A capital catarinense sediou, de 14 a 18 de junho, a “1ª Mostra Sesc de Cinema de Santa Catarina”, com exibição de nove filmes catarinenses, curtas e longas-metragens. Os audiovisuais foram selecionados para a etapa estadual da “Mostra Sesc de Cinema”, projeto do Sesc Brasil, por meio de processo seletivo regulamentado, que registrou 49 inscrições de produções realizadas no Estado.
Os trabalhos exibidos na mostra estadual concorreram a premiações e foram contemplados com certificados e menções honrosas. Três filmes ganharam como prêmio a contratação estadual por dois anos, para exibição nos projetos do Sesc, e concorrem a uma vaga na etapa nacional da Mostra. Este resultado final será anunciado no dia 13 de julho no Cine Odeon no Rio de Janeiro.
A mostra estadual segue para o interior do Estado de 02 a 06 de julho, no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages e no Cine Teatro Mussi, em Laguna. A programação é gratuita e contará com exibições e bate-papos sobre os filmes. No segundo semestre de 2017, todas as Unidades da Instituição em Santa Catarina recebem a “Mostra Sesc de Cinema – Nacional”, com exibição de filmes representantes de todas as regiões do país.
O objetivo do projeto “Mostra Sesc de Cinema” é difundir e incentivar a produção de filmes brasileiros no âmbito nacional. “A maior parte da nossa produção não encontra espaço nos grandes circuitos. Através desse projeto, o Sesc possibilita que essas obras encontrem os mais variados públicos em todas as regiões do país. A realização de uma mostra com filmes exclusivamente brasileiros circulando por todos os estados é um grande passo para a cultura nacional, e novamente o Sesc é pioneiro nessa organização. Os filmes escolhidos apresentam a pluralidade da cultura brasileira de Norte a Sul. Na mostra, a cultura, as cores e os traços do nosso povo vão cintilar nas telas brasileiras”, declara gerente de Cultura do Sesc/SC, Maria Teresa Piccoli.
Premiados
Filmes vencedores, contemplados com a contratação estadual por dois anos
“1234”, de Lidio Ramalho
“Maciço”, Pedro Mc
“Meu Tio Que Me Disse”, de Vanusa Angelita Ferlin
Destaques
“Maciço”, de Pedro MC: Destaque de Melhor Documentário
“A noite”, de Rodrigo Amboni: Destaque de Melhor Atuação
“Meu Tio que me Disse”, de Vanusa Angelita Ferlin: Destaque de Melhor Direção de Arte
“Em Frente”, de Carolina da Silva Guesser e Will Martins: Destaque de Melhor Fotografia
“Crisálida”, de Sérgio Melo dos Santos: Destaque de Melhor Montagem
“180 Graus”, de Phil Rocha, Destaque de Melhor Produção
Menções Honrosas pela ação sociocultural e pela reflexão de temas emergentes da sociedade:
- “Crisálida”, de Sérgio Melo dos Santos: Pela protagonismo e responsabilidade social do filme ao colocar no centro da criação a questão da acessibilidade com e para pessoas com surdez.
- “Maciço”, de Pedro MC: Pelo registro sensível do cotidiano da comunidade do Morro do Maciço em Florianópolis.
- “1234”, Do Diretor Lidio Ramalho: Pelo registro atual da situação dos migrantes sírios que chegam ao Brasil.
- “As bicicletas e as Cidades”, de Fellipe Giesel: Pela reflexão em relação à mobilidade urbana ao longo do crescimento da cidade de Joinville.
- “Nego Bom de Pulo – Mestre Nô e a Capoeira da Ilha”, de Kiko Knabben: Pela contribuição a memória da cultura popular catarinense pelo registro dos mestres da capoeira em Santa Catarina.
Premiados na 1ª Mostra Sesc de Cinema de Santa Catarina
22/06/2017 - Atualizado em 30/06/2017 - 686 visualizações
0 Comentários