Podcast de literatura catarinense "Página Sonora" inicia a temporada 2022


02/03/2022 - Atualizado em 01/04/2022 - 660 visualizações

A Rede de Bibliotecas Sesc-SC inicia a temporada 2022 do podcast Página Sonora com cinco novos episódios que destacam trabalhos de autores e autoras catarinenses. Nos programas são lidos poemas dos livros "Caderninho 01" de Rafael Zen (Fundação Cultural de Brusque, 2019), "Cacto agridoce" de Marcelo Petris (Camus Editora, 2019), "Exeus" de Dennis Radünz (Editora UFSC, 1996), "Vestígios para o caminho de volta" de Elyandria Silva (Camus Editora, 2019) e de um trecho do livro "Nunca fui anjo, nem princesa" de Katherine Funke (Butecanis Editora Cabocla, 2019).

O objetivo é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.

Com os programas inéditos lançados na primeira sexta-feira de cada mês, a Instituição já soma 105 episódios, em 21 edições, disponíveis no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.

Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.

Depoimentos das equipes:

Os colaboradores que indicaram e gravaram a leitura dos episódios deste mês contam um pouco mais sobre cada livro.

Episódio 101 - Ouça um poema de Rafael Zen presente na coletânea "Caderninho 01".

Indicação e leitura de Matheus de Oliveira Soares, assistente de Biblioteca do Sesc Prainha.

"O livro faz parte de uma coletânea de poemas, que são carregados de afeto, lembranças e significados, principalmente para quem conhece ou vive na região do Vale do Itajaí (SC). A nostalgia e os detalhes de ações pontuais como as enchentes, as paisagens da região, a cultura e colonização alemã, e alguns costumes estão nitidamente presentes na obra.

O poema 'O menino que vivia dentro da bolha' em específico vem ao encontro com as situações relacionadas a nossa zona de conforto e os conflitos internos de cada um de nós. 'Caderninho 01' é um livro gostoso, leve e com pitadas de humor para todos os públicos, não deixando de lado a nostalgia do interior e da infância pelos olhos de nós adultos."

Sobre o autor:

Rafael Zen nasceu em Brusque em 1987. É escritor, pesquisador, editor, educador e artista visual. Lançou cinco livros, entre eles, "A questão da andorinha" e "O livro fantasma", ambos pela editora Hiato. "Aos netos do milênio" é seu último livro. Também coordenou o projeto ”Caderninho”, que visava a concepção e distribuição gratuita de três edições de uma revista de poesia para crianças com temas pertinentes à cultura local. Atualmente vive em Vancouver, no Canadá.

Episódio 102 - Ouça um trecho do livro "Nunca fui anjo, nem princesa" de Katherine Funke.

Indicação e leitura de Marcos, técnico de Cultura do Sesc Tijucas e São João Batista.

"O conto nos convida a conhecer algumas horas na vida de Silvia, vendedora de móveis e eletrodomésticos. No fundo uma mulher prática e objetiva, segundo a autora, alguém não muito exigente. Através desse breve espaço de tempo podemos entender um pouco da complexidade dessa mulher e pensar em o que de si cada um está disposto a abrir mão. Um conto leve e divertido com a tensão necessária para deixar quem ler curioso do início ao fim".

Sobre a autora

Katherine Funke nasceu em Joinville em 1981. É escritora, editora e doutoranda em Literatura pela UFSC. Tem sete livros publicados, sendo o mais recente, o de contos "Nunca fui anjo, nem princesa", lançado pela Butecanis Editora. Em dois mil e dezessete, fundou a Editora Micronotas e recebeu a medalha de Personalidade Literária do Ano, da Academia Catarinense de Letras e Artes. Morou em Salvador durante dez anos. Em dois mil e treze, depois de uma residência artística em Florianópolis, voltou para Joinville, onde vive atualmente.


Episódio 103 - Ouça um poema do livro "Cacto agridoce" de Marcelo Petris.

Indicação e leitura de Dayara, assistente de Biblioteca do Sesc Curitibanos.

“Cacto agridoce é um encanto no mundo da poesia. Problemático, melancólico, doce e romântico. Com certeza, quem ler vai migrar entre suas emoções e sentimentos, a partir das experiências abordadas nos poemas. Para se identificar ...só lendo".

Sobre o autor

Marcelo Petris nasceu em Curitibanos em 1986. É poeta, técnico em administração, chef e sócio da Cozinha Marpetris. Lançou em dois mil e dezenove, pela Editora Camus, seu primeiro livro de poesias intitulado “Cacto Agridoce”. Seu próximo livro, “Cacto Seco”, está em processo de edição. Atualmente vive em Curitibanos.

Episódio 104 - Ouça quatro poemas do livro "Exeus" de Dennis Radünz.

Indicação e leitura de Marina, assistente de Biblioteca do Sesc Mafra.

"Exeus, leia-se 'ezeus'; o termo faz referência ao sair de si mesmo, aquilo que deixou de ser. Para mim, um dos melhores livros de poemas pois me senti transformada após a leitura. Perpassam as páginas temas como a metamorfose, a morte e a libertação. 

Apesar do livro de ter sido escrito nos anos 90, o autor consegue trazer uma síntese de tendências contemporâneas muito reflexivas. O uso de aliterações, rimas internas, anagramas e releitura de expressões, demonstram que Dennis tem domínio de linguagem e muita originalidade, com o livro em mãos você pode verificar como as poesias se tornam visivelmente elegantes".

Sobre o autor:

Dennis Radünz nasceu em Blumenau em mil novecentos e setenta e um. É mestre em literatura, poeta, editor e escritor. Publicou sete livros, entre eles “Exeus”, pela editora da UFSC, “Livro de Mercúrio", pela editora Letradágua. E mais recentemente, o “Roça Barroca: mundos torrentes” pela editora Nave. Recebeu em 2020 o Prêmio de Reconhecimento de Trajetória Cultural Aldir Blanc / Fundação Catarinense de Cultura, com nota máxima pela atuação nas áreas de leitura e literatura. Atualmente reside em Florianópolis onde dirige a Editora Nave.

Episódio 105 - Ouça quatro poemas do livro "Vestígios para o caminho de volta" de Elyandria Silva.

Indicação e leitura de Luiza, assistente de Biblioteca do Sesc Palhoça.

"Em versos concisos e fortes percorremos esse caminho por memórias de luto, corações partidos, violências e silenciamentos. É um caminho tortuoso, incerto, cheio de mágoas e arrependimentos, mas onde também se encontra conforto e doçura no que tem de universal: as dores e desafios de ser mulher.

Junto da poesia, o livro traz ilustrações delicadas e a marca da autora, que tem um estilo realista, minimalista, quase rígido, mas ainda assim sensível diante dos temas. Os poemas são organizados em seis capítulos, alguns abrindo feridas e outros ajudando a confortá-las, trazendo junto disso reflexões e até mesmo alertas sobre os tipos de relações que podemos encontrar no decorrer da vida"

Sobre a autora:

Elyandria Silva nasceu em Curitibanos. É escritora, editora e professora de Escrita Criativa e Técnica. Possui livros publicados de contos, poesia e crônicas. Foi cronista de jornais em Jaraguá do Sul. Fundadora da editora Camus e do selo "O Telhado", que edita livros clássicos e medievais. Publica diariamente em suas redes sociais conteúdos para quem deseja aprender e/ou aperfeiçoar a arte da escrita. Atualmente reside em Curitibanos.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .