereira
Sinopse: Palestra, seguida de debate, envolvendo os atores da mediação, em diversos contextos, suscitando reflexões e o compartilhamento de experiências. Possíveis redes de relações que compõem a mediação cultural em exposições, projetos e instituições, considerando aproximações e distanciamentos entre artes visuais, educação, sociedade e política.
Inscrições abertas na Central de Relacionamento com o Cliente da Unidade.
Valor: 15,00 (comerciário); 30,00 (usuários)
Será emitido certificado de participação
27/09 (qua), às 19h, no Teatro Sesc Prainha: Diálogos Urgentes Sesc: Sessão do webdoc “Pop Trans” + debate
O webdocumentário “Pop Trans” conta com a participação de pessoas transexuais e travestis que vivem em Brasília, Goiânia e Porto Alegre e que relatam suas experiências com o Sistema Único de Saúde – SUS, o enfrentamento ao preconceito e seu cotidiano, a reinserção na sociedade com o nome social, entre outras situações.
Após a exibição do web documentário Pop Trans haverá um debate sobre o filme e temas relacionados com os seguintes convidados: Lirous K´yo Fonseca Ávila Fábio Yudi Yokomizo.
28/09 (qui), às 20h, Teatro Sesc Prainha: Mostra EmCenaCatarina – Espetáculo “A Luva e a Pedra”, do Teatro em Trâmite
Sinopse: Nelson Santos é um boxeador que fala da memória de uma época passada, no interior da França, onde viveu. A peça faz uma reflexão sobre destino e liberdade, lançando mão de questões que todos já fizemos um dia: Nós escolhemos nosso futuro? Ou apenas viajamos um caminho já traçado?
O bate-papo após a apresentação girará em torno da montagem da peça “A Luva e a Pedra” e da trajetória do grupo Teatro em Trâmite, que se destaca pela relevante pesquisa teatral em Santa Catarina e pelas atividades no espaço cultural Casa Vermelha.
Classificação: 12 anos
29/09 (sex), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Mostra EmCenaCatarina – Espetáculo “Recluso” de Elke Siedler e Diogo Vaz Franco
Sinopse: Solo de dança contemporânea criado em confluência com a obra DE PROFUNDIS de Oscar Wilde. A proposta é criar uma ambiência prisional habitada por fluxos contínuos de movimentos enquanto metáfora poética sobre as transformações transitórias da dor, tecidas ao longo de uma temporalidade dilatada.
Após a apresentação do solo, haverá uma conversa comandada pela diretora Elke Siedler, acerca dos entendimentos contemporâneos de Dramaturgia em Dança em diálogo com os procedimentos artísticos que perpassaram a composição do RECLUSO.
Classificação etária: 14 anos
30/09 (sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Mostra EmCenaCatarina – “O Pior de Mim” performance em dança de Mônica Siedler com VJ Bruno Bez
Sinopse: Um corpo coletivo em ruínas está defronte aos fracassos de suas ações passadas. É uma dança de comportamentos viciados, um acionamento, algo disparado por outrem, onde a materialidade do corpo conversa com a projeção imagética em uma ambiência de precariedade e transitoriedade.
Bate-papo após a sessão “Criação de si como obra de arte”: Tendo como referência a performance “O Pior de Mim”, pensar e problematizar sobre procedimentos de criação artística no qual artistas partem de sua biografia pessoal para compor dramaturgias para a cena.
Classificação etária: 14 anos
Mais informações: (48) 3229-2200
+ www.sesc-sc.com.br
Programação cultural de setembro do Sesc em Florianópolis (Prainha)
05/09/2017 - Atualizado em 15/09/2017 - 411 visualizações
0 Comentários