Podcast de Literatura Catarinense
A Rede de Bibliotecas Sesc-SC lança os episódios de agosto do podcast Página Sonora. Os programas estão disponíveis no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube, evidenciando trabalhos de autores nascidos ou radicados em Santa Catarina.
Nesta edição são lidos trechos de livros: "O que rasga a pele enquanto sorrio", de Pietra Garcia, "Uma exposição", de Ieda Magri, "Quando o assunto acaba", de Cristiane Belize Bonezzi, "Eu te sonho: cartas de confinamento", de Mariana Vogt e Fábio Bruggemann, e "Deus não dirige o destino dos povos", de Marcelo Labes.
Retire os livros em nossas bibliotecas
Todos os livros da temporada estão disponíveis para empréstimo no acervo das Bibliotecas, caso não esteja na biblioteca Sesc de sua cidade a Rede de Bibliotecas faz a solicitação de empréstimo entre bibliotecas. Clique aqui para mais informações.
Página Sonora
O objetivo do Página Sonora é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.
Com os programas inéditos lançados na primeira sexta-feira de cada mês, a instituição já soma 168 episódios, em 34 edições. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.
Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.
Temporada de agosto de 2023
Episódio 164 - trecho do livro "O que rasga a pele enquanto sorrio", de Pietra Garcia, publicado em 202, pela editora Rizoma.
Leitura de Marina Gelowate Fernandez (Assistente de Biblioteca de Mafra).
Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:
"Pietra traz uma escrita delineada sobre a realidade do cotidiano, por vezes, metaforizada, mas que cumpre o ‘fazer pensar’ nas relações sociais, nas solidões atuais e na busca de clareza pelo "eu" interior. A obra é cheia de intensidade. A poesia em linhas curtas é reflexiva e autocrítica. Afinal, o que é que te rasga a pele enquanto você sorri?"
Episódio 165 - trecho do livro "Uma exposição", de Ieda Magri, publicado em 2021, pela editora Relicário.
Leitura de Silvana Neves Modolon (Assistente de Biblioteca de Criciúma).
Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:
"O livro “Uma Exposição” nos faz refletir sobre as vivências da infância, do passado e reavaliar o cotidiano, fazendo correlações do que se viveu e o que acontece com a vida agora; uma exposição da própria vida da autora e que nos faz mergulhar no seu universo, através da riqueza de detalhes e elementos do livro."
Episódio 166 - trecho do livro "Quando o assunto acaba", de Cristiane Belize Bonezzi, publicado em 2022, pela editora Areia.
Leitura de Jeanine Leila Meros (Assistente de Biblioteca de São Bento do Sul).
Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:
“Quando o assunto acaba” é um livro de contos sobre lembranças e relações familiares.
A obra é um relato de avós e netas e também encontros e desencontros.
São histórias sobre uma menina que cresce rodeada da família e vive muitas experiências interessantes até a vida adulta, com seus desafios e decisões importantes.Um livro para todas as idades com suas próprias reflexões e sutilezas de detalhes, que encantam a todos aqueles que mergulham de cabeça neste livro, até mesmo quando o assunto acaba."
Episódio 167 - trecho do livro "Eu te sonho: cartas de confinamento", de Mariana Vogt e Fábio Bruggemann, publicado em 2022, pela editora Estúdio Semprelo.
Leitura de Marcos Araújo de Oliveira (Técnico de Cultura de São João Batista e Tijucas) e Suzieli Zavaski (Assistente de Biblioteca de Tijucas).
Confira o depoimento dos colaboradores sobre o livro:
Marcos: "O livro é um convite para viver memórias, memórias roubadas ou vividas, e que são compartilhadas via carta sob o pretexto de se escrever um livro."
Suzieli: "O livro é um retrato da pandemia, onde duas pessoas encontram nas cartas uma forma de se relacionar, compartilhando seus sonhos, experiências e lembranças."
Episódio 168 - trecho do livro "Deus não dirige o destino dos povos", de Marcelo Labes, publicado em 2023, pela editora Caiaponte.
Leitura de Sabrina Marthendal (Instrutora de Atividades do Sesc de Blumenau).
Confira o depoimento dos colaboradores sobre o livro:
Bibliotecas Sesc
Abertas para leitores de todas as idades, as Bibliotecas Sesc oferecem espaços de acesso, compartilhamento e fruição da leitura. Disponibilizamos mais de 130 mil exemplares de conteúdos variados, com ênfase na literatura local, nacional e estrangeira. Para usufruir deste serviço é necessário realizar a inscrição nas áreas de Relacionamento com Clientes das Unidades Sesc-SC ou estar com cadastro atualizado.
A Instituição também disponibiliza a seus usuários um sistema interativo de bibliotecas que, além de possibilitar o empréstimo e devolução de livros, possui ferramentas como das redes sociais para que o leitor participe de fóruns, crie listas e até mesmo escreva resenhas sobre seus livros favoritos podendo indicar o título para um amigo e demais usuários do sistema. Clique aqui para acessar.
A Biblioteca é um projeto do Sesc que está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 4 (Educação de qualidade) e 16 (Paz, justiça e Instituições eficazes). A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
0 Comentários